Outubro Rosa: o mês da prevenção e apoio na luta contra o cancro da mama

Outubro chega e, com ele, a cor rosa, que marca um movimento global de consciencialização para o cancro da mama. O movimento Outubro Rosa vem dar voz a uma causa que é de todos: a prevenção e o apoio na luta contra o cancro da mama. Ao longo do mês, serão várias marcas a fazer iniciativas e ações de sensibilização que vêm reforçar a importância da prevenção, do diagnóstico e do apoio à investigação nesta área. Conheça quais.

Outubro Rosa: mês de consciencialização para o cancro da mama Foto: Pexels
30 de setembro de 2025 às 11:37 Inês Costa / Com Maria Salgueiro

Outubro é o mês dedicado à sensibilização da luta contra o cancro da mama, a forma de cancro mais frequente em Portugal e no mundo, segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Apesar de este ser o tipo de cancro mais incidente na mulher, também se desenvolve no homem. Ainda assim, quando detetado precocemente, o cancro da mama apresenta uma taxa de cura superior a 90%, o que torna a prevenção e o diagnóstico precoce absolutamente vitais. Nesse sentido, a Liga Portuguesa Contra o Cancro volta a desafiar a comunidade a juntar-se à iniciativa global Outubro Rosa, na qual, ao longo do mês de outubro, muitas marcas e instituições aderem, colocando a sua visibilidade ao serviço de uma causa que continua a salvar vidas e a inspirar esperança, com campanhas que não só sensibilizam para a importância do diagnóstico precoce, como também contribuem para associações e projetos de apoio a doentes oncológicos e à investigação científica na área.

ONE

PUB

A ONE celebra, todos os anos, este mês com campanhas especiais. A partir de dia 1 de outubro, 25% dos lucros das vendas das seis peças da coleção especial Outubro Rosa  vão ser doados à Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama (APAMCM), que presta um apoio essencial a mulheres com cancro da mama, em Portugal, a nível físico, emocional e social. Todas as peças incluídas na coleção foram escolhidas pelo seu simbolismo e delicadeza, pretendendo representar força, luz e esperança.

Outubro Rosa: mês de sensibilização para a prevenção e apoio na luta contra o cancro da mama Foto: dr

GHD 

Neste Outubro Rosa, a ghd destaca a coleção solidária ghd pink sorbet, que apoia esta causa com impacto na vida de tantas pessoas e através da qual, por cada ferramenta vendida, são doados 10€ à Associação FERO, que apoia mulheres que enfrentam a doença. A coleção surge no tom pink sorbet, uma cor suave, minimalista e, ao mesmo tempo, impactante, que transmite calma e confiança. A edição limitada inclui cinco ferramentas de styling icónicas: a ghd Duet Blowdry (PVP 419€), uma escova secadora 2 em 1 que dá volume sem danos térmicos; a ghd Duet Style (PVP 419€), a primeira ferramenta 2 em 1 com ar quente, que simplifica a rotina de alisamento e proporciona resultados suaves e duradouros; a ghd Chronos (PVP 369€), que oferece até 85% de mais brilho e um styling três vezes mais rápido, com resultados que duram até 24 horas; a ghd Gold (PVP 249€), com tecnologia dual-zone, que deixa o cabelo mais liso, suave e visivelmente mais saudável; e, por fim, a famosa ghd Glide (PVP 179€), a aliada perfeita para prolongar o alisamento, moldando e alisando o cabelo seco de forma rápida, prática e sem esforço. Além disso, todas as ferramentas são acompanhadas por um necessaire cor-de-rosa, com um toque macio e resistente ao calor, pensado para acompanhar o uso diário das ferramentas.

PUB
GHD Gold apoia o Outubro Rosa na prevenção e luta contra o cancro da mama Foto: dr

Bélmuso Swimwear

A marca Bélmuso Swimwear lança um colar simbólico yin-yang, desenhado para celebrar a força e resiliência das mulheres no combate ao cancro da mama. Criado por uma mulher, refletindo o compromisso da marca com qualidade e empoderamento feminino, a peça foi esculpida em 3D, é produzida em aço inoxidável, tornando-se resistente e duradoura. Além do simbolismo, este projeto tem um forte impacto social: 40% do valor de cada colar (48€) reverte para a APAMCM - Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama. A edição é limitada a 50 unidades e estará disponível a partir de 6 de outubro, exclusivamente no site da marca.

Colar dourado com símbolo Yin Yang apoia a luta contra o cancro da mama Foto: dr

MO

A MO, marca portuguesa de moda, associa-se ao Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto) para lançar um novo artigo solidário: um lenço que simboliza empatia, apoio e sensibilização para a prevenção do cancro da mama. O padrão do lenço foi concebido para transmitir força e esperança, com um símbolo gráfico em forma de olho – um apelo visual à importância da vigilância e do rastreio. O lenço está já disponível nas mais de 120 lojas da marca e no site online, por €4,99 . O lucro da venda reverte a favor do IPO-Porto. 

Outubro Rosa promove consciencialização sobre cancro da mama e apoio à APAMCM Foto: dr
leia também
PUB
PUB