A L’Oréal Portugal, a Comissão Nacional da UNESCO e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia voltaram a unir esforços para a 17ª edição das Medalhas de Honra para as Mulheres na Ciência, destacando o trabalho de quatro cientistas.
A L’Oréal Portugal, a Comissão Nacional da UNESCO e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia voltaram a unir esforços para a 17ª edição das Medalhas de Honra para as Mulheres na Ciência, destacando o trabalho de quatro cientistas.
A propósito do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, a premiada bióloga Ana Sofia Reboleira fala à Máxima sobre a falta de recursos e tempo para a investigação, a igualdade de género na ciência e as mudanças, boas e más, provocadas pela pandemia.
Maria de Lourdes Pintasilgo candidatou-se em 1986, depois disso tivemos de esperar 30 anos, até 2016, para voltarmos a ter mulheres candidatas à Presidência da República. Nessa altura as candidatas foram Marisa Matias e Maria de Belém. Cinco anos depois, duas mulheres voltam a estar na corrida: Marisa Matias, de novo, e Ana Gomes, pela primeira vez. Falámos com uma socióloga e uma investigadora sobre este momento na política portuguesa.
O coffee table mais recente da Assouline reúne testemunhos imperdíveis de 100 figuras femininas que marcaram a atualidade em busca de um mundo mais justo.
Sofia Neves, Professora Universitária, doutorada em psicologia social e investigadora das questões de género e violência, traça um retrato do fenómeno, dos jovens aos casais do mesmo sexo, e explica a sua relação com a masculinidade tóxica. Além disso, alerta para o lado ainda oculto da realidade: a violência sexual.
Nascida em Saragoça, mas a viver em Portugal há quase 30 anos, chegou, viu e venceu. Hoje, representa Portugal numa das maiores redes internacionais de franchising imobiliário. Também criou do zero a marca MOTIVA-TE e está envolvida em várias outras iniciativas. Fomos conhecê-la.
Há muito que a liberdade no discurso de Blaya nos intriga. O diálogo que a sua presença inspira no panorama musical provocou o nosso encontro. Cantora e bailarina, aos 33 anos tonou-se incontornável nos palcos nacionais. Blaya ambiciona agora juntar o ativismo, presente nas suas redes sociais, aos ritmos de música pop que a tornaram conhecida. Aqui e agora, os preconceitos são postos a nu.
O que temos nós a aprender com uma imperatriz da Roma Antiga? 'Eu, Júlia' é o novo romance histórico do autor espanhol Santiago Posteguillo, sobre uma mulher de destaque no Império Romano. Depois de vencer o prémio Planeta 2018, o livro acaba de chegar às livrarias portuguesas. Falámos com o escritor, na sua breve passagem por Lisboa.