Beleza / Wellness

Será que sabe mesmo como evitar ficar com o cabelo oleoso?

O cabelo oleoso é um problema que nos incomoda... será que devemos lavar o cabelo todos os dias para o evitar?

Foto: Photo by Kinga Cichewicz on Unsplash
26 de outubro de 2020 | Inês Esteves

A correria dos nossos dias faz com que cada uma de nós se adapte a uma rotina de lavar o cabelo, e por vezes lavamo-lo vezes a mais, talvez todos os dias. Isto porque, afinal, quem não gosta da sensação do cabelo lavado?

Segundo as conclusões dos mais recentes estudos levados a cabo pela Pantene e pela Schwarzkopf sobre cabelos, o problema não está na quantidade de vezes que os lavamos, mas sim  como o fazemos. Há problema sim, se o lavarmos todos os dias com champôs que não sejam adequados para nós.

O processo do cabelo oleoso é natural, pois nas raízes existem glândulas sebáceas que segregam uma substância oleosa chamada sebo (que é benéfica!) e que faz com que o cabelo esteja saudável. No entanto, casos de cabelos extremamente oleosos, que podem causar alguma queda de cabelo e caspa, podemter uma origem hereditária, ser originados por maus hábitos alimentares, por medicação, ou simplesmente serem provocados pelo pouco cuidado com o cabelo.  Há outros fatores que podem contribuir para o cabelo oleoso, como situações de stress ou até as condições metereológicas.

Posto isto, aqui estão alguns conselhos:

Leia também

É importante usar produtos adequados. Por isso, usar produtos de cuidado especial ajuda a restabelecer o equilíbrio na produção de óleo. Produtos com algas marinhas, alecrim, urtigas, camomila ou salva apaziguam o couro cabeludo.

Se tiver cabelo oleoso, qualquer produto que ajude a repor proteínas, que tenha lípidos como óleos ou silicones, não é adequado para si, pois só irá piorar a situação.

Quando for escolher um champô tente optar por um que seja transparente (quanto mais natural, melhor) e evite champôs cremosos. E ao usá-lo, faça bastante espuma no couro cabeludo, porque é onde deve concentrar a maior parte da lavagem. (Se conseguir lavá-lo de manhã é o ideal, pois à noite as glândulas sebáceas são mais ativas.)

Quando o cabelo está oleoso, o couro cabeludo fica mais sensível, logo, na lavagem a água não deve estar demasiado quente e se tiver que usar um secador, tente usar na definição "menos quente", para que o couro cabeludo não fique mais irritado. Evite também tranças apertadas ou chapéus, estas também causam irritação.

Leia também

Tente não mexer no cabelo com frequência, porque a gordura das mãos transfere-se facilmente para o cabelo, assim como tê-lo perto da cara – se a tendência for ter a pele oleosa, tê-la perto da cara também vai resultar na transferência de óleos.

Porém, se tiver um caso mais grave de oleosidade, deve contactar um dermatologista.

Leia também
Saiba mais saúde, Pantene, Schwarzkopf, cabelo, cuidados capilares, produtos, wellness, beleza, oleosidade
Relacionadas

Dar a volta (de mãos dadas)

Outubro é o mês internacional de prevenção do cancro da mama. O que podem hoje esperar as mulheres que lutam contra a doença? Que não estão sozinhas, acima de tudo. E que há um depois da doença.

Mais Lidas