Novas marcas e mais beleza: a Perfumes & Companhia de Sintra está de cara lavada

O Alegro Sintra tem um novo ponto de paragem obrigatório para os fãs de beleza. A Perfumes & Companhia renovou a loja do piso 0 e está diferente de tudo o que já conhecia, com mais luz, novas marcas e experiências para todos os gostos e carteiras.

27 de outubro de 2025 às 10:32 Máxima

Entrar na do Alegro Sintra é perceber, logo à primeira vista, que algo mudou e mudou para melhor. Não é só o logótipo da marca que está mais moderno, este novo espaço abre caminho para um percurso luminoso que já não é o quadrado previsível de sempre. Agora, as curvas convidam a descobrir, sem pressa, universos distintos que convivem pela primeira vez num único piso: perfumes, cosmética, maquilhagem, cabelo e parafarmácia.

“Queremos que cada visita seja uma jornada de beleza”, resume Pedro Aragonez, diretor-geral da Perfumes & Companhia. “Esta loja é o primeiro espaço do nosso novo conceito: reúne no mesmo sítio tudo o que o cliente procura, e que muitas vezes encontrava separado entre perfumaria, farmácia e cabeleireiro”, explica o representante. Não é apenas uma remodelação, é o primeiro capítulo de uma nova era para a cadeia de beleza mais carismática do país.

PUB

A arquitetura tem assinatura Malherbe Paris, o atelier responsável, por exemplo, pelas Maison Dior. O desenho inspira-se na natureza: um corredor de luxo que evoca a areia, uma área de dermocosmética mais pura que remete para a água e a luz, uma zona fun com reflexos iridescentes e um canto dedicado a cuidados de cabelo com madeira quente. Tudo isto sem perder os códigos visuais da marca. O vermelho, esse, continua presente, agora em toques elegantes que convivem com novos materiais e cores. “Eu entro aqui e continuo a ver que é a Perfumes & Companhia”, diz Pedro Aragonez. “Um destino de beleza irreverente, moderno e para toda a gente”, conclui o diretor-geral da marca.

1 de 7
PUB
2 de 7
3 de 7
4 de 7
PUB
5 de 7
6 de 7
7 de 7
PUB

Luxo de sempre, tendências de agora

Localizada no piso 0, a renovada loja no Alegro Sintra junta os clássicos de sempre com novas marcas que vieram para ficar. As fragrâncias e as referências premium continuam a marcar presença, mas as portas abrem-se agora à dermocosmética e à maquilhagem acessível. “Esta loja tem mais 120 marcas do que uma loja Perfumes & Companhia convencional”, enumera o diretor-geral. Com este novo leque de insígnias, a Perfumes & Companhia atinge orgulhosamente a meta das 300 marcas nesta loja.

PUB

Entre as novidades destacam-se nomes na dermocosmética, como Caudalie, Avène, La Roche-Posay, CeraVe, ou Bioderma, e um portefólio de maquilhagem com referências acessíveis, como L’Oréal Paris, Essence, Max Factor, Revolution ou Catrice. Uma oferta que conjuga as marcas mais reconhecidas de luxo, como Chanel, com as tendências mais atuais, como a recém-chegada Sol de Janeiro, já com um expositor próprio na loja. E, naturalmente, mantêm-se marcas exclusivas como a Eisenberg Paris, Juliette Has a Gun, Novexpert, Anny e Baldessarini.

1 de 4
PUB
2 de 4
3 de 4
4 de 4
PUB

Há mais escolhas nas prateleiras e é fácil perder a conta ao número de produtos que queremos acrescentar ao cesto de compras. Se num corredor saltam à vista referências de higiene e bem-estar como Nivea, Labello, Garnier, Freshly e OGX, noutro canto encontramos uma área dedicada a cuidados de cabelo com gamas profissionais como Kérastase, L’Oréal Professionnel, Redken e Wella – sem esquecer os modeladores de insígnias como GHD, BaByliss e Steampod. E ainda sobra espaço para uma parede dedicada ao beauty on the go: tamanhos de viagem e acessórios perfeitos para levar para todo o lado.

A Perfumes & Companhia como nunca a viu

O que motivou esta mudança? “Ouvimos o consumidor”, refere Sofia Fernandes, diretora comercial das novas categorias. “Muitos procuravam soluções de cuidado de pele que não encontravam connosco, questões como acne, manchas, rosácea, pele atópica. Outros queriam preços e categorias que antes não tínhamos. E havia um padrão: visitavam-nos muito no Natal para oferecer, mas menos ao longo do ano para o cuidado pessoal”, adianta.

“Também percebemos que o nosso consumidor era muito focado numa faixa etária dos 45 anos para cima, e sentimos a necessidade de ‘targuetizar’ também os millennials, a geração Z e trazer aqui mais clientes novos para a nossa loja”, sublinha. “Queremos ser a one-stop shop para o cliente durante todo o ano: do protetor solar diário ao presente especial até aos cuidados de mamã e bebé”, conta a responsável.

Preços para todas as carteiras

PUB

E como se preserva o ADN da marca no meio de tanta mudança? “Outros players fazem este movimento com uma energia muito intensa. Nós propomos um ambiente mais calmo, de descoberta e interação, com três patamares claros: oferta maior, serviço especializado e preço promocional competitivo”, responde Sofia Fernandes. “O que quero é que o cliente sinta que este é um playground de descoberta. Que se divirta, explore e veja o que temos para oferecer. É a casa do cliente”, incentiva a diretora comercial.

