Atual

Céline Abecassis-Moedas, a mulher que é o braço direito de Carlos Moedas

O que estudou, o que faz e quem é Céline Abecassis Moedas, a mulher do recém-eleito Presidente da Câmara Municipal de Lisboa pelo PSD?

Foto: clsbe.lisboa.ucp.pt
27 de setembro de 2021 | Rita Silva Avelar
Enquanto todas as atenções se viram para Carlos Moedas, recém-eleito Presidente da Câmara Municipal de Lisboa pelo PSD, sucedendo ao socialista Fernando Medina, há uma mulher que esteve sempre ao lado do candidato: Céline Abecassis-Moedas. Com 49 anos, a mulher do engenheiro, economista e político (e ex-comissário europeu da Pesquisa, Ciência e Inovação) também soma conquistas no currículo que não a deixam de modo algum à sombra de Moedas, tendo passado por grandes capitais como Paris, Londres ou Nova Iorque.

Possivelmente terá sido a sua ascendência francesa que a levou a Paris para se formar em Economia e Gestão pela École Normale Supérieure de Cachan e na Paris-Sorbonne. Seguiu-se o mestrado em Gestão pela Université Paris Dauphine e o doutoramento em Estratégia Empresarial pela École Polytechnique. Foi também nesta cidade que teve o seu primeiro emprego: começou por trabalhar como investigadora na France Telecom. Três anos depois, em 1999, mudou-se para Nova Iorque, onde foi gestora de produto na Lectra, e no ano seguinte, voltou à Europa para integrar a AT Kearney, desta vez em Londres, como consultora de estratégia.

Em 2002 voltou-se para a carreira académica, onde continua até hoje. Foi professora na Queen Mary University of London, no MIT Sloan School of Management e atualmente é diretora académica do Center for Technological Innovation & Entrepreneurship (CTI&E) em Lisboa, bem como professora afiliada na ESCP Europe.
João Miguel Rodrigues / Correio da Manhã
João Miguel Rodrigues / Correio da Manhã Foto: João Miguel Rodrigues / Correio da Manhã


Leia também
É ainda professora associada nas áreas de Estratégia e Inovação na Católica Lisbon
, administradora não executiva da CUF (desde 2016) e da Vista Alegre Atlantis (desde 2020), e ainda passou pela Europac (de 2012 a 2019), e pelos CTT (de 2016 a 2020). É autora do livro O Papel do Design na Inovação, editado pela Universidade Católica Editora.

Céline Abecasssis-Moedas.
Céline Abecasssis-Moedas. Foto: clsbe.lisboa.ucp.pt


Durante a pandemia, e no contexto de uma entrevista à revista Executiva sobre a reação da escola de negócios ao confinamento social, afirmou que "gerenciar uma família inteira em casa e trabalhar ao mesmo tempo é um grande desafio. Muito mais difícil para mulheres e mães do que para pais!" De resto, e nesta campanha eleitoral, tem sido discreta e apresenta-se sempre elegante e sorridente. Casou em 2000 com Carlos Moedas, com quem tem três filhos.
Leia também
Saiba mais Estratégia Empresarial, Céline Abecassis Moedas, Carlos Moedas, Fernando Medina, PSD, Inovação, Entrepreneurship, École Polytechnique, Paris, Gestão, Université Paris Dauphine, École Normale Supérieure de Cachan, La Sorbonne, Formação de Executivos
Mais Lidas
Atual Os 5 signos que adoram criar drama

Sabe aquela amiga que faz um escândalo por uma coisa mínima? E a outra que atrai sempre olhares indiscretos com o seu tom de voz? Descubra se alguma delas está entre estes signos.