Brincos: mais é mais
Nas duas estações passadas os brincos quiseram aumentar de tamanho e vimos argolas discretas cair no exagero dos videoclips das Destiny Child ou de uma Jennifer Lopez nos finais dos anos 90. Em 2018, a discrição aborreceu a moda e teve de ser substituída pela exuberância, pela excentricidade e pela ostentação. Na próxima primavera (e provavelmente no próximo inverno), queremos que os brincos experimentem novos materiais, que sejam demasiado grandes e até estranhos (podem ter cometas, aliens e qualquer elemento de um filme de ficção científica) – ou, pelo menos, diferentes de tudo o que já vimos até agora.

Bolsas à cintura!
É tempo de esquecer a clutch ou as carteiras demasiado grandes, com espaço para guardar tudo o que nunca vamos precisar numa saída à noite. As bolsas de cintura estão de volta: com lantejoulas têm mais glamour, mas também surgem em pele, verga, tela e nylon. Coordenam-se com vestidos de princesa ou camisolas de malha e jeans, como vimos na passerelle da Gucci e da ultrafeminina coleção de Zimmerman, ou em Marc Jacobs, numa versão mais desportiva mas nunca menos apetecível.
Do ginásio para a rua

Licra fluorescente, fatos de treino em cetim, meias brancas e fitas elásticas à volta da cabeça, como se estivéssemos num torneio de ténis. Tudo isto faz parte do cardápio de tendências para o próximo ano, como se a moda se fosse inspirar ao lado mais kitsh do desporto. Bem, provavelmente foi mesmo ? o que vimos nas apresentações da Gucci, Vetements, Balenciaga e Louis Vuitton para a primavera foi tudo o que prometemos nunca usar mas que, passados 20 anos, volta pelas mãos (ou Instagram) de Lotta Volkova (a stylist da Balenciaga). De repente, faz todo o sentido: é a Rússia dos anos 90 a devorar a moda – já sabíamos que ia acontecer, agora temos a certeza de que o fenómeno ganha novas proporções em 2018.
Trench coat reinventado
Em 2018, o trench coat, um dos maiores clássicos do guarda-roupa, vai sofrer uma transformação. Reinventa-se ao experimentar novos materiais (como o PVC) e outras silhuetas e a cortar a tradição com texturas, padrões, cores e combinações inesperadas.

Cores ácidas
A próxima primavera vive um corrupio visual de cores fortes, do amarelo-sol ao encarnado mais quente e ao verde, cor de laranja e cor-de-rosa. Podemos misturar tonalidades com leveza porque quanto mais criativos conseguirmos ser, melhor, e todas as combinações são válidas e possíveis.
Plástico!

Raf Simons trouxe o vinil à passerelle da Calvin Klein e a indústria da moda não só aplaudiu como decidiu seguir-lhe as pegadas (ou seja, copiar a ideia e adaptá-la ao conceito de uma coleção). Na primavera de 2018, vamos ver casacos transparentes em PVC, chapéus e botas para a chuva à la Chanel e uma plastificação geral do guarda-roupa que, a partir de agora, já é à prova de água.
A saia-lápis
Continuam femininas, a lembrar os anos 50 e as mulheres que as vestem com power e um batom encarnado. Ainda assim, em 2018 a saia-lápis pisa outros terrenos, surge em materiais surpreendentes como o plástico ou a lã, coordena-se com peças menos formais do que o aborrecido cliché da camisa branca. Imagine uma saia coleante em pele de cobra cor-de-rosa e padrão felino, combinada com sabrinas de veludo amarelas, meias pretas e uma camisa-casaco lilás, com flores bordadas dos bolsos – é esta a antecipação certa do look para a próxima primavera, cortesia da Bottega Veneta.

