Celebridades

Jane Birkin deixa-nos aos 76 anos

A atriz e cantora, que se tornou um verdadeiro ícone de estilo, foi encontrada na sua casa de Paris.

Foto: Getty Images
16 de julho de 2023 Ângela Mata
Como avança o Le Parisien, a cantora e atriz Jane Birkin morreu aos 76 anos, tendo sido encontrada na sua casa, em Paris. Até ao momento, não são conhecidos mais pormenores. Sabe-se apenas que Birkin teria um cancro, algo que foi exposto no documentário Jane realizado pela sua filha Charlotte Gainsbourg

No documentário, a própria cantora terá referido que tinha sobrevivido aos tratamentos sem dor: "ainda bem que não tive dores (...) não ia suportar". Mais recentemente, há cerca de um mês, o neto Bem Attal (filho de Charlotte) deu notícias da avó numa entrevista, dizendo: "tento passar o mais tempo possível com ela, pois sinto que não vou poderr fazê-lo durante muito mais tempo".
Jane Birkin ao lado de Serge Gainsbourg.
Jane Birkin ao lado de Serge Gainsbourg. Foto: Getty Images

Jane Birkin nasceu em 1946, em Londres, no bairro de Marylebone, mas ganhou fama a cantar em francês, tendo-se mudado para França na década de 70. A estrela anglo-francesa ficou conhecida pela sua relação profissional e pessoal com o músico Serge Gainsbourg e foi considerada um ícone de estilo no final dos anos 60 e 70.

Je t'aime... moi non plus foi a mítica canção que eternizou este amor, do qual veio a nascer uma filha, a atriz e realizadora Charlotte Gainsbourg. O dueto foi gravado em 1968, meses depois de ambos se conhecerem nos bastidores do filme Slogan. Os dois ficaram juntos ao longo de 12 anos, mas continuaram amigos após a separação, com Gainsbourg ainda a escrever canções para Birkin.
Jane com a filha, Charlotte Gainsbourg.
Jane com a filha, Charlotte Gainsbourg. Foto: Getty Images

Na época em que se conheceram, ela tinha 22 anos e ele 40. Gainsbourg tinha acabado um relacionamento com outra grande estrela, Brigitte Bardot. Ambos se tornaram símbolo do comportamento liberal, tendo causado naquela altura inúmeras polémicas. Foi o caso do grande hit Je t’aime… Moi Non Plus, que foi considerada uma música sexualmente explícita e que chegou mesmo a ser proibida em diversos países, como no Brasil, Portugal, Espanha e Reino Unido.

Como atriz, Jane participou em alguns clássicos como Blow Up (1966), Death on the Nile (1978) e Evil Under the Sun (1982). Além da carreira na música e no cinema, Birkin também foi modelo e passou a ser vista como uma criadora de tendências da moda, chegando mesmo a inspirar o design de uma carteira - a célebre Birkin, da Hermès. Até hoje é um dos acessórios mais cobiçados da marca.

Menna Rawlings, a embaixadora britânica na França, prestou homenagem a ela no Twitter, descrevendo-a como "a mais francesa das artistas britânicas"Jane Birkin era mãe de Kate Barry (faleceu em 2013) Charlotte Gainsbourg e Lou Doillon

Jane Birkin em 1970.
Jane Birkin em 1970. Foto: Getty Images

 

Saiba mais
Celebridades, Diversão, Jane Birkin, Cinema, Moda, Música, Charlotte Gainsbourg
Leia também

Os rostos mais célebres na despedida de Jane Birkin

Família e amigos íntimos da cantora reuniram-se esta segunda-feira, 24 de julho, para um último adeus na igreja de Saint-Roch, em Paris. Entre os presentes estavam as suas filhas Charlotte Gainsbourg e Lou Doillon, bem como os seus netos e figuras conhecidas do cinema e música francesa, como Vanessa Paradis e Catherine Deneuve.

As Mais Lidas