Beleza / Tendências

Sabe que efeitos o uso da máscara provoca nos dentes?

Uma pandemia mundial levou-nos a ter que usar máscara de protecção individual, que se tornou no novo “acessório” indispensável.

Foto: Photo by Polina Tankilevitch / Pexels
27 de novembro de 2020 | Inês Esteves

Segundo a edição inglesa da Glamour, para além de um tipo de acne que pode aparecer na zona das bochechas, queixo e boca a utilização da máscara por tempo prolongado pode ter outras desvantagens. Há dentistas preocupados com a aparição daquilo a que chamaram de sintomas de "mask mouth", um termo que surgiu devido aos problemas dentários que se desenvolveram pelo uso da máscara em alguns indivíduos.

O dentista e mentor da The Simply Teeth Clinic, Sunny Sihra, afirma à publicação online que "ter de tapar a boca por tempo indeterminado pode causar vários problemas orais, no entanto, a maioria pode ser evitada com uma higienização oral cuidada e diária".

Este dentista revelou que alguns dos problemas que possam surgir são a decomposição dos dentes, o recuar da linha da gengiva e o hálito desagradável. O uso da máscara aumenta as hipóteses de desenvolver estes problemas porque a máscara acaba por requerer uma maior regularidade dos hábitos de higiene oral essenciais, como usar o fio dentífrico e beber muita água. O hálito desagradável surge facilmente por não beber tanta água, visto que esta acaba por "retirar" partículas de comida que ficam alojadas entre os dentes e mantém a boca limpa.

No entanto, o principal problema, segundo o Sunny Sihra é que com o uso das máscaras, as pessoas têm uma maior tendência em respirar pela boca, em vez do nariz, o que faz com que a boca fique seca e esta é mais propensa às cáries dentárias e outros problemas. Acrescentou ainda que "a saliva, que é necessária para manter a boca saudável, é perdida, e a saliva é imperativa porque contém muitas propriedades antifúngicas."

Tal como referido anteriormente por este dentista, estas doenças orais são fáceis de evitar, tendo o devido cuidado de usar o fio dentário após cada refeição, ter cuidado com a higiene oral, manter a máscara limpa, fazer pausas para retirar a máscara para apanhar ar, e beber bastante água.

Saiba mais Glamour, Sunny Sihra, saúde, saúde oral, higiene, máscara, covid-19, pandemia, dentista, dentes
Relacionadas

Esta é a razão porque não consegue emagrecer

As abordagens holísticas são cada vez mais procuradas na busca por uma vida mais saudável. Falámos com Juliana Martins, uma jornalista portuguesa residente em São Paulo especializada em nutrição integrativa que nos explicou as suas bases.

Mais Lidas
Celebridades 16 casais de mulheres influentes

Atrizes, modelos, artistas e cantoras, estas personalidades superaram o preconceito e utilizaram de sua visibilidade para lutar contra a homofobia e celebrar com muito orgulho a sua sexualidade.