Atual

Hollywood já não é exclusivamente americano (nem europeu)

A fusão de nacionalidades em Hollywood é uma tendência cada vez mais relevante, numa altura em que falamos em diversidade, igualdade de oportunidades e de representativade feminina. A Sétima Arte não é excepção.
Por Rita Silva Avelar, 08.06.2020

Nos anos dourados de Hollywood foram a francesa Claudette Colbert, as suecas Ingrid Bergman e Greta Garbo, a alemã Marlene Dietrich, a inglesa Elizabeth Taylor, as italianas Sophia Loren e Gina Lollobrigida, a irlandesa Maureen O’Hara, a escocesa Deborah Kerr, as mexicanas Dolores del Rio e Katy Jurado, a espanhola Sara Montiel, a suíça Ursula Andress, entre outras, as esplendorosas atrizes de ascendência não americana de quem o mundo ocidental falava.

Na era mais contemporânea da Meca do Cinema, o mesmo furor tem sido suscitado por outras belas atrizes como, a título de exemplo, a mexicana Salma Hayek, a brasileira Sônia Braga, a italiana Monica Belluci, a francesa Marion Cotillard, a australiana Cate Blanchett, a sul-africana Charlize Theron, a espanhola Penélope Cruz ou a ucraniana Milla Jovovich. As novas musas do cinema e também da televisão que arrebatam os papéis principais e secundários deixaram de ser apenas europeias ou americanas e os talentos sobressaem dos quatro cantos do globo.

Quem são os rostos da nova geração de atrizes e quais arrebatam papéis principais? Prestes a estrear Americanah, uma minissérie baseada no livro de Chimamanda Ngozi Adichie, Lupita Nyong’o (Cidade do México, 1983) sobressaiu em 12 Anos Escravo, tendo arrecadado o Óscar de Melhor Atriz Secundária com esse filme emocionante, de 2013. Não menos dramático é o premiado filme Cold War – Guerra Fria, de 2018, onde a polaca Joanna Kulig (Krynica-Zdrój, 1982) se destaca de forma brilhante. Kulig é, agora, uma das protagonistas da nova série da Netflix, The Eddy, dirigida por Damien Chazelle, sobre a vida dos artistas de jazz, em Paris.

A cubana Ana de Armas (Santa Cruz del Norte, 1988) será Marilyn Monroe em Blonde, de Andrew Dominik. Até ao final do ano, vê-la-emos em Deep Water, com Ben Affleck, por quem se apaixonou nas filmagens e com quem vive um romance na vida real. Por sua vez, a australiana Margot Robbie (Dalby, Queensland, 1990) será a nova musa de Greta Gerwig em Barbie, filme sem data de estreia.

Elizabeth Debicki (Paris, 1990) integra o elenco de Tenet, o aguardado filme de Christopher Nolan, que estreará em 2020. Filha de pai polaco e de mãe australiana, Debicki destacou-se, pela primeira vez, em O Grande Gatsby, de 2013, e mais recentemente desempenhou um magnífico papel como Virginia Woolf em Vita & Virginia, de 2018.

Para as mulheres, ainda à procura de um lugar ao sol também na Sétima Arte, o futuro poderá estar mais perto de ser um lugar onde cabem todas as nacionalidades e talentos do mundo.

Um novo talento

Made in Israel

Entre os novos talentos é particularmente notável a prestação da israelita Shira Haas (Hod HaSharon, 1995) em Unorthodox, a série da Netflix em que esta jovem revelação condensa todas as emoções do mundo numa pequena e frágil, mas determinada, personagem para narrar uma história de liberdade, coragem, fatalidade e dor. Em Asia, da realizadora israelita Ruthy Pribar, Shira Haas interpreta Vika numa história sobre amor e sacrifício. Este filme inclui-se na competição internacional do Festival de Cinema de Tribeca que este ano se junta a We Are One, uma iniciativa de cinema global que decorre no YouTube, entre 29 de maio e 7 de junho, e que reúne 20 festivais internacionais, incluindo os de Veneza, de Cannes e de Berlim.

Tags: cinema melting pot atrizes internacionais elizabeth taylor hollywood sophia loren claudette colbert gina lollobrigida ingrid bergman greta garbo ursula andress marlene dietrich maureen o’hara deborah kerr dolores rio katy jurado sara montiel elizabeth debicki joanna kulig
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
1 Comentários
Anónimo Hollywood ou Bollywood ? e` preciso nao confundir.
Há 22 horas
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!