Hoje na (P&C para os amigos) é possível encontrar um hidratante de 5€ ou uma máscara de pestanas de 3€ na área Beauty on a Budget, sem perder o acesso às marcas aspiracionais (sim, porque um batom da Dior nunca perde o encanto). Existe até um sítio dedicado a últimas oportunidades com preços significativamente mais baixos nas últimas unidades dos produtos.

No arranque do conceito, há ainda campanhas fortes como até 35% de desconto em dermocosmética e leve 3, pague 2 em maquilhagem que merecem uma visita.

K-Beauty chegou (e veio para ficar)

PUB

Mas uma das novidades que gera mais curiosidade é a K-Beauty. Primeiro, conquistou o online. Agora, as marcas coreanas chegam fisicamente ao Alegro Sintra e seguirão para mais lojas. “A K-Beauty está no mercado há cerca de 10 anos, portanto, já não é uma tendência, é uma tendência consolidada, mas não estava democraticamente distribuída pelos pontos físicos”, nota Sofia Fernandes. A adesão fala por si: “O lançamento no digital foi bombástico porque tínhamos stock para um mês e esgotou em dois dias”, confessa a diretora comercial.

Na prateleira, há nomes que os fãs de uma glass skin e rotinas inteligentes reconhecem: Beauty of Joseon, COSRX, Medicube, ANUA, Biodance e Skin1004. E mais novidades estão a caminho. Este é a prova viva de que uma marca com quase 30 anos de história pode estar próxima das tendências internacionais, sem perder a vocação portuguesa de aconselhar com rigor e empatia.

Aconselhamento que faz a diferença

Mas uma loja não se faz só de prateleiras. Continua a ser o aconselhamento personalizado a grande assinatura da Perfumes & Companhia. As tradicionais Conselheiras Pessoais de Beleza continuam a distribuir sorrisos pelo espaço mas agora somam-se especialistas de bata branca em dermocosmética para elevar o aconselhamento técnico. A loja integra ainda um diagnóstico de pele gratuito – que avalia hidratação, manchas, rugas e sensibilidade – para ajudar o cliente a selecionar os melhores produtos em função do seu tipo de pele e do estado em que esta se encontra.

PUB

Na maquilhagem, há um corner renovado que ganha protagonismo com quatro postos para experimentar texturas, tons e técnicas, sempre com apoio de profissionais especializados. Ao lado, o Beauty Studio oferece tratamentos faciais e funciona como um espaço de aconselhamento personalizado. “É um cantinho idealizado para os nossos clientes usufruírem de sessões de tratamento e diagnóstico com conselheiros da própria marca e os clientes são convidados a marcar um horário e usufruir do serviço”, apresenta Sofia Fernandes. “Somos os únicos que o fazem e diferenciamo-nos por estas ações de marcas”, acrescenta a diretora comercial.

1 de 3
PUB
2 de 3
3 de 3

A arte de oferecer começa aqui

Porque a P&C é, desde sempre, o destino preferido para presentes, a experiência estende-se agora ao gifting – que ganha uma área própria intitulada Art of Gifting. Aqui, o cliente encontra vários tipos de embrulho e pode personalizar a fita com nomes ou mensagens especiais. Há gift cards e um detalhe irresistível: um código QR para associar uma dedicatória em vídeo a cada presente. Pequenos gestos que transformam compras em memórias. “Se o gifting é um dos nossos pilares, o que nos diferencia dos restantes, fazia sentido elevá-lo”, destaca Pedro Aragonez.

PUB

Tudo isto encaixa no plano P&C 2030: 30 milhões de euros de investimento até 2030, focados em renovação de lojas (10-12 por ano até perfazer as 60 principais com o novo conceito), logística (o armazém duplicou), comunicação e rebranding, transformação digital e, sobretudo, pessoas. “Queremos ser uma marca mais próxima das pessoas”, realça o general manager da Perfumes & Companhia.

Uma nova era de beleza em Portugal

Depois de Sintra, a segunda loja a revelar “cara lavada” foi a nova abertura da P&C em Alvalade, na Avenida da Igreja. Segue-se a renovação das lojas de Coimbra, Viseu e Gaia. Ao mesmo tempo, a marca portuguesa gostaria de abrir novas localizações em áreas com potencial. A ambição é clara: crescer em número de lojas e levar a nova experiência a mais pontos do país. No total, a Perfumes & Companhia já conta com uma rede de mais de 120 lojas em todo o território nacional.

PUB

E o digital? Cresce (e muito). A loja online foi redesenhada para passar a oferecer mais de 10 mil novas referências, somando-se às 20 mil já existentes, e tem a ambição de duplicar as vendas online nos próximos dois anos. Com o Click & Collect a representar já cerca de 30% das encomendas online, a loja reforça a função de ponto de encontro entre canais: compra-se no site, levanta-se em loja, experimenta-se no balcão e volta-se quando for preciso um conselho. “Em 2024, recebemos cerca de 1 milhão de clientes em loja e fizemos 2 milhões de transações, o que reforça a importância da experiência em loja”, partilha Pedro Aragonez.

“Este é o início de uma nova era de beleza em Portugal”, resume o próprio diretor-geral. O convite está feito. O resto é deixar-se levar pela jornada: do perfume que marca memórias ao sérum que muda rotinas, do batom tendência ao embrulho com mensagem especial. Como nunca se viu na .

PUB
PUB