Isabel Preysler e Mario Vargas Llosa. Uma história de amor em imagens
A morte do autor peruano, distinguido com um Prémio Nobel da Literatura, abalou Espanha e a América Latina e fez recuperar a memória de uma das histórias de amor mais mediáticas dos últimos anos no país vizinho: a sua relação com Isabel Preysler.
Maria Teresa Horta (1937-2025): "Eu sempre fui considerada uma pessoa de mau feitio em todo o lado, dos jornais à família"
Símbolo máximo da poesia erótica, do jornalismo e do feminismo português, pôs-se no meio da arena, em plena ditadura, e deu o peito às balas para que as mulheres tivessem todos os direitos que foram negados às gerações anteriores, e às anteriores. Aos 86 anos, continuava a ser uma inspiração e uma referência de justiça, inteligência e sensibilidade, como de candura, de teimosia e do “mau feitio” dos muito poucos que fazem o mundo avançar. Maria Teresa Horta morreu, deixando um legado inigualável na literatura, no ativismo e na defesa intransigente da liberdade.
Autora sul-coreana Han Kang é Nobel da Literatura 2024
A escritora é a 18ª mulher a receber o prémio literário mais prestigiante do mundo. E é a primeira vez que a Coreia do Sul vê um seu autor ter este reconhecimento por parte da Academia Sueca. Em 2016, Kang já havia recebido o International Booker Prize com o seu primeiro livro a ser traduzido em inglês – "A Vegetariana".
Filha da escritora Alice Munro denuncia abusos do padrasto - e Margaret Atwood reage
Andrea Robin Skinner revela tudo num ensaio publicado a 7 de julho. Conta que a mãe sabia e mesmo assim escolheu ficar com o marido. Amigos próximos revelam-se chocados.
O que mudou para as mulheres portuguesas, em 35 anos?
Num momento fundamental para a política portuguesa, e a propósito do aniversário da Máxima - e do Dia da Mulher - recordamos as conversas que Maria João Martins teve com Eduarda Abbondanza, Joana Vasconcelos, Julieta Monginho, Patrícia Reis, Sara Falcão Casaca e Susana Peralta.
Do espartilho de ferro ao anel roubado a Kim Kardashian. Este livro conta a História das mulheres através de 101 objetos
São peças ora preciosas, ora humildes, mas todas contam a história das vidas que as tocaram. No livro "Uma História das Mulheres em 101 Objetos", Annabelle Hirsch percorre um enxoval milenar e reúne joias, medicamentos, perfumes e venenos. O resultado é imperdível.
Vem aí uma livraria feminista com loja física em Lisboa
Greta é a nova livraria repleta de obras de mulheres, que vai abrir nos Anjos pela mão de Lorena Travassos.