Beleza / Wellness

Mergulhar a cara em água em gelo cura a ressaca?

Nem todas as tendências do Tiktok podem ser levadas a sério. Por isso mesmo, fomos perguntar a uma dermatologista se esta resulta e tem fonte de explicação científica.

Foto: Jan Antonin Kolar / Unsplash
11 de novembro de 2022 Rita Silva Avelar
"Guardem isto para os vossos planos futuros de saídas à noite!", escreve a influencer Ashley (@ashyi) nas suas contas de Instagram e Tiktok. No vídeo, a criadora de conteúdos digitais mostra-se a mergulhar a cara em gelo durante vários segundos, o máximo que aguentar, dizendo que isso não só lhe atenua os efeitos da ressaca como ajuda na ansiedade e nos ataques de pânico. "Faço isto todos os dias. Bebo menos café, a minha pele fica espantosa, e posso finalmente usar todo aquele gelo que tenho no meu congelador", escreve.

Ana Moreira, dermatologista da clinica Allure Clinic no Porto, comenta o fenómeno. "A água fria não vai ajudar a recuperação da pele após ressaca pois não vai hidratar o organismo, não melhora os níveis de açúcar no sangue, pode apenas ajudar a aliviar a sensação de mal-estar", esclarece. 

"O consumo exagerado de álcool, sobretudo se for crónico, causa envelhecimento precoce, agravamento do eczema e psoríase e dilatação dos capilares da face originando uma rosácea", alerta. Ao invés, e para melhorar o aspeto da pele cansada do excesso de álcool no dia da ressaca, "é importante evitar a exposição solar direta, utilizar um protetor solar diariamente, e aplicar cremes com moléculas antioxidantes como seja: vitamina C, retinol ou ácido glicólico."

Saiba mais
Beleza, Discussao, Cara, Ressaca, Água com gelo
Leia também
As Mais Lidas