A história do segundo vestido de casamento de Diana que ficou perdido para sempre

Apenas a dupla de designers que idealizou o vestido de noiva de Diana sabe como era esta fascinante peça.

Foto: Getty Images
09 de fevereiro de 2021 às 15:03 Rita Silva Avelar

Se todos os looks da princesa Diana se tornaram icónicos, e continuam a inspirar designers e coleções, o que dizer do seu vestido de noiva? Quase 40 anos após o seu luxuoso casamento real com o príncipe Carlos, a sua imagem a caminho do altar continuam bem presente no imaginário visual e a inspirar gerações atrás de gerações de noivas.

Em 1981, os designers que idealizaram o vestido de noiva de Diana, Elizabeth e David Emanuel, sabiam como este seria cobiçado pelos media, que quereria saber com antecedência todos os detalhes do vestido. De acordo com um artigo do jornal The Mirror, a dupla fez um grande esforço para manter o desenho secreto até ao grande dia (o que incluiu situações bizarras como a destruição dos esboços imediatamente depois de os mostrarem a Diana).

PUB
Foto: Getty Images

Mas há uma história por detrás do vestido de noiva que torna tudo mais fascinante e misterioso. "Na altura, queríamos ter a certeza absoluta de que o vestido era uma surpresa", disse a designer Elizabeth à revista People, em 2011. "Se o segredo do vestido verdadeiro tivesse sido revelado, é possível que Diana tivesse realmente usado outro" diz, referindo-se a um segundo vestido que a dupla de criativos idealizou e começou a costurar para o caso da primeira escolha ser revelada antes do dia do casamento.

Segundo a Marie Claire, Elizabeth e David Emanuel trabalharam então num segundo look secreto para ter como substituto, caso o seu desenho para o primeiro vestido fosse de alguma forma revelado antes do casamento real. O vestido era um segredo tão grande, que nem a família real sabia da sua existência. No entanto, tal como os designrs revelaram ao jornal The Daily Mail, nunca terminaram o segundo vestido, que desde então desapareceu. "Simplesmente não tivemos tempo de o fazer na sua totalidade, pelo que nenhum dos bordados ou acabamentos foi terminado", explicou Elizabeth. "Não sei se o vendemos ou se o colocamos em armazém. Foi uma época tão ocupada. Tenho a certeza de que um dia vai aparecer num saco!"

PUB
leia também
PUB
PUB