O ballet e a moda têm uma relação de décadas a inspirarem-se mutuamente. O Museu do FIT, em Nova Iorque, acaba de abrir ao público uma grande exposição que conta esta história de amor. Enquanto em Paris, o Centre National du Costume de Scène, dedica uma exposição às colaborações entre criadores de moda e companhias de bailado.
13 de fevereiro de 2020 às 07:00 Carolina Carvalho
Da Rússia com amor… à dança. Assim viajaram para a Europa ocidental vários protagonistas da arte do bailado, no início do século XX, dos quais se destacam o coreógrafo Michel Fokine e o produtor Serge Diaghilev. Quando os dois uniram forças e talentos para um espetáculo em Paris, em 1912, mudaram o bailado europeu numa só noite e deram a esta arte a oportunidade de renascer e de se reinventar. Na década de 1920, os Ballets Russes, companhia criada por Diaghilev, viriam a deixar a sua marca nas artes performativas, não só pela dança, como também pela forma como envolveram as artes plásticas. Pablo Picasso foi um dos responsáveis pela produção do bailado El Sombrero de Tres Picos, assim como Matisse e Braque com outras peças, e Gabrielle Chanel desenhou os figurinos de Le Train Bleu. Juntaram-se ao grupo mais dois talentosos russos: o jovem compositor Igor Stravinsky e o coreógrafo George Balanchine, e este último viria a ser cofundador e diretor artístico do New York City Ballet.
A bailarina americana Isadora Duncan dizia que "a dança é o movimento do universo concentrado numa pessoa" e, nos anos entre as duas guerras mundiais, esta expressão artística conquistou um lugar destacado na cultura ocidental e tem sido, desde então, uma fonte de inspiração para outras artes, especialmente para a moda. O Museu do Fashion Institute of Technology (MFIT), em Nova Iorque, rende homenagem a esta relação de décadas com a exposição Ballerina: Fashion’s Modern Muse, de 11 de fevereiro a 18 de abril. Estão reunidas 90 peças datadas entre as décadas de 1930 e de 1980, com peças da coleção do próprio museu, assim como com empréstimos de diferentes museus e de companhias de bailado, como Victoria & Albert Museum, o Museum of London, o Fashion Museum Bath, o New York City Ballet, Dance Theatre of Harlem e a coleção privada do editor de moda da Vogue Americana Hamish Bowles.
Esta exposição explora a influência na moda do ballet clássico e das bailarinas e coloca, lado a lado, figurinos de bailados com criações de Alta-Costura de criadores como Gabrielle Chanel, Christian Dior, Pierre Balmain ou Charles James, assim como criações de prêt-à-porter inspiradas nas roupas de treino. Os corpetes, as saias de tutu, o tule, as plumas e a paleta de rosas pálidos são os elementos mais reinventados nas coleções de moda, mas a exposição reserva espaço para abordar o papel das bailarinas enquanto ícones de estilo, como foi o caso de Dame Margot Fonteyn, uma cliente assídua de Christian Dior e de Yves Saint Laurent, que tem várias peças do seu guarda-roupa pessoal nesta mostra.
O bailado serve também de inspiração à exposição Dance and Fashion Designers no Centre National du Costume de Scène, em Paris. A mostra presta homenagem a colaborações entre criadores de moda, companhias de bailado e coreógrafos através de 120 figurinos acompanhados de fotografias e de vídeos. Patente até 3 de maio.
Quando? De 30 de novembro de 2019 a 3 de maio de 2020
1 de 12
Vestido de Christian Dior, 1947, e fotografia de Louise Dahl Wolfe. Exposição Ballerina: Fashion’s Modern Muse, no Museu do FIT, em Nova Iorque.
PUB
Foto: The Museum at FIT2 de 12
Vestido de Pierre Balmain, 1949. Exposição Ballerina: Fashion’s Modern Muse, no Museu do FIT, em Nova Iorque.
Foto: The Museum at FIT3 de 12
Vestido “Etoiles” de Gabrielle “Coco” Chanel, 1937. Exposição Ballerina: Fashion’s Modern Muse, no Museu do FIT, em Nova Iorque.
Foto: Victoria and Albert Museum, London4 de 12
Figurino de Oliver Messel que Margot Fonteyn usou no papel de “Princess Aurora” em The Sleeping Beauty, na década de 1960, originalmente criado em 1946. Exposição Ballerina: Fashion’s Modern Muse, no Museu do FIT, em Nova Iorque. Empréstimo do Victoria and Albert Museum, Londres.
PUB
Foto: The Museum at FIT5 de 12
Vestido “Odile” de Howard Greer de 1951. Exposição Ballerina: Fashion’s Modern Muse, no Museu do FIT, em Nova Iorque.
Foto: The Museum at FIT6 de 12
Vestido de Pierre Balmain da primavera de 1960. Exposição Ballerina: Fashion’s Modern Muse, no Museu do FIT, em Nova Iorque. Emprestado por Hamish Bowles.
Foto: The Museum at FIT7 de 12
Top e calças de Vera Maxwell de 1959. Exposição Ballerina: Fashion’s Modern Muse, no Museu do FIT, em Nova Iorque.
PUB
Foto: The Museum at FIT8 de 12
Vestido de Charles James de 1954. Exposição Ballerina: Fashion’s Modern Muse, no Museu do FIT, em Nova Iorque.
Foto: The Museum at FIT9 de 12
Vestido de Norman Hartnell de 1939. Exposição Ballerina: Fashion’s Modern Muse, no Museu do FIT, em Nova Iorque.
Foto: The Museum at FIT10 de 12
Sapatos “Fetish Ballerine” de Christian Louboutin de 2014. Exposição Ballerina: Fashion’s Modern Muse, no Museu do FIT, em Nova Iorque.
PUB
11 de 12
Vestido e sapatos de Victor de Souza de 2016. Photografia de Isabel Magowan. Exposição Ballerina: Fashion’s Modern Muse, no Museu do FIT, em Nova Iorque.
Foto: The Museum at FIT12 de 12
Sapatos de Noritaka Tatehana de 2012. Exposição Ballerina: Fashion’s Modern Muse, no Museu do FIT, em Nova Iorque.