Novas marcas e mais beleza: a Perfumes & Companhia de Sintra está de cara lavada
O Alegro Sintra tem um novo ponto de paragem obrigatório para os fãs de beleza. A Perfumes & Companhia renovou a loja do piso 0 e está diferente de tudo o que já conhecia, com mais luz, novas marcas e experiências para todos os gostos e carteiras.
27 de outubro de 2025 às 10:32 Máxima
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na Perfumes & Companhia do Alegro Sintra é perceber, logo à primeira
vista, que algo mudou e mudou para melhor. Não é só o logótipo da marca que
está mais moderno, este novo espaço abre caminho para um percurso luminoso que
já não é o quadrado previsível de sempre. Agora, as curvas convidam a descobrir,
sem pressa, universos distintos que convivem pela primeira vez num único
piso: perfumes, cosmética, maquilhagem, cabelo e parafarmácia.
“Queremos
que cada visita seja uma jornada de beleza”, resume Pedro Aragonez,
diretor-geral da Perfumes & Companhia. “Esta loja é o primeiro espaço do
nosso novo conceito: reúne no mesmo sítio tudo o que o cliente procura, e
que muitas vezes encontrava separado entre perfumaria, farmácia e
cabeleireiro”, explica o representante. Não é apenas uma remodelação, é o primeiro
capítulo de uma nova era para a cadeia de beleza mais carismática do país.
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A
arquitetura tem assinatura Malherbe Paris, o atelier responsável, por
exemplo, pelas Maison Dior. O desenho inspira-se na natureza: um corredor de
luxo que evoca a areia, uma área de dermocosmética mais pura que remete para a
água e a luz, uma zona fun com reflexos iridescentes e um canto dedicado
a cuidados de cabelo com madeira quente. Tudo isto sem perder os códigos
visuais da marca. O vermelho, esse, continua presente, agora em toques
elegantes que convivem com novos materiais e cores. “Eu entro aqui e continuo a
ver que é a Perfumes & Companhia”, diz Pedro Aragonez. “Um destino de
beleza irreverente, moderno e para toda a gente”, conclui o diretor-geral da
marca.
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Luxo
de sempre, tendências de agora
Localizada
no piso 0, a renovada loja no Alegro Sintra junta os clássicos de sempre com
novas marcas que vieram para ficar. As fragrâncias e as referências
premium continuam a marcar presença, mas as portas abrem-se agora à dermocosmética
e à maquilhagem acessível. “Esta loja tem mais 120 marcas do que uma
loja Perfumes & Companhia convencional”, enumera o diretor-geral. Com este
novo leque de insígnias, a Perfumes & Companhia atinge orgulhosamente a
meta das 300 marcas nesta loja.
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Entre
as novidades destacam-se nomes na dermocosmética, como Caudalie, Avène,
La Roche-Posay, CeraVe, ou Bioderma, e um portefólio de
maquilhagem com referências acessíveis, como L’Oréal Paris, Essence,
Max Factor, Revolution ou Catrice. Uma oferta que conjuga
as marcas mais reconhecidas de luxo, como Chanel, com as
tendências mais atuais, como a recém-chegada Sol de Janeiro, já com um
expositor próprio na loja. E, naturalmente, mantêm-se marcas exclusivas
como a Eisenberg Paris, Juliette Has a Gun, Novexpert, Anny
e Baldessarini.
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Há
mais escolhas nas prateleiras e é fácil perder a conta ao número de produtos
que queremos acrescentar ao cesto de compras. Se num corredor saltam à vista
referências de higiene e bem-estar como Nivea, Labello, Garnier,
Freshly e OGX, noutro canto encontramos uma área dedicada a cuidados
de cabelo com gamas profissionais como Kérastase, L’Oréal
Professionnel, Redken e Wella – sem esquecer os modeladores
de insígnias como GHD, BaByliss e Steampod. E ainda sobra
espaço para uma parede dedicada ao beauty on the go: tamanhos de
viagem e acessórios perfeitos para levar para todo o lado.
A
Perfumes & Companhia como nunca a viu
O
que motivou esta mudança? “Ouvimos o consumidor”, refere Sofia Fernandes,
diretora comercial das novas categorias. “Muitos procuravam soluções de cuidado
de pele que não encontravam connosco, questões como acne, manchas, rosácea,
pele atópica. Outros queriam preços e categorias que antes não tínhamos. E
havia um padrão: visitavam-nos muito no Natal para oferecer, mas menos ao longo
do ano para o cuidado pessoal”, adianta.
“Também
percebemos que o nosso consumidor era muito focado numa faixa etária dos 45
anos para cima, e sentimos a necessidade de ‘targuetizar’ também os millennials,
a geração Z e trazer aqui mais clientes novos para a nossa loja”, sublinha.
“Queremos ser a one-stop shop para o cliente durante todo o ano: do
protetor solar diário ao presente especial até aos cuidados de mamã e bebé”,
conta a responsável.
Preços
para todas as carteiras
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E
como se preserva o ADN da marca no meio de tanta mudança? “Outros players
fazem este movimento com uma energia muito intensa. Nós propomos um ambiente
mais calmo, de descoberta e interação, com três patamares claros: oferta maior,
serviço especializado e preço promocional competitivo”, responde Sofia
Fernandes. “O que quero é que o cliente sinta que este é um playground
de descoberta. Que se divirta, explore e veja o que temos para oferecer. É a
casa do cliente”, incentiva a diretora comercial.
