Mais de 100 pesssoas contam as suas histórias com a Barbie
A Mattel acaba de lançar um novo livro com 100 testemunhos inspiradores de personalidades, incluindo três portugueses, celebrando a influência de 65 anos desta boneca.

Um simples brinquedo ou um ícone de empoderamento, a Barbie é uma figura presente de alguma maneira na vida de todos nós. A análise da sua longa história pode ser quase um estudo da evolução social. O mote, por vezes perdido na retórica, continua o mesmo: as mulheres podem ser aquilo que quiserem, fazer o que bem entenderem e, o mais chocante (inserir aqui ironia), não fazerem aquilo que não têm vontade.


Polémicas à parte, esta boneca de 65 anos reinventou-se de modo a tornar-se mais inclusiva, representando mais tipos de corpos, etnias e até limitações. Celebrar a diversidade é precisamente o ponto de partida deste livro, no qual personalidades de todas as áreas mostram como esta boneca influenciou a sua vida pessoal e profissional. As Barbies, dentro e fora do livro, são símbolos de independência e emancipação. Tomam o centro da sua própria vida e a ideia que apenas a Barbie magra de cabelo loiro pode ser uma Barbie desapareceu. A Barbie pode ser de todas as formas, cores e feitios e cada uma terá os seus interesses e talentos.

My Barbie Story reune testemunhos de 108 personalidades, na primeira pessoa, sobre como a boneca impactou as suas vidas. Cientistas, artistas, atletas olímpicas e paralímpicas, astronautas, atrizes, cantoras, entre tantos outros ofícios das referências que as meninas de hoje terão. Estas histórias são contadas por várias gerações e exemplo disso são os portugueses escolhidos para ocupar estas páginas.


Teresa Bonvalot tem 25 anos e é surfista profissional. Teresa conta que a sua coragem para se aventurar numa carreira tão complicada e incerta veio da sua capacidade de sonhar que a Barbie ajudou a desenvolver.


Joana Vasconcelos, artista plástica não brincou com Barbies enquanto crescia. No entanto, quando a sua filha começou a brincar com bonecas ofereceu-lhe uma começando uma coleção de dezenas, todas com profissões diferentes. A artista valoriza o tempo de valor que brincar com Barbies com a filha lhe deu e sublinha a importância de cada boneca ser independente e com objetivos próprios - valores que quis passar à sua filha.

Luís Borges conta a sua experiência secreta de uma infância com Barbies. A irmã do modelo deixava-o brincar com as suas bonecas por acreditar que ele também deveria desfrutar e gostar do que ele quisesse. Foi ao explorar a expressão estética das suas Barbies que conseguiu explorar a sua, às escondidas, conhecendo-se a si próprio fora do seu corpo. Quando chegou a altura de apresentar estas bonecas aos seus filhos, Luís lembra-se da sua filha Lu pedir uma boneca do seu tom de pele. Se Lu queria alguém do seu tom de pele, então também deveria haver bonecas parecidas a todas as meninas e meninos que queiram brincar com bonecas. A Mattel entrou em contacto com ele, certo dia, para ser embaixador da Barbie com Síndrome de Down em Portugal, já que o seu filho, irmão de Lu, têm essa mesma Síndrome. Dizer sim foi fácil e agora a Lu tem uma boneca que se parece com o irmão.


A Mattel desafia a que todos partilhem as suas experiências online com a marca #mybarbiestory. Por isso, e agora na primeira pessoa, a primeira vez que fiquei acordada a noite toda foi a brincar às Barbies, com as minhas (ainda) amigas. Todas tinhamos interesses diferentes dentro de cada história que inventávamos. A mim irritava-me que as minhas amigas Mariana e Inês só quisessem saber da casa e não trocavam as roupas a cada cinco minutos - para mim, essa era a parte mais importante. Essas mesmas amigas, depois de uns solavancos na procura da sua vocação estão agora a estudar Design e Arquitetura. Tal como cada Barbie, cada uma de nós tem uma história e vocações diferentes- vocações já visíveis quando brincávamos com Barbies no sótão até de madrugada.
Há uma boneca para toda a gente e uma história para toda a gente. As role models que o livro expõe, nas quais Teresa se insere, irão para sempre continuar a inspirar e tocar crianças (e os seus pais).
Esta edição especial está já disponível para compra na Amazon e todas as receitas serão doadas à ONU Mulheres UK, uma iniciativa integrada no projeto Barbie Dream Gap que tem como objetivo fazer com que as meninas superem todas as barreiras que a desigualdade de género impõe, alcançando o seu potencial máximo. O My Barbie Story custa €39,99.
