Música em fevereiro: concertos e discos do momento
Ciclos de música dedicados às mulheres, novos álbuns e não perder de vista, artistas emergentes para ficar de olho. Estas são as coordenadas musicais do mês.
Antecipamos março com o concerto da portuguesa Surma (o alter-ego musical de Débora Umbelino), que terá lugar no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, no dia 1. Com Antwerpen, um disco de estreia lançado no final de 2017, Surma convida à redescoberta de novas composições (que apontam para um segundo álbum para breve) num concerto onde junta todos os elementos musicais que domina: desde voz a teclas, samplers, cordas e loop stations. O primeiro single de Antwerpen, Hemma, valeu-lhe a nomeação para os Prémios Autores SPA referentes à melhor canção do ano e consagrou-a como um dos novos nomes do jazz, do post-rock e da eletrónica – tudo numa só sonoridade. Bilhetes a partir de €10.
Discos
No mesmo dia poderemos ouvir o novo projeto dos holandeses Within Temptation que revelam Resist, o seu sétimo álbum.
A 19 é a vez do artista de Baltimore Noah Lennox (membro dos Animal Collective), ou Panda Bear, publicar Buoys, um álbum que conta com a participação de artistas portugueses como Dino D’Santiago (Noah reside em Portugal há mais de dez anos e foi em Lisboa que produziu Buoys, revelando, para já, o single Dolphin).
Por fim, adiantamos a chegada do novo álbum da jovem norueguesa Sigrid, praticamente um ano depois de receber a distinção BBC Music Sound of 2018. Sucker Punch é o álbum de estreia da artista pop de apenas 22 anos que em maio passado gravou o EP Raw pela Island Records e que já chegou ao Top 10 das músicas mais ouvidas no Reino Unido, com Strangers. É revelado a 1 de março.
Carlos do Carmo: "Se falar com qualquer pessoa que esteve a morrer, ela vai dizer-lhe que mudou."
Recordamos a entrevista que o fadista deu à edição de novembro de 2014 da Máxima, pouco tempo depois vencer o Grammy pela sua obra, no dia da sua morte. A conversa com Carlos do Carmo durou algumas horas, mas correu uma vida inteira.
Os concertos e os filmes a não perder em 2019
Reunimos as melhores estreias de cinema do ano e os melhores concertos que as salas de espectáculo portuguesas vão receber.
“Nada há nada como ter uma audiência a querer que o concerto seja memorável” conta Skin, dos Skunk Anansie
Vinte e cinco anos após a sua génese, a banda britânica Skunk Anansie celebra com um disco ao vivo. Em conversa com a Máxima, Skin e Ace relembram os áureos anos noventa.
Os melhores livros de janeiro
Comece 2019 com a seleção literária da Máxima.