O último trimestre do ano começa com um eclipse solar total no signo de Balança. Os eclipses são momentos de viragem nas nossas vidas, em que algo sobre o qual precisamos de tomar consciência, se torna claro e evidente. Em Balança, e em conjunção ao nódo sul da Lua, a ênfase está nos padrões relacionais que cultivamos, de forma inconsciente ou subconsciente, de forma a sermos aceites, amados e desejados. Por outro lado, existe uma procura do equilíbrio entre o dar e o receber nas relações, estando o arquétipo de Balança muito conectado não só com a diplomacia, mas também com o outro extremo da paz: a guerra. Este eclipse traz uma transformação na área relacional e, apesar de se focar em todas as relações, desde as familiares, às profissionais e às amizades, o facto de o regente de Balança – o planeta Vénus –, estar em Escorpião, faz com que haja particular enfoque nas relações de intimidade.
O que há de particular neste eclipse, é a sua conjunção com o planeta Mercúrio. Mercúrio representa as nossas faculdades mentais e a comunicação, é o mensageiro e o comerciante. A sua presença neste eclipse inspira ao provérbio "palavra dada, palavra honrada", o que sugere que todo o tipo de compromissos que se realizam – ou quase todos. Esta fase de eclipses torna-se, assim, profundamente determinante para quem tem no seu mapa ascendente Sol ou qualquer outro símbolo astrológico no primeiro e segundo decanato de Balança, Carneiro, Caranguejo ou Capricórnio. E, de forma menos intensa, nos restantes signos de ar: Aquário e Gémeos.
Há ainda outras características peculiares neste eclipse dignas de atenção. O planeta Marte, quase a entrar no período pré retrogradação, que acontecerá a 5 de outubro, perfaz uma quadratura ao conjunto de símbolos do eclipse, ao mesmo tempo que desenha um trígono com os planetas Vénus e Saturno, em Escorpião e Peixes, respetivamente. As comportas das emoções estão abertas. Trata-se de um período de profunda comoção, que estará ligada ao resultados destes compromissos ou acordos. Muitas vezes, um triângulo em água significa que temos de definir limites e não nos deixarmos levar por todas as ondas de emoção. Por outro lado, se conseguirmos uma conexão emocional profunda, o sentimento de unidade será forte.