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Celebridades

Victoria Beckham mostra o seu lado mais vulnerável na Netflix

Estreou a 9 de outubro na plataforma de streaming a minissérie documental “Victoria Beckham”, que coloca a socialite no papel de protagonista da sua própria história. O documentário homónimo, uma produção de três episódios, leva-nos ao backstage do seu mundo, revelando de forma franca o seu lado mais vulnerável e humano, traçando o retrato de uma mulher que se reinventou inúmeras vezes, sempre com determinação.

Victoria Beckham na Premier, em Londres, da sua série documental da Netflix
Victoria Beckham na Premier, em Londres, da sua série documental da Netflix Foto: AP
13 de outubro de 2025 às 16:03 Inês Costa / Com Maria Salgueiro

Na noite de 8 de outubro, no icónico bairro de Mayfair, em Londres, voltou a estar no centro das atenções. Desta vez, não como a ex pop-star das, a figura mediática dos anos 2000 ou a mulher de . Também não foi como designer ou empresária. Foi, sim, como a síntese de todas essas suas versões, na estreia da minissérie documental homónima, Victoria Beckham, produzida pela , onde a criadora britânica se assume, acima de tudo, como protagonista da sua própria história.

Disponível desde 9 de outubro na plataforma de streaming, a série documental conta com três episódios, com cerca de cinquenta minutos cada. A narrativa desenvolve-se num vai e vem no tempo - numa estrutura temporal não cronológica, que percorre, e descreve, do ponto de vista de Victoria, a sua trajetória de vida e de carreira. Desde a sua infância e dos seus sonhos e ambições, mas também os seus desafios pessoais ainda enquanto jovem; até ao fenómeno Spice Girls, passando pela exposição mediática e a construção da sua identidade enquanto figura pública. Entre a fase WAG, o julgamento implacável e constante dos tablóides e as pressões mediáticas, a série revela as vulnerabilidade de Victoria, os distúrbios alimentares e as sucessivas reinvenções que marcaram o seu percurso.

O documentário estrutura-se ainda em torno de um momento-chave que une passado e presente: o desfile da coleção Spring/Summer 2025 da marca de moda própria, Victoria Beckham, apresentado na Paris Fashion Week no final de setembro de 2024 - enquanto momento que consolidou a maturidade e o reconhecimento institucional da marca dentro do sistema da moda de luxo. Assim, enquanto mais uma prova do percurso e da resistência de Victoria, a série documental acaba também por contar a história da marca global de luxo contemporâneo. Desde a ideia de Victoria à fase de mentoria, a estreia em 2008 - inicialmente muito subestimada pelos críticos, as dificuldades financeiras, até à expansão para o universo da beleza com o lançamento da linha de maquilhagem. No documentário, conseguimos compreender a evolução da marca, mas também da própria mulher enquanto designer e diretora criativa.

Victoria Beckham na Premier, em Londres, da sua série documental da Netflix
Foto: AP

Conhecida pelo seu sorriso raro e por uma postura contida, talvez o mais impactante nesta série documental seja precisamente o esforço e a tentativa notável de Victoria Beckham de se permitir mostrar de forma diferente, mais aberta, emocional e mais humana. Faceta essa que vai demonstrando ao longo da produção, com uma vulnerabilidade gradual, ainda que por vezes dominada pela contenção e pose diante das câmaras. Mesmo assim, teve a coragem de abordar temas delicados e de se expor para além da imagem polida a que o público se habituou. As suas confissões e os testemunhos sinceros de quem a conhece vão desconstruindo os mitos que os media foram criando, revelando uma mulher real. Testemunhos esses que contam com a participação de familiares e amigos, incluindo o marido David Beckham e a amiga ; e de ícones da indústria da moda, como , , , e o designer francês - mentor de Victoria Beckham. Assim, a série está repleta de revelações e histórias.

Ainda assim, alguns meios de comunicação internacionais e críticos descrevem esta produção tanto como uma estratégia de marketing gigante, como também uma espécie de sequela de "Beckham" - a série documental vencedora de um Emmy, lançada em 2023, centrada no percurso do futebolista David Beckham e criada pela mesma produtora, a Netflix. No entanto, Victoria é clara ao afirmar logo no primeiro episódio: “Isto não é sobre ele, é sobre mim.". Inclusivamente, a realizadora Nadia Hallgren, confessou estar intrigada com Victoria Beckham, declarando que “Ela roubou as atenções no documentário do David, e eu queria perceber quem é que ela realmente é”, dando, de forma irónica, nome ao primeiro episódio da série documental Quem é que ela pensa que é?. Este formato acaba por ser uma tentativa de lhe devolver parte do seu merecido reconhecimento, colocando-a sob uma luz mais empática e multifacetada, devolvendo-lhe espaço, voz e reconhecendo-a enquanto criadora e ícone cultural. 

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