
New York 360º
Para uns, será a beleza suspensa da High Line. Para outros, a diversidade da oferta cultural, com paragens obrigatórias como o Whitney Museum. Para outros ainda, o charme de moradas clássicas, como o bistro Balthazar. Traçar um roteiro afetivo de Nova Iorque será tão subjetivo como o olhar de cada visitante, mas é seguro que todos encontrarão encantos nesta cidade-centro do mundo, palco de inesgotáveis surpresas e talentos. New York by New York, o novo livro de Martine Assouline, é uma tentativa feliz de eternizar o lugar onde até o momento mais efémero vibra intensamente. "É um pequeno tributo à Nova Iorque que amo", admite a autora. De Manhattan a Brooklyn, passando pelo Bronx ou Staten Island, o livro não se limita a percorrer os bairros, mas também atravessa a História: da imigração do início do século XX à revolução dos anos 60, passando pelos excessos das décadas de 70 e 80. Através das fotografias de mestres como Peter Lindbergh e das palavras de génios como Tom Wolfe traça-se assim o perfil da cidade e das suas ilustres personagens, num pequeno tesouro em formato de livro, para regressar sempre que as saudades apertam…

New York by New York (Assouline), de Jay Mclnerney e Wendell Jamieson, foi lançado em novembro e conta com mais de 300 ilustrações. O New York Times não teve dúvidas em classificá-lo como "o presente perfeito".
Olhar apurado
Como é que se trabalha o talento? Como é que se desenha o sucesso? Como é que se apura o olhar? Questões com respostas nas palavras de alguns dos mais brilhantes criativos contemporâneos, tantas vezes escondidos atrás de marcas e de projetos. The Eye, o novo livro de Nathan Williams (Artisan Books), o fundador e diretor criativo da revista Kinfolk, apresenta mais de 90 diretores criativos de diferentes áreas. Williams conversou com talentos como Claire Waight Keller (diretora artística da Givenchy), Marie-Amélie Sauvé (uma das mais respeitadas consultoras e estrategas no mundo da moda) ou Grace Coddington (antiga modelo e diretora criativa na Vogue norte-americana). Perguntou-lhes que livros leram, que mentores tiveram, que lições aprenderam e de que forma usaram toda essa bagagem para dar forma às ideias e aos conceitos que materializam hoje as suas visões. Visões que inspiram as nossas vidas.

José Saramago: Rota de Vida ? Uma Biografia, de Joaquim Vieira (Livros Horizonte)
Originário de uma família de trabalhadores rurais, José Saramago teve um percurso pouco convencional: estudou para ser serralheiro mecânico, trabalhou como funcionário de escritório, foi responsável por uma editora e diretor-adjunto do Diário de Notícias. Um trajeto improvável, marcado pela polémica, que culminou com a atribuição do Nobel da Literatura. Esta biografia assinada por Joaquim Vieira recupera os dados mais conhecidos da vida do escritor, mas também levanta o véu sobre a sua dimensão mais privada e sombria.
Anoitecer no Paraíso, de Lucia Berlin (Alfaguara)

Mulher de desassossegos, Lucia Berlin só foi verdadeiramente reconhecida após a sua morte, com o lançamento do livro Manual para Mulheres de Limpeza, amplamente aplaudido pela crítica, que não hesitou em compará-la a autores como Antón Tchékhov ou Charles Bukowski. Cinco anos depois, o seu filho preparou esta nova obra em que se reúnem histórias contadas com uma honestidade desarmante e marcadas pela capacidade de ver beleza nos lugares mais sombrios.
O Fim do Fim da Terra, de Jonathan Franzen (D. Quixote)
Aquele que a revista Time considerou como O Grande Romancista Americano está de volta com um livro de ensaios e discursos escritos ao longo dos últimos cinco anos. Seguindo a linha de realismo cru dos romances Purity, Liberdade ou Correções, o autor debruça-se sobre uma diversidade de temas – dos mais biográficos aos mais atuais, como a reflexão política e as alterações climáticas –, confirmando o seu olhar lúcido, acutilante e sempre pertinente.

Contos Eróticos do Velho Testamento, de Deana Barroqueiro (Planeta)
Lê-se na contracapa: Leitura obrigatória para quem sempre quis perceber a raiz da discriminação sexual. Quinze anos após a sua publicação original, este livro regressa numa versão revista, numa altura particularmente pertinente. Nele, a autora recupera as vidas das mulheres da Antiguidade, reféns dos caprichos masculinos e consideradas como pura mercadoria, com menos valor do que os animais. Uma viagem histórica dramática mas importante para perceber e desmontar a realidade feminina ontem e hoje.

5 coisas para fazer este fim de semana
Já traçou o roteiro deste fim de semana? De concertos a exposições, novos spots gastronómicos a sessões de cinema, estas são as coordenadas para os próximos dias.
A história de D. Maria I, a rainha atormentada por um segredo que a levou à loucura
Mais do que a primeira mulher a subir ao trono português e uma rainha louca, D. Maria I teve uma ação política, cultural e humanitária, tendo criado a Casa Pia e a Lotaria, cujos proventos revertiam para o bem público. Pedimos a Isabel Stilwell, autora da nova biografia sobre a monarca, que nos revelasse mais sobre esta figura histórica.
As séries mais esperadas de 2019
Estreias, novas temporadas e episódios novos… Saiba quais são as novidades que o novo ano lhe vai trazer e as melhores séries para ver, da Netflix à HBO.
Os 10 Podcasts que tem mesmo de ouvir
Para ouvir no metro, a caminho do trabalho, no carro ou mesmo em casa. Qualquer sitio é ideal para ouvir um podcast sobre os mais variados temas. Desde empreendedorismo, comédia, amor contemporâneo, a política, conheça os 10 podcasts, nacionais e internacionais, que não pode deixar de ouvir.
Música em fevereiro: concertos e discos do momento
Ciclos de música dedicados às mulheres, novos álbuns e não perder de vista, artistas emergentes para ficar de olho. Estas são as coordenadas musicais do mês.
10 livros para ler depois de um desgosto de amor
Escritos por quem ultrapassou a dor da perda, ou por quem a estudou, estes livros são a escolha certa para ultrapassar um desgosto, com mais ou menos humor e graciosidade.