Skants. A peça improvável que vai ser tendência neste outono
Um híbrido entre as tradicionais calças e as longas saias, é a peça ideal para quem elege conforto e elegância como máximas do dia.
Foto: Getty Images06 de setembro de 2022 às 10:11 Ana Filipa Damião
Chamam-se skants e são a última tendência no universo da Moda. Um meio caminho entre as calças e a saia, as skants - junção das palavras inglesas skirt e pants - estão a deixar a sua marca nas coleções de outono/inverno de diversos designers. Graças à sua natureza híbrida e corte folgado, são a peça ideal para quem tem como máxima o conforto, mas sem nunca descurar o estilo.
Em tonalidades vibrantes, padrões românticos ou numa paleta de cores banhada de neutros, a icónica peça dos anos 90 foi reiterpretada por maisons como Chanel, às mãos de Virginie Viard, Jean Paul Gaultier, por Olivier Rousting, Armani Privé e ainda Simon Porte Jacquemus, apenas para enumerar algumas. Contudo, a história das calças maxi leva-nos ainda mais atrás no tempo, a uma época em que as mulheres desbravavam caminho por uma sociedade mais justa para o sexo feminino, com direitos humanos básicos e roupa menos constringente. Referências iniciais à skant podem ser encontradas, inclusive, em 1851, por mulheres como Amelia Jenks Bloomer e Elizabeth Smith Miller, ativistas e defensoras dos direitos das mulheres, segundo a Glamour espanhola.
Para a coleção outono/inverno 2022/23, o criador Olivier Rousteing apostou na conjugação de ícones dos anos 80 e 90 - tops estruturados, como espartilhos, com as tais skants e, para completar o look, sapatos de plataforma. Outra opção, esta vinda de Chanel, é usar a saia-calça com tops com mangas off-the-shoulders. E se se tratar de uma ocasião especial, ou de um jantar romântico, porque não conjugá-las com um elegante top com brilhantes?
De corte perfeito e com o tecido que melhor assenta, estes são os jeans que vamos usar vezes e vezes sem conta. Descubra as cores e as várias formas de os conjugar, com a ajuda da Inês Silva, @irisloveunicorns.
Chamam-lhe naked dress, ou vestido transparente, e é impossível não o associarmos às irreverentes escolhas de várias celebridades. Afinal, qual é o efeito deste look? Agora foi a vez de Ana Moura usar este modelo na mais recente edição dos Globos de Ouro 2024.
Depois de sair da posição de diretor criativo da casa francesa, Jean Paul Gaultier entrega o seu atelier a um designer convidado cada estação. Foi a vez do criador da Balmain desenhar a coleção de alta costura para o outono/inverno 2022.