Moda / Tendências

ModaLisboa de volta com edição focada na sustentabilidade e no futuro

É já esta quinta, 7, que arranca a 57ª edição da ModaLisboa, desta vez com público e com um aniversário redondo para comemorar: 30 anos de desfiles que a organização assinala sem saudosismos e com um calendário virado para o que aí vem.

Desfile de Carolina Machado da Semana de Moda de Lisboa de 2020.
Desfile de Carolina Machado da Semana de Moda de Lisboa de 2020. Foto: Getty Images
07 de outubro de 2021 | Ana Damião e Rosário Mello e Castro

Até domingo, a ModaLisboa And Now What? ocupa o Capitólio, no parque Meyer, Lisboa, com 34 designers nacionais e 21 desfiles, que acontecem presencialmente ou em formato digital. E embora os desfiles ao vivo sejam apenas por convite, a transmissão online estará disponível para todos.

A semana de Moda deste ano foi planeada com um único objetivo: despir o evento de tudo o que seja superficial, para melhor comunicar o design, a arte e a cultura dos dias de hoje. Entre os criadores convocados estão nomes como Ricardo Preto, Nuno Baltazar, Kolovrat, Luís Buchinho e Gonçalo Peixoto.

Como nas edições anteriores, esta também conta com diversos eventos para além dos desfiles, de fast talks a workshops, passando pelas workstations. Para começar, há Sangue Novo esta quinta-feira (18h), uma plataforma de apresentações dos trabalhos de criadores em início de carreira ou finalistas de cursos de Moda.

Programa da Moda Lisboa And Now What?
Programa da Moda Lisboa And Now What? Foto: Moda Lisboa
Leia também

O programa de conversas e workshops será maioritariamente presencial. Na sexta-feira, às 17h30, o painel é constituído por Javier Goyeneche, fundador da marca Ecoalf, Mónica Ferro, directora da Representação do Fundo de População das Nações Unidas em Genebra, e Orsola de Castro, cofundadora da Fashion Revolution, numa conversa online sobre ativismo, política social e ambiental.  

Já no domingo, acontece o workshop Is there design without sustainability?, também online, da designer Ana Duarte e de Giusy Bettoni, fundadora da Creativity Lifestyle and Sustainable Synergy (C.L.A.S.S.), numa iniciativa focada na inovação, responsabilidade e comunicação relativamente aos valores do consumidor contemporâneo.

Mais tarde, às 16h30, haverá ainda um workshop presencial com a designer Constança Entrudo e da empresa têxtil Trimalhas, onde a arte será abordada como elemento principal e ponto de partida para as criações da designer.

Pode acompanhar os quatro dias de desfiles, apresentações, talks e workshops da ModaLisboa aqui.

Leia também

 

Leia também
Saiba mais Moda Lisboa And Now What, Teatro Capitólio, , Estufa Fria, Constança Entrudo, Trimalhas, artes, cultura e entretenimento, questões sociais, sustentabilidade, fashion week lisboa, Ricardo Preto, Nuno Baltazar, Kolovrat, Luís Buchinho, Gonçalo Peixoto, designers nacionais, sangue novo
Mais Lidas
Atual Os 5 signos que adoram criar drama

Sabe aquela amiga que faz um escândalo por uma coisa mínima? E a outra que atrai sempre olhares indiscretos com o seu tom de voz? Descubra se alguma delas está entre estes signos.