Vitaminas e minerais que fazem milagres pelo sistema imunitário (e ajudam a combater os vírus)
Há várias mudanças que podemos fazer pelo nosso sistema imunitário. Uma delas é reforçá-lo para que, em pleno inverno e época de festas, consigamos fazer o máximo para torná-lo mais forte e resistente a contágios, seja de uma gripe normal ou de covid-19.

Segundo Cristina Palacios, professora de dietética e nutrição do instituto Robert Stempel College of Public Health & Social Work, na Florida, os suplementos e alimentos ricos em certas vitaminas e minerais são cruciais. "Aqueles de nós que têm um melhor estado nutricional podem combater a doença melhor do que outros", refere esta docente, num artigo publicado no site do instituto, e que vai mais longe ao dizer que "temos constantemente agentes patogénicos, tais como vírus e bactérias, a entrar no nosso corpo" e que "se o nosso sistema imunitário estiver a funcionar realmente bem, não somos infetados." E acrescenta: "Em geral, a nutrição afeta todo o nosso corpo. Todos os processos corporais requerem enzimas, e muitas vitaminas e minerais ajudam as enzimas a funcionar melhor. Há o ditado: "Somos o que comemos". É verdade. Se quisermos ser saudáveis, temos de consumir certos nutrientes".
Primeiro, a vitamina C, já conhecida com uma ótima fonte de reforço do sistema imunitário. No artigo em questão, Palacios reforça que a vitamina C é vital para a saúde dos leucócitos, um tipo de glóbulos brancos que ajudam a combater as infeções. É particularmente importante durante uma pandemia, por isso recomenda que os adultos tomem um suplemento de vitamina C de 1000 mg duas vezes por dia. Também há alimentos ricos nesta vitamina, como o sumo de laranja e laranjas, bem como outras frutas e vegetais cítricos, incluindo toranjas, morangos, tomates e arandos.

E também o zinco. Esta professora explica que o zinco é crucial para o desenvolvimento e funcionamento normal das células que regulam parte do sistema imunitário, e acrescenta que há estudos que demonstraram que o aumento das concentrações de zinco pode inibir a replicação de vírus como o poliovírus e o SARS-coronavírus. Recomenda que os aos adultos tomem um suplemento de zinco de 40 mg ou menos uma vez por dia.
Por fim, Cristina Palacios explica ainda que podemos adquirir pelo menos quatro outras vitaminas e minerais através de uma alimentação equilibrada e rica:
Vitamina A, através de laticínios e ovos, bem como frutas laranjas e amarelas.

Vitamina B9, que além de prevenir infeções respiratórias em crianças, pode consumir-se em alimentos com folato (em folhas verdes como espinafres) e ácido fólico (em alimentos fortificados, incluindo massas e pão).
Probióticos, pois há certas estirpes de probióticos que em situações específicas podem prevenir infeções das vias respiratórias superiores. É possível encontrar probióticos no iogurte e no leite fermentado.





Com as eleições presidenciais à porta, vale a pena recuperar alguns dos comentários do candidato à Presidência da República.
"Um evento de muita felicidade também pode criar ansiedade." A partir do seu consultório em Lisboa, Tâmara Castelo, especialista em medicina chinesa, explica quais os passos a dar quando a ansiedade ataca. Veja o vídeo.
Há pelo menos três signos que não vão ter um ano favorável e estas são as razões que o explicam.
A atriz revelou-nos os truques para fazer uma maquilhagem igual à de Laura Diogo, a cantora das Doce a quem Ana Marta Ferreira dá vida no filme Bem Bom.