Beleza / Wellness

Vermelho, azul, verde ou amarelo? Escolha uma cor, dizemos-lhe qual é o seu tipo de personalidade

O método baseia-se num modelo que usa cores para classificar diferentes personalidades, criado a partir de vários parâmetros de avaliação psicológica. Descubra a sua.

Foto: IMDB
07 de fevereiro de 2023 Rita Silva Avelar
O método foi desenvolvido pelo psicólogo americano William Moulton Marston (1893-1947), mas está agora a ser avaliado por outros psicólogos e coaches nas suas pesquisas. Élodie Bancelin, uma coach francesa e autora do livro Por que não nos entendemos? com Alix Lefief-Delcourt, explora este instrumento de avaliação psicológica - o DISC - que usa cores para classificar diferentes personalidades. Mas como funciona, pergunta-se a leitora?

Tal como a teoria das Cinco Linguagens do Amor, de Gary Chapman (The Five Languages of Love, 2016) que identifica cinco formas predominantes de expressar amor (como os que valorizam mais os gestos do que as palavras, ou os que valorizam mais os atos de ajuda do dia-a-dia do que o amor incondicional), também esta nos permite melhorar as nossas relações pessoais.

Se escolher vermelho tem tendência para a autoridade e para a autocofiança, se escolhe amarelo tem uma personalidade frívola e indecisa, se optou por um verde é resistente à mudança e, por fim, o azul relaciona-se com o controlo.

A personalidade que escolheu o vermelho "transborda energia, é de alguém extrovertido que não hesita em expressar o seu ego. Muitas vezes pensa que está certo e não hesita em mostrar autoritarismo", diz a autora, em entrevista à Madame Figaro. Quem escolher o amarelo, para a coach, é uma pessoa influente, "mestre na arte da comunicação. Quando ela fala, todos os olhos estão postos nela. Por natureza, é bastante fácil de conviver, mas é muito sensível, particularmente dependente do olhar dos outros". Uma descrição oposta à dos que preferem o azul. "São conscienciosos, tendem a ver os problemas em vez das soluções. Excessivamente cautelosos, precisam de analisar para melhor controlar, o que muitas vezes os impede de tomar decisões". Os "verdes" são os mais consensuais para Élodie. "São os mais empáticos de todos. Por precisarem de ser útil aos outros, eles falam pouco sobre si mesmos, mas acham sagrado ouvir e aconselhar."
Saiba mais
Comportamento, Discussão, Método, Cor, Personalidade
Leia também
As Mais Lidas