Inseparáveis. A história de amor entre a Rolex e a Música
Reconhecida pelos relógios que aliam beleza e inovação, a Rolex destaca-se também pelo apoio às artes. No dia Mundial Mundial da Música, que se assinala a 1 de outubro, celebramos a histórica relação da casa suíça com o universo musical.
Foto: Filarmónica de Viena/ Dieter Nagl30 de setembro de 2022Ana Filipa Damião
A Rolex é mundialmente reconhecida pelo seu know-how - associado à qualidade dos seus relógios - e pela procura constante pela excelência, não aceitando menos do que a perfeição. Essa busca contínua do nome suíço estende-se não só aos seus produtos, mas também às suas parcerias nas mais variadas áreas, do desporto à sustentabilidade, sem esquecer a música ou o cinema, elegendo personalidades e associações que procuram atingir o seu máximo potencial. Há mais de um século que a Rolex apoia artistas talentosos com o objetivo de perpetuar a herança artística da marca e promover a cultura global, com destaque para a área da música. Em 1982, a soprano neozelandesa Dame Kiri Te Kanawa foi a primeira Testimonee Rolex nesta área, seguida, em 1976, do tenor espanhol Plácido Domingo. O início de um longo legado, que se mantém até hoje.
Além disso, a marca apoia também instituições, orquestras e concertos de referência com destaque para duas das maiores instituições de música clássica, o Festival de Salzburgo e a Filarmónica de Viena, com os seus inesquecíveis concertos.
O Festival de Salzburgo foi fundado há mais de 100 anos, a 22 de agosto de 1920, sendo hoje um dos mais importantes na sua área e apostando numa programação verdadeiramente diversa, da ópera aoteatro. Ao longo de seis semanas, o festival austríaco apresenta mais de 170 peças clássicas e atuações contemporâneas e conta com a Rolex como patrocinador principal desde 2012, a par do Festival de Whitsun, uma extensão deste primeiro.
Ainda na Áustria, a marca apoia a Filarmónica de Viena, fundada em 1842 e uma das melhores do mundo. Há quase um século que esta realiza o concerto anual de Ano Novo, na manhã de 1 de janeiro, emitido em direto da famosa sala de concertos Musikverein. A Rolex tem sido parceira exclusiva desta prestigiada orquestra desde 2008, e, desde janeiro de 2009, o patrocinador exclusivo do Concerto de Ano Novo.
A Rolex compromete-se ainda a divulgar o melhor que a música tem a oferecer através do apoio de duas plataformas online a fim de tornar as belas melodias um bem acessível a todos. Omedici.tv é a primeira e maior coleção online de música clássica, que além de transmissões em direto, conta com um catálogo com mais de 2500 vídeos disponíveis, através de subscrição, com concertos, ballets, óperas e documentários. Na mesma ótica, apoia o Opera Online, uma vasta biblioteca operática. Tem como objetivo final educar os seus leitores com artigos informativos e conta com uma enciclopédia de ópera com cerca de 21 mil artigos de referência. A marca é sócia fundadora do site, criado em 2010.
Arrojo, arte e muito requinte são conceitos chave na Alta Relojoaria. Em Genebra, de 30 de março a 5 de abril, no Salão Watches & Wonders, algumas das grandes marcas do setor apresentaram as suas propostas para 2022, com as preocupações ambientais em fundo.
Entre a tradição do fado e a ilimitada eletrónica, a sua voz vagueia sem rótulos nas suas letras bem pensadas e na música urbana nascida em Lisboa - e o resultado só podia ser moderno. Rita Vian, fixe este nome.
São sete músicas de empoderamento as que Jup do Bairro canta no seu EP Corpo Sem Juízo. O género, a raça e sobretudo a afirmação do seu corpo trans como uma revolução. A voz de Jup sai das margens e conquista um público amplo, é obrigatório ouvir o que tem para nos dizer.