Franjas
Não importa se são inspiradas no guarda-roupa de um western, em cabedal ou camurça, ou se vêm recuperar a flapper e os anos 20 em materiais tão suaves como o cetim, a seda e as plumas. Além de se aventurarem em diferentes texturas e materiais, as franjas também ganham novas cores esta estação e, se olharmos para fora do guarda-roupa, vemos que preenchem acessórios tão inesperados como sapatos, carteiras, brincos e colares.
Tartan

Algures entre a tradição clássica e o fetiche, o uniforme escolar nunca foi uma tendência capaz de gerar consensos – ou o adoramos ou odiamos. Em 2018, é a Burberry que o recupera (desta vez com uma ponta de provocação e menos pudor) e, por isso, somos capazes de pensar duas vezes se ainda estamos mergulhados no lado do contra. Mais um argumento a favor? A Vetements e a Balenciaga trouxeram o padrão à passerelle e coordenaram-no com outros que pareciam não fazer sentido mas, afinal, trouxeram novidade e ar fresco à nova estação. Flores para a primavera? Em 2018, queremos quadradinhos, por favor! A ganga mais escura
Recuemos dez anos, como em quase todas as tendências desta estação. Com 2018 volta a viragem do milénio e volta a ser cool vestir ganga dos pés à cabeça, desde que a lavagem seja a mais escura – menos Britney e Justin Timberlake nos MTV Music Awards, mais Tom Ford, Versus Versace, Marques’Almeida e Nina Ricci para esta primavera.

Cultura: o que vai acontecer em 2018
De novos álbuns a exposições de moda, a concertos imperdíveis a livros que entram já na wishlist deste ano, estes são alguns dos acontecimentos e novidades para 2018.
#TopMaxima: estes foram os 10 artigos preferidos das leitoras em 2017
Elegemos um top 10 dos artigos que as nossas leitoras mais acederam ao longo do ano. (Re) veja-os, aqui.
Primark apresenta coleção primavera-verão 2018
Tecidos leves, padrões divertidas e peças-chave femininas marcam a coleção da marca para a próxima estação quente.
Primeiros saldos: 100 peças para comprar agora
Fomos à procura dos primeiros descontos já com as tendências da próxima estação debaixo de olho. Estas são as peças na nossa lista de compras.
Serão estes os ténis da próxima primavera?
Da alta-costura às marcas mais acessíveis, esta é a tendência que veio para ficar no que respeita ao calçado da próxima estação.
Mini-franjas: será esta a tendência de cabelos em 2018?
Muito antes de Emma Watson e Bella Hadid arriscarem este corte, já Audrey Hepburn e Bettie Page tinham transformado a mini-franja em tendência.
Conheça as tendências que vão dominar a moda em 2018
Pode não ser uma ciência exata, mas podemos fazer algumas previsões das tendências que se vão destacar este ano. A lista, como em todas as estações, é interminável, por isso reunimos as apostas essenciais para não perder o barco.
Natalia Dyer, da série ‘Stranger Things’, usa a tendência do momento
Com apenas 21 anos, a atriz cumpre todos os nossos #stylegoals. Saiba porquê.
A Primark apresenta mais peças da coleção primavera/verão 2018
Os padrões florais e as cores quentes marcam a coleção: conheça as peças, uma a uma.
50 pares de meias cool para usar com ténis
Esta tendência prova que os pequenos pormenores fazem toda a diferença.
NYFW: o melhor da beleza
Depois de sete dias, estas são as propostas de beleza que deve ter no radar para o outono-inverno 2018/19.
Mango: que tendências usar agora?
O novo editorial da marca espanhola relembra-nos que ainda está frio e que podemos aliar as tendências que se seguem com peças versáteis e trendy.
Os botins ideais para usar com tudo
São uma das tendências desta estação: os botins-meia ou com elástico ficam bem com todos os tipos de coordenado, sejam vestidos, saias ou jeans. Escolhemos os melhores 30 pares de meia-estação.
Emma Stone é a estrela da nova campanha publicitária da Louis Vuitton
A atriz que já conta com um Óscar no currículo é a nova embaixadora da maison.
On mondays we wear pink
E a semana começa melhor.
Louis Vuitton apresenta exposição ‘Time Capsule’ em Madrid
A mostra é um percurso das inovações em tecnologia e design que a maison fez desde 1854 até aos dias de hoje. Em cartaz a partir de 17 de abril, no museu Thyssen-Bornemisza.