Leonor Beleza condecorada em dia de entrega do maior prémio de visão do mundo
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou a presidente da Fundação Champalimaud durante a cerimónia de entrega do Prémio António Champalimaud de Visão 2017.

O Prémio António Champalimaud de Visão 2017 foi entregue às organizações que se destacaram no combate à cegueira e às doenças oculares nos países mais pobres. Durante a cerimónia, Marcelo Rebelo de Sousa destacou o trabalho de Leonor Beleza enquanto presidente da Fundação Champalimaud, condecorando-a com a Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. É a Fundação que entrega este prémio, considerado o maior prémio do mundo na área da visão.
Uma das organizações vencedoras do prémio foi a britânica Sightsavers, que atuou em Moçambique. Realizaram 2500 cirurgias às cataratas, num país onde 7% da população acima dos 50 anos é cega, ou seja, 33 mil pessoas. O diretor da organização, Izidine Hassane, reconhece que houve melhorias, mas defende que ainda é preciso fazer mais.
A segunda organização premiada foi a CBM, representada por Babar Qureshi na cerimónia. A instituição cristã concentra-se na prevenção da cegueira e na promoção da qualidade de vida de deficientes visuais em países desfavorecidos como o Nepal, Moçambique, Uganda, Etiópia ou Bangladesh.
Cada uma das instituições recebeu um prémio de 500 mil euros, lançado pela Fundação Champalimaud, que já distribuiu 11 milhões de euros para distinguir o trabalho e a investigação na área da visão. António Champalimaud tinha sido também condecorado, o ano passado, a título póstumo. Este ano foi a vez de instituições não-governamentais serem premiadas.

Congresso americano tem seis meses para conseguir uma alternativa para filhos de imigrantes ilegais
Donald Trump estabeleceu esse prazo para que se encontre uma alternativa para os chamados “dreamers”.
Empregadores proibidos de ler os e-mails dos trabalhadores sem avisar
A decisão foi tomada pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem que adverte que será preciso avisar os funcionários com antecedência, caso queiram controlar as contas de e-mail.
Congresso Internacional sobre vegetarianismo regressa a Paredes de Coura
Heitor Lourenço, João Manzarra e Steven Wise são alguns dos convidados do 3.º Congresso Internacional Paredes de Coura Vegetariana, entre 8 e 10 de setembro.
Governo abre mais 70 salas no pré-escolar
Foram criados lugares para mais de 1750 crianças, mas ainda há falhas na rede.
Lembra-se do UNO? Agora existe uma versão para daltónicos
A nova versão do jogo de cartas resultou de uma parceria com a ColorADD.
Manual do caloiro distribuído numa faculdade foi denunciado pelos seus conteúdos
“Não é um ser racional” é uma das frases que podem ser lidas no Manual de Sobrevivência do Caloiro, distribuído na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.