Jane Birkin deixa-nos aos 76 anos
A atriz e cantora, que se tornou um verdadeiro ícone de estilo, foi encontrada na sua casa de Paris.

No documentário, a própria cantora terá referido que tinha sobrevivido aos tratamentos sem dor: "ainda bem que não tive dores (...) não ia suportar". Mais recentemente, há cerca de um mês, o neto Bem Attal (filho de Charlotte) deu notícias da avó numa entrevista, dizendo: "tento passar o mais tempo possível com ela, pois sinto que não vou poderr fazê-lo durante muito mais tempo".

Jane Birkin nasceu em 1946, em Londres, no bairro de Marylebone, mas ganhou fama a cantar em francês, tendo-se mudado para França na década de 70. A estrela anglo-francesa ficou conhecida pela sua relação profissional e pessoal com o músico Serge Gainsbourg e foi considerada um ícone de estilo no final dos anos 60 e 70.
Je t'aime... moi non plus foi a mítica canção que eternizou este amor, do qual veio a nascer uma filha, a atriz e realizadora Charlotte Gainsbourg. O dueto foi gravado em 1968, meses depois de ambos se conhecerem nos bastidores do filme Slogan. Os dois ficaram juntos ao longo de 12 anos, mas continuaram amigos após a separação, com Gainsbourg ainda a escrever canções para Birkin.

Na época em que se conheceram, ela tinha 22 anos e ele 40. Gainsbourg tinha acabado um relacionamento com outra grande estrela, Brigitte Bardot. Ambos se tornaram símbolo do comportamento liberal, tendo causado naquela altura inúmeras polémicas. Foi o caso do grande hit Je t’aime… Moi Non Plus, que foi considerada uma música sexualmente explícita e que chegou mesmo a ser proibida em diversos países, como no Brasil, Portugal, Espanha e Reino Unido.

Como atriz, Jane participou em alguns clássicos como Blow Up (1966), Death on the Nile (1978) e Evil Under the Sun (1982). Além da carreira na música e no cinema, Birkin também foi modelo e passou a ser vista como uma criadora de tendências da moda, chegando mesmo a inspirar o design de uma carteira - a célebre Birkin, da Hermès. Até hoje é um dos acessórios mais cobiçados da marca.
Menna Rawlings, a embaixadora britânica na França, prestou homenagem a ela no Twitter, descrevendo-a como "a mais francesa das artistas britânicas". Jane Birkin era mãe de Kate Barry (faleceu em 2013) Charlotte Gainsbourg e Lou Doillon.



Celebridades, Diversão, Jane Birkin, Cinema, Moda, Música, Charlotte Gainsbourg
Tina Turner, para sempre rainha do rock'n roll
A artista estava na Suíça, país no qual viveu nos últimos anos, onde nos deixou vítima de doença prolongada, aos 83 anos.
Os rostos mais célebres na despedida de Jane Birkin
Família e amigos íntimos da cantora reuniram-se esta segunda-feira, 24 de julho, para um último adeus na igreja de Saint-Roch, em Paris. Entre os presentes estavam as suas filhas Charlotte Gainsbourg e Lou Doillon, bem como os seus netos e figuras conhecidas do cinema e música francesa, como Vanessa Paradis e Catherine Deneuve.
O discurso comovente e espirituoso de Lou Doillon, filha de Jane Birkin
"Há um diamante que deitaste fora por descuido." No último adeus à cantora britânica, as suas filhas homenagearam a forte presença de Jane em vida, tal como o vazio que já se faz sentir com a sua ausência, mas também momentos divertidos que viveram juntas.
Angus Cloud. As homenagens emotivas ao ator de 'Euphoria'
A estrela da série de sucesso deixou-nos cedo demais, com apenas 25 anos.