Fomos conhecer a nova coleção da portuguesa Byou by Patrícia Gouveia

Chama-se Time e tem palavras a dizer acerca do tema da sustentabilidade e da importância da qualidade dos materiais. Uma vez mais o minimalismo alia-se à intemporalidade de peças que podem – e devem – ser usadas hoje e sempre.

23 de abril de 2018 às 21:00 Pureza Fleming

Ir ao encontro daquilo que faz Patrícia Gouveia, Founder e Chief Creative Officer da Byou, é saber, à partida, para o que se vai. Não espere encontrar padrões imensos ou cores garridíssimas no segundo andar da porta 133, o showroom que a designer mantém na agitada Praça do Príncipe Real, em Lisboa.

"Desta vez incluí o vermelho", conta entre risos. Explica que, apesar de não fazer parte dos tons do costume, aquela cor é tendência forte esta estação e, neste sentido, não a quis excluir. E tem toda a razão. Efetivamente, a cor da paixão está aí para as curvas e tem sido vista sobretudo em fatos completos de blazer e calças ou saia. Nas propostas Byou, por sua vez, o vermelho deu cor a um macacão, a um conjunto de crop top e calças culottes e ainda a um vestido trapézio muito curtinho super sixties. Tudo muito versátil, do tipo de peças que se pode usar de dia, no mais descontraído dos visuais, ou de noite, numa festa chiquíssima.

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Há ainda fatos andróginos de corte impecável e blazers estruturados em tons terra ou azul-céu e, claro, os vestidos estilo lingerie que já identificam a Byou e que surgem em diversas tonalidades (mantendo, óbvio, o elemento da neutralidade).

O que não muda mesmo é a regra dourada que (também) caracteriza a marca: "[Tratam-se] de objetos para guardar que vêm contrariar a lógica das coleções efémeras produzidas industrialmente pelos impérios do fast fashion", explica a designer. Assume-se assim um compromisso maior com o ambiente, que demonstra consciência sobre o impacto da indústria de moda no mundo.

Materiais como o linho, o algodão ou o cupro, todos presentes na coleção Time, têm uma palavra a dizer sobre o tema da sustentabilidade, mas também sobre a importância da qualidade dos materiais. Por fim, mas não menos relevante no que respeita à questão da sustentabilidade, é o facto de todas as peças serem pensadas, criadas e produzidas em Portugal. A coleção encontra-se à venda no showroom da marca situado na Rua D. Pedro V, 133/135, em Lisboa, e também online

Conheça-a, para já, na galeria.

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