Todos os dias, fios de cabelo nascem de forma natural – é este o ciclo de uma vida capilar saudável. Quando crescem, alguns deles tornam-se rebeldes e quase indomáveis, criando os tais difíceis nós. Os cabelos lisos e suaves são os mais suscetíveis à queda de fios, ao contrário de cabelos encaracolados e danificados. Nestes tipos de cabelo os fios acabam por se enrolar uns nos outros, criando assim os nós. Estar com o cabelo em contacto com almofadas e toalhas é uma das razões [para a criação de nós], explica a Healthline. Os tipos de cabelo mais propensos a nós são os descolorados; danificados pelo sol ou excesso de utilização de prancha, secador ou outro aparelho para hairstyle; com tendência para se partir e naturalmente encaracolado e seco.
Mas, como é que nos podemos desfazer deles? Segundo a Glamour espanhola, o primeiro passo é desembaraçar com os dedos – indicador e polegar. Assim, é aconselhado separar cada fio de cabelo sem adicionar muita pressão, um a um. De seguida, devemos penteá-lo antes de lavagens, nunca depois. O cabelo molhado é mais elástico do que quando está seco, o que faz com que possa haver mais queda e cabelo partido – o truque é deixá-lo secar ao natural. É crucial usar produtos que ajudem a hidratar e suavizar o cabelo, pois assim vai ser mais fácil penteá-lo: a causa de nós no cabelo pode estar ligada à escolha de champôs e amaciadores que o danificam, acabando por deixá-lo seco e sem brilho. Além de uma mudança nos produtos, adicionar um esfoliante para o couro cabeludo é algo fundamental.
E prevenir? A Healthline tem vários conselhos: a utilização de uma fronha de almofada de cetim, que vai ajudar na suavidade do cabelo durante as horas de sono; fazer tranças antes de deitar a cabeça na almofada (podem ser feitas com o cabelo húmido); não friccionar o cabelo com a toalha a seguir à lavagem (causa de quebra), e cortar o cabelo regularmente "de oito em 10 semanas", pois ajuda a prevenir pontas espigadas. Por fim, saiba que a zona mais propensa a nós é junto da nuca, zona onde transpiramos mais.