Moda

Luís Onofre nomeado presidente da Confederação Europeia do Calçado

A APICCAPS anunciou no domingo a nomeação do designer Luís Onofre para presidente da Confederação Europeia do Calçado (CEC) durante a feira de calçado MICCAM em Milão.
Por Inês Fernandes, 13.02.2019

O designer português sucede assim ao italiano Cleto Sacripanti, assumindo funções a 24 de maio, no Porto. Sediada em Bruxelas, a CEC representa toda a indústria europeia de calçado, constituída por 21 mil empresas e responsável por 278 mil postos de trabalho.

Luís Onofre estudou na Escola de Belas Artes, no Porto, e mais tarde formou-se no Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado. O seu trabalho é conhecido pelo desenvolvimento de sapatos elegantes e sofisticados, que já calçaram personalidades como a rainha Letícia Ortiz ou a antiga primeira-dama norte-americana Michelle Obama ou actrizes como Naomi Watts. A sua marca é comercializada globalmente e Onofre tem duas lojas em Portugal, uma na Avenida da Liberdade, em Lisboa, e outra na Avenida da Boavista, no Porto.

Em 2014 foi reconhecido pelo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva que lhe atribuiu a comenda de Ordem do Mérito Empresarial. Desde maio de 2017 que é presidente da APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos), sublinhado nos seus planos para a associação a vontade de que o setor passe a ser uma referência internacional e a de introduzir novas tecnologias.

É a segunda vez que um português assume a liderança da CEC. Em 2001 Fortunato Frederico liderou a Confederação Europeia da Indústria de Calçado, durante um período de dois anos.

Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!