Esta é a forma de acabar de vez com as insónias
Sabe as insónias, esse inimigo das noites de descanso? Cláudia Fonseca ensina-nos a incorporar pequenos rituais que vão fazer toda a diferença na nossa vida.
Cada cultura tem as suas crenças, e embora algumas não passem de mitos, há sempre um fundamento para que se continue a acreditar nelas. Já alguma vez ouviu dizer que não devemos dormir com a cama numa posição que permita que os nossos pés fiquem virados para a porta do quarto? Não está sozinha, há quem acredite que esta posição atrai a má sorte. Mas o feng shui, uma arte que vem da China Antiga e que recorre às energias para harmonizar os indivíduos com o ambiente ao seu redor, tem uma explicação mais precisa quanto a esta crença (ou mito urbano). Segundo o feng shui, a cama é a
Uma vez que provavelmente passamos mais tempo na cama do que em qualquer outro lugar da casa, é fundamental que a sua cama esteja numa posição favorável a que o nosso sono seja reparador e o nosso descanso tranquilo.
Quase todas as variantes do feng shui concordam que uma cama que esteja virada para a porta se assemelha à posição "do caixão". Noutros contextos e épocas da História, acreditava-se que esta posição era mais favorável à invasão do inimigo, ou seja, qualquer pessoa seria um alvo fácil estando a dormir com a cama na direção exata da porta, e por isso esta deveria estar num lugar menos óbvio e mais recatado da visão imediata de quem entra no quarto.
De acordo com algumas religiões, sobretudo a católica, há mais razões para acreditar que esta posição é um mau presságio. Antigamente, quando os corpos dos falecidos eram velados em casa (no quarto), os pés eram a primeira parte a sair da divisão assim que os corpos eram retirados. Ou seja, existem crenças que vão mais longe e acreditem que dormir com os pés virados para a porta atrai, de alguma forma, a morte.
Voltando ao feng shui, os especialistas nesta prática de bem estar acreditam, também, que ter a cama nesta posição é desfavorável à circulação de energias. Por estar nesta posição, a cama recebe de forma imediata a energia vital da pessoa que entra, e essa energia pode não ser sempre 100% positiva. Por essa razão, devemos eleger um sítio para a cama que não esteja tão exposto à porta. Junto a uma janela, por exemplo, ou em paralelo com a porta.