Natal chegou à Casa Branca com faux pas de Melania Trump
A primeira-dama escolheu um conjunto natalício para cumprir esta tradição, mas cometeu uma falha quase imperdoável – pelo menos, deste lado do Atlântico.
Melania Trump com vestido Dior e sapatos Manolo Blahnik na Casa Branca
25 de novembro de 2025 às 16:37 Madalena Haderer
Quem nunca criou todo um look a começar pelos sapatos? Ou pela mala? Se adora acessórios de moda tanto quanto nós, sabe exactamente do que estamos a falar. E, pelos vistos, a primeira-dama dos Estados Unidos também. Se há, no mundo, um par de sapatos mais natalício do que estes Manolo Blahnik com padrão tartan vermelho e branco, nós não conhecemos. Uns stilettos fracamente festivos que merecem, sem dúvida, ser a estrela da companhia, e que foram elegantemente emparelhados com um casaco Dior em tom creme com mangas largas de três quartos, ajustado na cintura, e umas luvas em pele compridas da Max Mara num tom vermelho escuro. Foi assim que Melania Trump se apresentou para receber a árvore de Natal de Casa Branca, numa tradição anual que remonta à década de 1960.
Melania recebe árvore de Natal na Casa Branca com visual Dior e Manolo Blahnik
Foto: Associated Press
PUB
Todos os anos a árvore chega à Casa Branca numa carroça puxada por dois cavalos Clydesdale e vem acompanhada pelos silvicultores que a cultivaram, que são, também eles, recebidos pela primeira-dama. A árvore escolhida para este ano é um abeto-branco com 5,6 metros de altura, oriunda de uma quinta no estado do Michigan. Durante a cerimónia, Melania circulou ao redor da carroça, posou para fotografias, cumprimentou os condutores, e comentou que a árvore era “muito bonita”.
Melania recebe a árvore de Natal da Casa Branca com Dior e Manolo Blahnik
Foto: Associated Press
Desde os anos 1960 que a primeira-dama quem recebe a árvore oficial, normalmente na segunda quinzena de novembro, e supervisiona toda a decoração natalícia da Casa Branca. É uma cerimónia pública, com foto-op, que marca o início da época de Natal presidencial. Esta entrega é organizada pela National Christmas Tree Association, que desde 1966 oferece uma árvore selecionada na quinta que vence o concurso Grand Champion Grower – ou seja, a Casa Branca recebe a melhor árvore da melhor quinta.
Melania recebe árvore de Natal na Casa Branca com visual elegante e festivo
Foto: Associated Press
Desde 1961, com Jacqueline Kennedy, que passou a existir um tema oficial anual para a decoração. É esse tema que rege as cores, os ornamentos, as árvores secundárias espalhadas por outras divisões, as coroas e grinaldas, bem como as exibições infantis e festivas. Cada administração imprime o seu próprio estilo estético.
Este ano, houve um único aspecto negativo a apontar ao look de Melania Trump para esta ocasião: o facto de a primeira-dama ter escolhido não usar collants. Opção que faria qualquer pessoa sofisticada, de classe alta e seguidora de protocolos estremecer de horror – certamente deste lado do Atlântico (sim, estamos a pensar na família real britânica, como é óbvio). Já para não falar nas pessoas friorentas – afinal, neste momento, estão 8º C em Washington.
Entre o azul profundo de costas abertas da companheira de Cristiano Ronaldo e o esmeralda escultural da primeira dama norte-americana, a noite revelou-se uma verdadeira coreografia de poder, estilo e presença.
O presidente dos Estados Unidos e a primeira-dama iniciaram esta terça-feira uma visita de Estado de dois dias ao Reino Unido. Para encerrar o primeiro dia, o rei Carlos III e a rainha Camila preparam um banquete no Castelo de Windsor. O evento contou com a participação de outros membros da realiza britânica e vários convidados.
Mais do que uma mera decisão estilística, o vestuário da nova primeira-dama revela mensagens subtis de poder, pertença e propósito, continuando a tradição de as primeiras-damas de usarem a Moda como uma arma silenciosa, mas potente.