Obrigada Beyoncé. A mais recente piada do TikTok que ganhou proporções desmedidas

Porque é que toda a gente, inclusive a Ryan air e a Flying Tiger, está a agradecer à Queen B? Por cá, também Madalena Abecasis já o fez.

Foto: Getty Images
25 de outubro de 2024 às 16:36 Lara Duarte / Com Rita Silva Avelar

Beyoncé é habitualmente denominada pelos seus fãs de rainha ou deusa, mas, recentemente, a idolatração da cantora como se de uma religião ou doutrina se tratasse tem sido questionada. No entanto, as piadas e teorias da conspiração acerca da legião de fãs e da sua líder são já recorrentes ao longo dos seus anos de fama, gerando acusações que Beyoncé e o marido pertencem aos Iluminati ou outros cultos secretos que lideram o mundo. Esta é só uma das teorias. Em 2014, o Saturday Night Live elaborou um sketch com o convidado Andrew Garfield onde explicava o que acontece a alguém que fala mal da Beyoncé. A resposta é simples: desaparece. Não podem existir inimigos ou haters da "rainha".

No TikTok têm surgido compilações de artistas a agradecer à cantora quando ganham prémios de música. Em 2009, Britney Spears passou grande parte do seu discurso nos VMA's a agradecer-lhe por ser uma inspiração. Em 2017, Adele referiu-se a Beyoncé dizendo: " [sinto que] não posso aceitar este prémio, sinto-me muito humilde e agradecida, mas a artista da minha vida é a Beyoncé" quando recebeu um dos seus cinco Grammys da noite. Mais recentemente, também Lizzo e Meghan The Stallion não esqueceram o agradecimento à Queen B.

PUB
Foto: Getty Images

Importante referir que Beyoncé não esteve envolvida em nenhum dos álbuns das vencedoras. A coincidência gerou burburinhos. Estas cantoras pareciam estar quase a pedir desculpa por terem ganho ou com medo da cantora, mostrando uma obrigação de estar do lado dela.

Foto: Getty Images

Esta teoria da conspiração e respetivas compilações nostálgicas que mostram que agradecer à Beyoncé é uma regra começou depois de Sean Diddy Combs ter sido formalmente acusado de inúmeros abusos sexuais (crescendo em acusações desde que foi detido em setembro). As festas de P Diddy eram conhecidas pelas inúmeras celebridades que as frequentavam, e a inocência dos convidados começou a ser posta em causa, por parecer impossível que terá feito sempre tudo sozinho [no que aos delitos que alegadamente cometou diz respeito]. Beyoncé e Jay Z sempre se mostraram amigos próximos do anfitrião, o que fez com que as teorias explodissem no online.

Foto: Getty Images

Nos buracos mais escuros da internet, dizem que as mortes misteriosas de Michael Jackson, Tupac, Biggie e Aaliyah podem estar ligadas a P Diddy. Aaliyah era a maior concorrente de música de Beyoncé e morreu tragicamente em 2001, aos 22 anos, num misterioso acidente de avião. Os rumores são que P Diddy terá orquestrado o acidente para proteger a carreira da amiga Beyoncé.

PUB

Nestas conspirações, até Kanye West pareceu um santo, justificando a invasão de palco nos VMA's em 2009, quando Taylor Swift estava a discursar na aceitação de um prémio. Nesse incidente, o cantor chamou a atenção para Beyoncé, gerando um ódio ao cantor durante anos por parte dos fãs da cantora, que na altura tinha acabado de entrar na indústria. Agora, põe-se em causa se Kanye não estaria a tirar Taylor Swift da mira de Beyoncé.

Foto: Getty Images

Desde o início dos rumores, agradecer à Beyoncé tornou-se uma piada tendência, com criadores nas redes sociais a agradecer-lhe em qualquer ocasião, como apresentações de trabalhos académicos, espirrar, ou até mesmo terem vivido aquele dia. Esta semana, até Madalena Abecasis agradeceu numa publicação de publicidade no seu Instagram. A criatividade é o limite.

PUB

Num mundo pós conspiração, já Jojo Siwa e Kelsea Balllerini agradeceram a Beyoncé, em dois eventos distintos, deixando a questão se seria num tom sério ou em puro sarcasmo.

Online, as teorias da conspiração que nascem diariamente são impossíveis de contabilizar, mas as proporções de agradecer à Beyoncé tornaram-se uma autêntica piada interna para os mais "cronicamente online", chegando até aos departamentos de marketing de marcas como Ryanair ou Flying Tiger, que partilham a sua versão da brincadeira nas redes sociais.

Pelo sim pelo não: queria agradecer à Beyoncé por inspirar este texto.

PUB
leia também

Sean 'Diddy' Combs enfrenta a possibilidade de prisão perpétua

O rapper e produtor de música foi detido no início da semana, em Nova Iorque, e enfrenta uma infindável lista de crimes que lhe podem conceder uma vida na prisão. O juiz recusou decretar fiança e prisão domiciliária com receio de que intimide as vítimas e testemunhas.

PUB
PUB