O United Fashion reuniu na capital designers de vários países numa troca de ideias entre buyers, imprensa e criativos em plena ModaLisboa. A Máxima foi conhecê-las.
11 de março de 2020 às 07:00 Aline Fernandez
Foram 15 marcas e 17 designers que aterraram nos Paços do Concelho, na Câmara Municipal de Lisboa para participar no United Fashion, uma iniciativa cofinanciada pelo programa Creative Europe, da União Europeia, que trouxe pela primeira vez à ModaLisboa, um conjunto de designers vindo de países como Alemanha, Bélgica, França, Letónia, Eslovénia e Macedónia.
O evento quis promover a partilha, exposição, networking e oportunidades de negócio na indústria da moda, mas fez algo mais: apresentou marcas de talentos emergentes, que estão a fazer um trabalho que merece ser conhecido e reconhecido pelo público. A Máxima apresenta-os:
A portuguesa Joana Duarte usa tecidos tanto do arquivo pessoal da avó como comprados em mercados por todo o mundo. As peças são confecionadas por um coletivo de mulheres da Fundação Aga Khan, o Madalena Toscany Atelier e da Cooperativa da Valorização de Resíduos de São Tomé e Príncipe.
Para si, o que é a união na moda? Trabalhar com mulheres do mundo, a colaboração é o ADN da marca.
O designer polaco, que vive na Alemanha, fundou a sua marca homónima em 2009. Em Lisboa, apresentou a coleção Chromatic Constellation, que explora cores de alto contraste, como vermelhos, azuis e amarelos e a mistura de materiais, como a seda e o látex.
Para si, o que é a união na moda? Ser bonito – por dentro e por fora.
PUB
Qual a peça de roupa mais universal? Um casaco bem-feito. Na minha última coleção há um reversível para diferentes ânimos e ocasiões.
A designer belga apresentou Project LM09, feita de peças vintage cortadas e cosidas em combinação com as malhas jacquard. Lina também cria gravuras, que aplica nas sweatshirts, e usa organza combinada com o calor da malha feita a partir de fios desperdiçados.
PUB
Para si, o que é a união na moda? Iniciativas como esta. Estou sempre sozinha, portanto ter a oportunidade de estar cá é uma partilha incrível.
A Máxima adorou: A sweatshirt azul com franjas nos ombros.
Lucie criou uma coleção inspirada em peças icónicas de designers franceses dos anos 1950 e 1960, reinterpretando os volumes. Paris Emotion incluiu calças de fato drapeadas, saias justas combinadas com casacos de mangas curvas, túnicas e sobretudos oversized.
Da Letónia para Portugal, Agnese Narnicka trouxe uma coleção unissexo The City Monk, inspirada nos monges tibetanos. Além do simbolismo da simplicidade, as peças têm uma abordagem divertida, com um kit de sobrevivência para o habitante urbano.
Inspirada na obra Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, a coleção Janelas Fechadas são Olhos de Cego, de Artur Dias, é jovem, cool e criativa, um reflexo do próprio designer português.
PUB
Para si, o que une a moda? Dinheiro, ninguém quer saber de mais nada. Mas, para designers, como eu a paixão.
A coleção explora a ideia de upcycling. A designer Eugenie Schmidt veio da Alemanha (mas nasceu no Tajiquistão) com peças de silhuetas esculpidas com toques geométricos.
O duo criativo Melissa Deffense e Paris Malungu, da Bélgica, criou uma coleção com uma atenção especial às texturas e materiais. As propostas da marca são sempre muito coloridas e com apelo pelo streetwear.
Da Eslovénia, Sofija transforma as sobras de tecidos em coleção, mas o que gosta mesmo é do processo que envolve a modelagem.
PUB
Para si, o que é a união na moda? A ideia de criar um sonho, uma história. Todo o designer está a criar o seu mundo paralelo.
Qual a peça de roupa mais universal? O vestido. Está sempre presente no guarda-roupa dos homens ou das mulheres, mesmo que que não esteja hoje na cultura, em algum momento já esteve.
A Máxima adorou: O vestido-camisola cinzento.
T*Mitrovska
PUB
A designer Teodora Mitrovska veio da Macedónia com uma coleção dedicada aos avós, que se foca em dois elementos-chave: a pesca e os uniformes militares jugoslavos. Pode acompanhar o seu trabalho através do Instagram ou Facebook.
Para si, o que é a união na moda? A necessidade de criar histórias.
Qual a peça de roupa mais universal? Eu acho que num mundo onde a pobreza ainda é um grande problema e algumas pessoas não podem dar-se ao luxo de vestir, não pode ainda haver uma peça de roupa universal.
