Quanto tempo temos de correr para o corpo começar a mudar?
O mês de setembro costuma ser sinónimo de novos começos. Adotar a prática desportiva é algo que muitas pessoas fazem, e o desejo de querer ver os resultados o mais rápido possível é grande. Comecemos por correr?

Nem todos temos o mesmo metabolismo, e isto é o que torna difícil arranjar uma resposta única para quem corre. No entanto, se corre duas a três vezes por semana, as sessões de jogging começam a dar frutos passado um mês. "A partir deste momento, o corpo começa a ter alguns hábitos, e depois sentimo-nos mais confortáveis", disse Pauline Six, médica de desporto especializada em corrida e triatlo, à Madame Figaro.
Em termos de aparência, o corpo vai ficar mais tonificado. "Correr é um trabalho de resistência que derrete a massa gorda do corpo: ganhamos músculo nas pernas e costas e os nossos ombros ficam mais tonificados", diz a médica. Se treinar num terreno a subir, vai fortalecer os calcanhares, e se o fizer num terreno a descer, vai fortalecer os quadríceps.
Podemos ver estes resultados se o treino for acompanhado de uma boa dieta. Também é essencial que haja regularidade. O mais importante não é correr uma vez por semana durante uma hora, mas sim treinar todos os dias por menos tempo – 10 minutos são suficientes. Esta regularidade pode-se fazer ver no humor, também. Estar ao ar livre faz sempre bem, e a atividade física ajuda na libertação de endorfinas, que vão dissipar o stress e gerar bem-estar global.
Ao jogar com o nosso sistema hormonal, correr também vai ajudar numa rotina de sono melhor: "Durante o exercício, o cérebro envia novos sinais que se vão manifestar no corpo", explica Pauline Six. Em particular, produz serotonina, a hormona do sono. Desta maneira as noites são mais bem dormidas e os ciclos de sono são mais profundos. Ao contrário do cansaço mental, cansaço físico faz com que durmamos melhor porque afasta os pensamentos.

Isto não é surpresa: fazer exercício físico melhora a saúde em geral. O exemplo de jogging ajuda a prevenir doenças ou lesões: "Esta atividade alivia as artérias que vão ficando mais rígidas com a idade. Também previne diabetes ao regularizar os níveis altos de açúcar no sangue", afirma a médica.
Mas é preciso ter paciência – é provável que após um mês de treinar regularmente queira desistir, após ver os primeiros resultados. Segundo Six, é preciso manter o foco no processo: "se nunca praticou desporto pode andar um minuto e depois correr um minuto, cinco vezes seguidas. Depois passa a dois minutos, até chegar à meia hora sem paragens".
De forma a ganhar músculo de forma efetiva pode conjugar o jogging com construção muscular: alternar a corrida com abdominais ou agachamentos.

Exercício Físico, Educação, Correr, Dormir
Dormir antes da meia-noite: um hábito a adotar ou um mito?
Desde pequenos que ouvimos que nos devemos deitar antes da meia-noite, porque essas horas são as mais regenerativas para o corpo. Mas será isto verdade?
Quanto tempo diário é preciso estar-se em prancha para fazer efeito?
Spoiler: menos do que possa imaginar. Conheça a média diária que deve alcançar nesta posição de exercício físico para ter resultados.
Beber água com clorofila. Tendência ou salvação da pele?
Águas com infusões, chá de matcha ou kombucha são algumas das tendências que se tornaram virais nas redes sociais, devido aos benefícios que trazem para a saúde. Agora é a vez de água com clorofila - será que este antioxidante ajuda na prevenção de anti-inflamações?
Adeus, cardio. A nova rotina de fitness de Victoria Beckham, explicada pelo personal trainer
A designer e antiga Spice Girl deixou a sua exigente rotina cardiovascular a favor de um novo e inesperado treino.