
A terceira segunda-feira de janeiro ficou conhecida como o dia mais triste do ano. Foi criada em 2005, quando a agência de viagens britânica Sky Travel recorreu ao professor catedrático Cliff Arnall, para que criasse uma fórmula supostamente matemática que comprovasse que este é o dia mais triste do ano. A fórmula [W+(D-d)]xTQ/MxNA] representa vários fatores: o W refere-se ao estado do tempo, o D às dívidas, o d corresponde ao salário, o Q ao tempo que passou desde que quebrou as resoluções de Ano Novo, o M à motivação e o NA é associado ao sentimento que temos de agir, fazer mudanças e o stress que isso provoca. Esta fórmula foi usada para uma campanha publicitária da agência de viagens, que pretendia saber quando é que os seus potenciais clientes estariam mais propensos a viajar de forma a combater a melancolia e tristeza.
Na altura, rapidamente a comunidade científica se apressou a desmentir a teoria, alegando que as unidades de medida não estavam bem definidas.

Alguns sugerem que a Blue Monday é útil para contribuir e sensibilizar a população sobre a depressão, mas há quem descredibilize a ideia porque a depressão é naturalmente diferente dos sentimentos de tristeza que temos pontualmente. Alguns psicólogos acreditam que a Blue Monday se tornou tão deprimente precisamente por sabermos que ela existe.
Cliff Arnall dá conferências sobre a felicidade e a confiança organizacional. Em entrevista ao The Telegraph, aconselha as pessoas a usarem a Blue Monday como "trampolim" para mudarem aspetos da sua vida.

Harvard diz que o feed do Instagram pode indicar sinais de depressão
Usar certos filtros no Instagram pode indicar sinais de depressão, diz uma investigação universitária.
As mulheres são mais felizes a partir dos 85 anos
O mesmo estudo conclui que os homens solteiros, viúvos e divorciados são os mais infelizes.
As mulheres são mais felizes com homens menos atraentes
A investigação levou a concluir que mulheres com maridos muito atraentes costumam ser mais inseguras e infelizes.
Os amigos cruéis podem ser os melhores
Serão cruéis os amigos que, com boas intenções, nos fazem pensar em momentos e situações desagradáveis? Este jornal diz que não – e que os devemos manter por perto.
Afinal, o casamento pode ser mau para a saúde
Se há uns anos as notícias afirmavam que as pessoas casadas eram mais felizes e saudáveis, agora um estudo publicado pela Universidade de Ohio é bem diferente.
1
28 de agosto de 2025 às 10:41
Crónica Isabel Stilwell. Não me espanta que tenha triplicado em Portugal o número de mulheres que não querem ter filhos
2
28 de agosto de 2025 às 16:43
Consegue adivinhar qual é o primeiro sítio do corpo onde começamos a engordar? Não é o que pensa
3
28 de agosto de 2025 às 11:28
Porque é que o mundo enlouqueceu com o noivado de Taylor Swift e Travis Kelce?
4
27 de agosto de 2025 às 15:05
Este é o corte de cabelo ideal para as mulheres de 40 anos que querem refrescar o look