Quando leu a notícia deque a primeira missão espacial totalmente feminina foi cancelada devido à falta de fatos espaciais apropriados, Indra Komarova transformou seus sentimentos em motivação para esta coleção de roupas funcionais.
Para si, o que é a união na moda? As pessoas.
Qual a peça de roupa mais universal? Não existe essa peça, as pessoas são muito diferentes. O que é universal, porém, é a confiança. Se a pessoa a tiver, cada peça de roupa ficará perfeita.
Inspirada na vida urbana do pós-guerra dos anos 1950, a designer belga Ilke Christiaens criou uma coleção feminina de peças largas como vimos nos fatos, mas manteve camiseiros e saias de cintura marcada.
Para si, o que é a união na moda? A experiência e o conhecimento dos órgãos da United Fashion são incomuns, mas altamente motivadores.
PUB
Qual a peça de roupa mais universal? O vestido Rosie é uma peça universal porque permite criar vários looks e combiná-lo com outros itens, como calças e saias e usá-lo também como cardigan.
O Japão foi o fio condutor da coleção Histoire 5, criada pelos franceses Thomas Vasseur e Caroline Descamps. Contou com gabardines, casacos, quimonos curtos, camisas longas uma série de t-shirts largas e hoodies.
PUB
A Máxima adorou: A blusa cinzenta metalizada.
Foto: Associação ModaLisboa1 de 60
Archie Dickens
PUB
Foto: Associação ModaLisboa2 de 60
Archie Dickens
Foto: Associação ModaLisboa3 de 60
Archie Dickens
Foto: Associação ModaLisboa4 de 60
Béhen
PUB
Foto: Associação ModaLisboa5 de 60
Béhen
Foto: Associação ModaLisboa6 de 60
Béhen
Foto: Associação ModaLisboa7 de 60
Béhen
PUB
Foto: Associação ModaLisboa8 de 60
Béhen
Foto: Associação ModaLisboa9 de 60
Dawid Tomaszewski
Foto: Associação ModaLisboa10 de 60
Dawid Tomaszewski
PUB
Foto: Associação ModaLisboa11 de 60
Dawid Tomaszewski
Foto: Associação ModaLisboa12 de 60
Dawid Tomaszewski
Foto: Associação ModaLisboa13 de 60
Dawid Tomaszewski
PUB
Foto: Associação ModaLisboa14 de 60
Lina Maria
Foto: Associação ModaLisboa15 de 60
Lina Maria
Foto: Associação ModaLisboa16 de 60
Lina Maria
PUB
Foto: Associação ModaLisboa17 de 60
Lina Maria
Foto: Associação ModaLisboa18 de 60
Lucie Brochard.võ
Foto: Associação ModaLisboa19 de 60
Lucie Brochard.võ
PUB
Foto: Associação ModaLisboa20 de 60
Lucie Brochard.võ
Foto: Associação ModaLisboa21 de 60
Lucie Brochard.võ
Foto: Associação ModaLisboa22 de 60
Lucie Brochard.võ
PUB
Foto: Associação ModaLisboa23 de 60
One Wolf
Foto: Associação ModaLisboa24 de 60
One Wolf
Foto: Associação ModaLisboa25 de 60
One Wolf
PUB
Foto: Associação ModaLisboa26 de 60
Opiar
Foto: Associação ModaLisboa27 de 60
Opiar
Foto: Associação ModaLisboa28 de 60
Opiar
PUB
Foto: Associação ModaLisboa29 de 60
Opiar
Foto: Associação ModaLisboa30 de 60
Opiar
Foto: Associação ModaLisboa31 de 60
Opiar
PUB
Foto: Associação ModaLisboa32 de 60
Sarah de Saint Hubert
Foto: Associação ModaLisboa33 de 60
Sarah de Saint Hubert
Foto: Associação ModaLisboa34 de 60
Sarah de Saint Hubert
PUB
Foto: Associação ModaLisboa35 de 60
Sarah de Saint Hubert
Foto: Associação ModaLisboa36 de 60
Schmidttakahashi
Foto: Associação ModaLisboa37 de 60
Schmidttakahashi
PUB
Foto: Associação ModaLisboa38 de 60
Schmidttakahashi
Foto: Associação ModaLisboa39 de 60
Schmidttakahashi
Foto: Associação ModaLisboa40 de 60
Snobe
PUB
Foto: Associação ModaLisboa41 de 60
Snobe
Foto: Associação ModaLisboa42 de 60
Snobe
Foto: Associação ModaLisboa43 de 60
Sofija Urumović
PUB
Foto: Associação ModaLisboa44 de 60
Sofija Urumović
Foto: Associação ModaLisboa45 de 60
Sofija Urumović
Foto: Associação ModaLisboa46 de 60
Sofija Urumović