O talento escondido e impensável da rainha Camilla

Quando se casou com o príncipe Carlos, em 2005, é provável que Camilla tenha pensado que, mas cedo ou mais tarde, se tornaria rainha do Reino Unido, do Commonwealth, talvez mesmo dos corações dos seus súbditos. O que não lhe deve ter ocorrido é que um dia seria rainha dos podcasts.

Foto: Getty Images
21 de maio de 2024 às 16:28 Madalena Haderer

Imagine estar na biblioteca pessoal da rainha Camilla, vê-la passar os dedos pelas lombadas dos livros enquanto procura um sobre o qual lhe quer falar e, entretanto, pouco antes do chá e dos scones, chega o autor do livro para uma agradável conversa sobre a sua obra. É uma ideia simpática, principalmente para quem gosta de livros, mas difícil de pôr em prática. Ou será? Desde que faça o seu próprio chá, agora pode passar meia hora por semana a ouvir Camilla falar sobre o seu amor pelos livros e escritores famosos explicarem como criaram as obras preferidas pelo público. 

Tudo isto para dizer que Camilla tem o seu próprio podcast. Chama-se The Queen’s Reading Room e foi uma evolução natural do clube de leitura com o mesmo nome que criou no Instagram, durante a pandemia, para incentivar as pessoas a ler, mas também para estreitar os laços da comunidade num momento em que as pessoas se sentiam perdidas, por um lado, e, por outro, tinham bastantes tempo livre entre mãos.

PUB

The Queen’s Reading Room foi lançado no início deste ano e saltou imediatamente para o top de podcasts mais ouvidos, com bibliófilos de 158 países a sintonizarem – se ainda fosse preciso sintonizar – todas as semanas. Depois dos primeiros nove episódios, que se estenderam de janeiro a março, com um novo episódio a cada segunda-feira, chega agora a segunda temporada.

Na primeira temporada The Queen’s Reading Room teve como convidados escritores tão apreciados pelos leitores de todo o mundo, como Elif Shafak, mas também de bem conhecidos amantes de livros, como a atriz e modelo Joanna Lumley, que leva os ouvintes do podcast numa viagem auditiva pela sua biblioteca. Já o primeiro episódio da segunda temporada não desilude e traz o escritor Neil Gaiman, muito conhecido pelos seus livros Good Omens e American Gods, ambos transformados em séries do Amazon Prime.

The Queen’s Reading Room está disponível nas plataformas do costume. Se sempre quis saber o que lê uma rainha, tem aqui a sua oportunidade.

PUB
leia também

Realeza. O que acontece a Camilla se viver mais tempo do que Carlos?

O rei de Inglaterra acaba de ser diagnosticado com cancro, um cenário que coloca uma série de questões sobre o futuro da monarquia britânica e de alguns dos seus membros mais ativos, como Camilla e William, o sucessor ao trono. Mas também sobre Harry, o duque de Sussex.

PUB
PUB