Hoje
na Perfumes & Companhia (P&C para os amigos) é possível encontrar um hidratante
de 5€ ou uma máscara de pestanas de 3€ na área Beauty on a Budget,
sem perder o acesso às marcas aspiracionais (sim, porque um batom da Dior nunca
perde o encanto). Existe até um sítio dedicado a últimas oportunidades com
preços significativamente mais baixos nas últimas unidades dos produtos.
No
arranque do conceito, há ainda campanhas fortes como até 35% de desconto em
dermocosmética e leve 3, pague 2 em maquilhagem que merecem uma
visita.
K-Beauty
chegou (e veio para ficar)
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Mas
uma das novidades que gera mais curiosidade é a K-Beauty. Primeiro,
conquistou o online. Agora, as marcas coreanas chegam fisicamente
ao Alegro Sintra e seguirão para mais lojas. “A K-Beauty está no mercado
há cerca de 10 anos, portanto, já não é uma tendência, é uma tendência
consolidada, mas não estava democraticamente distribuída pelos pontos físicos”,
nota Sofia Fernandes. A adesão fala por si: “O lançamento no digital foi
bombástico porque tínhamos stock para um mês e esgotou em dois dias”,
confessa a diretora comercial.
Na
prateleira, há nomes que os fãs de uma glass skin e rotinas
inteligentes reconhecem: Beauty of Joseon, COSRX, Medicube,
ANUA, Biodance e Skin1004. E mais novidades estão a
caminho. Este é a prova viva de que uma marca com quase 30 anos de história
pode estar próxima das tendências internacionais, sem perder a vocação
portuguesa de aconselhar com rigor e empatia.
Aconselhamento
que faz a diferença
Mas
uma loja não se faz só de prateleiras. Continua a ser o aconselhamento
personalizado a grande assinatura da Perfumes & Companhia. As
tradicionais Conselheiras Pessoais de Beleza continuam a distribuir
sorrisos pelo espaço mas agora somam-se especialistas de bata branca em
dermocosmética para elevar o aconselhamento técnico. A loja integra ainda um diagnóstico
de pele gratuito – que avalia hidratação, manchas, rugas e sensibilidade –
para ajudar o cliente a selecionar os melhores produtos em função do seu tipo
de pele e do estado em que esta se encontra.
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Na
maquilhagem, há um corner renovado que ganha protagonismo com quatro postos para
experimentar texturas, tons e técnicas, sempre com apoio de profissionais
especializados. Ao lado, o Beauty Studio oferece tratamentos faciais e
funciona como um espaço de aconselhamento personalizado. “É um cantinho
idealizado para os nossos clientes usufruírem de sessões de tratamento e
diagnóstico com conselheiros da própria marca e os clientes são convidados a marcar
um horário e usufruir do serviço”, apresenta Sofia Fernandes. “Somos os únicos
que o fazem e diferenciamo-nos por estas ações de marcas”, acrescenta a
diretora comercial.
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A
arte de oferecer começa aqui
Porque
a P&C é, desde sempre, o destino preferido para presentes, a experiência
estende-se agora ao gifting – que ganha uma área própria intitulada Art
of Gifting. Aqui, o cliente encontra vários tipos de embrulho e pode
personalizar a fita com nomes ou mensagens especiais. Há gift
cards e um detalhe irresistível: um código QR para associar uma
dedicatória em vídeo a cada presente. Pequenos gestos que transformam
compras em memórias. “Se o gifting é um dos nossos pilares, o que nos
diferencia dos restantes, fazia sentido elevá-lo”, destaca Pedro Aragonez.
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Tudo
isto encaixa no plano P&C 2030: 30 milhões de euros de investimento até
2030, focados em renovação de lojas (10-12 por ano até perfazer as
60 principais com o novo conceito), logística (o armazém duplicou), comunicação
e rebranding, transformação digital e, sobretudo, pessoas. “Queremos ser
uma marca mais próxima das pessoas”, realça o general manager da
Perfumes & Companhia.
Uma
nova era de beleza em Portugal
Depois
de Sintra, a segunda loja a revelar “cara lavada” foi a nova abertura da
P&C em Alvalade, na Avenida da Igreja. Segue-se a renovação das
lojas de Coimbra, Viseu e Gaia. Ao mesmo tempo, a marca portuguesa gostaria
de abrir novas localizações em áreas com potencial. A ambição é clara:
crescer em número de lojas e levar a nova experiência a mais pontos do país. No
total, a Perfumes & Companhia já conta com uma rede de mais de 120 lojas
em todo o território nacional.
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E
o digital? Cresce (e muito). A loja online foi redesenhada para passar a
oferecer mais de 10 mil novas referências, somando-se às 20 mil já existentes,
e tem a ambição de duplicar as vendas online nos próximos dois anos. Com
o Click & Collect a representar já cerca de 30% das encomendas online,
a loja reforça a função de ponto de encontro entre canais: compra-se no site,
levanta-se em loja, experimenta-se no balcão e volta-se quando for preciso um
conselho. “Em 2024, recebemos cerca de 1 milhão de clientes em loja e fizemos 2
milhões de transações, o que reforça a importância da experiência em loja”,
partilha Pedro Aragonez.
“Este
é o início de uma nova era de beleza em Portugal”, resume o próprio
diretor-geral. O convite está feito. O resto é deixar-se levar pela jornada: do
perfume que marca memórias ao sérum que muda rotinas, do batom tendência ao
embrulho com mensagem especial. Como nunca se viu na Perfumes & Companhia.