Beber vinho na gravidez: sim ou não? A opinião de uma médica
A opinião de Irina Ramilo, ginecologista e obstetra no Hospital Lusíadas Lisboa, sobre um dos temas mais delicados da gravidez: álcool.

As opiniões são díspares. "Mas as associações de Ginecologia e Obstetrícia em Portugal são peremptórias em defender a abstinência do álcool durante a gravidez. O álcool atravessa livremente a barreira placentária e isto significa que atinge os mesmos valores, a mesma concentração, no sangue da mãe e do feto. Há, porém, uma agravante! É que o fígado imaturo do feto ainda não consegue processar o álcool circulante", assegura. "Além disso, não há um estudo que determine um valor de álcool considerado seguro. E é exatamente a falta de conhecimento sobre esse valor que gera condutas discrepantes."
Entre os maiores mitos dentro deste tema, explica a médica, está "estipular-se qual seria a medida ou bebida considerada segura para o consumo na gravidez… Muito provavelmente não há uma resposta única que se encaixe para todas as grávidas e todos os fetos. Assim como duas pessoas distintas podem beber quantidades semelhantes de álcool e apenas uma desenvolver cirrose, fetos diferentes podem ter limites de segurança diferentes em relação ao contacto com o álcool."


Beleza, Educação, Gravidez, Alcool, Beber, Irina Ramilo, Ginecologia, Beber vinho
Dormir na cama com os pais: sim ou não? Dois pediatras dividem-se nas opiniões
Manuel Ferreira de Magalhães, pediatra no Hospital Lusíadas Porto, e Beatriz Beltrame, pediatra no Hospital Lusíadas Braga, conversaram com a Máxima sobre um dos temas que continua a dividir opiniões entre pais e especialistas: o bed-sharing.
Quantos copos de vinho equivalem a uma fatia de bolo? Esta e outras comparações à beira do Natal
Em termos calóricos, três copos de vinho tinto equivalem aproximadamente a uma fatia de bolo. Surpreendida/o? Então contamos-lhe mais, neste artigo.
"Veja lá se quer matar o seu bebé". A dura realidade da violência obstétrica em Portugal
À luz das novas indicações da Ordem dos Médicos, que conclui que o termo "violência obstétrica" não se aplica em Portugal, recordamos este texto que fala precisamente sobre a existência desta realidade no país.
A nutricionista que quer provar que é possível reduzir a infertilidade com a alimentação
No seu “Manual para a Fertilidade, Gravidez e Amamentação”, a nutricionista inclui sugestões, desconstrói mitos e até escreve receitas que mostram como a alimentação é fundamental na saúde feminina, da fertilidade à gravidez.