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Beleza / Wellness

Patrícia Fisas: “Em vez de irem ao psiquiatra, que venham a um gabinete de estética”

Em Portugal para celebrar os 25 anos da linha Diamond, Patrícia Fisas falou-nos sobre a origem improvável da Natura Bissé, as inovações que moldam a marca hoje e por que um ritual de massagem pode ser mais promissor do que uma sessão de terapia.

Patrícia Fisas promove linha Diamond da Natura Bissé em Portugal
Patrícia Fisas promove linha Diamond da Natura Bissé em Portugal Foto: DR
10 de dezembro de 2025 às 09:00 Madalena Alçada Baptista

Fundada em Barcelona em 1979, a Natura Bissé nasceu graças ao olhar atento de Ricardo Fisas: o efeito regenerador do colagénio nas mãos dos colaboradores da fábrica de processamento de aminoácidos onde trabalhava despertou-lhe a curiosidade. Daí ao primeiro creme foi um salto ousado.  

Quatro décadas depois, a marca é uma referência no setor da cosmética de luxo e está presente em mais de 75 países com uma abordagem que alia ciência, sensorialidade e um forte espírito familiar. 

A Diamond Collection, criada em 2000, tornou-se a linha mais conhecida da Natura Bissé. O seu segredo? Uma fórmula que combina nutrição, proteção e ativação da pele com base nas propriedades da Artemia salina, um microrganismo marinho com efeitos energizantes a nível celular.  

Desde 2016, a marca mede o nível de bem-estar em cada etapa dos seus protocolos de massagem – usando ondas cerebrais, biomarcadores e realidade virtual – para garantir resultados mensuráveis. “Se melhorarmos um pouco em cada passo, no fim temos um protocolo excelente”, explicou Patrícia Fisas, filha do fundador da Natura Bissé. Os estudos confirmam: um aumento de 67 por cento no bem-estar após cada tratamento. Um luxo que vai além da pele. 

A Natura Bissé tem uma longa história e uma forte tradição. Pode falar-nos sobre as origens da marca? 

A Natura Bissé nasceu em Barcelona, em 1979, e é uma empresa familiar criada pelos meus pais – este ano celebramos 45 anos de trajetória.  

A história começou quando, nos anos 1970, o meu pai era diretor-geral de uma empresa que processava aminoácidos de colagénio e elastina para ração e nutrição animal e reparou num aspeto curioso: as mãos dos operários que manipulavam esses compostos eram muito suaves e delicadas. 

Com a crise económica em Espanha, a empresa faliu e, aos 50 anos, o meu pai viu-se com quatro filhos e sem emprego. Foi nesse momento que percebeu que teria de se reinventar. Com todo o conhecimento acumulado sobre o uso de aminoácidos de colagénio e elastina, juntou-se a um amigo químico e outro dermatologista, em Barcelona, e começaram a investigar os benefícios desses aminoácidos na pele. 

Fizeram um teste com dois cremes: um com aminoácidos de colagénio e elastina para pele seca e outro com aminoácidos naturais livres de queratina para pele oleosa. Foi feito um estudo duplo-cego no hospital Vall d’Hebron, no qual aplicaram o produto numa metade do rosto e um placebo na outra. Os resultados foram surpreendentes: a hidratação, elasticidade e regeneração da pele melhoraram significativamente nos casos de pele seca e, nas peles oleosas, conseguiu-se um controlo eficaz do sebo. 

Inicialmente, o meu pai pensou em comercializar o princípio ativo em vez do produto final, mas os seus colaboradores convenceram-no de que o ideal seria vender o produto acabado. Assim, num contexto em que o colagénio começava a ser tendência, lançaram cinco cremes dirigidos ao setor de spa – porque o meu pai acreditava que a esteticista, que conhece profundamente a pele dos seus clientes, era a pessoa ideal para avaliar o produto – e, desses cinco, três ainda estão no mercado após todos estes anos. 

A marca está na segunda geração familiar. Como é que o legado familiar influencia a visão e os valores da Natura Bissé hoje? Quais são os maiores desafios e sucessos desta transição geracional? 

A herança familiar é a alma da Natura Bissé. Desde os seus primeiros passos, os meus pais incutiram-nos valores fundamentais, como a paixão pelo que fazemos, a responsabilidade e a integridade. Ensinaram-nos a trabalhar com cuidado e a não ter pressa: na Natura Bissé preferimos crescer de forma sólida e gradual, sem “colocar bandeirinhas” em muitos países, mas penetrando bem em cada mercado. 

E esses valores estendem-se ao modo como tratamos a nossa equipa. Na empresa, promovemos a proximidade e o reconhecimento pessoal; por exemplo, lembramo-nos dos nomes, festejamos os aniversários e organizamos atividades de team building para fortalecer laços. Este aspeto não só humaniza a relação com os colaboradores, como também se reflete nas relações com os nossos parceiros, distribuidores e clientes, gerando vínculos de longo prazo. 

A transição para a segunda geração – agora somos cinco – foi um grande desafio, mas também um sucesso. Desde que o meu pai se afastou, mantivemos o estilo, a elegância e a sensibilidade pelas pessoas que caracterizam a marca desde sempre. Aprendemos a vender aquilo de que o cliente precisa, sem pressionar, permitindo que a qualidade do produto fale por si.  

Em suma, o legado familiar continua a marcar a nossa visão e estratégia, tornando a Natura Bissé uma empresa com uma identidade coerente e uma ligação genuína com todos os seus colaboradores e clientes. 

Porquê o nome Natura Bissé? 

O nome tem uma origem muito especial e nostálgica. Tudo começou nos anos 70 e resultou de um brainstorming entre os meus pais e os acionistas da empresa. Cada um tinha uma lista de potenciais nomes que deveriam refletir naturalidade, algo ligado à essência da pele. Na altura, Bali era considerado um destino idílico que toda a gente queria visitar. Alguém sugeriu Natura de Bali, mas não funcionou. A páginas tantas, o meu pai mencionou a atriz Jacqueline Bisset, um ícone de estilo e elegância, mas também foi rejeitado. Foi a minha mãe que propôs Natura Bisset. Todos gostaram, mas sem o T no final.   

Mais tarde, quando entrámos nos Estados Unidos, adicionámos “Barcelona” ao nome, para reforçar as nossas raízes europeias e lembrar a imagem de Barcelona após as Olimpíadas de 92. O nome completa o seu significado: Natura (essência, naturalidade, liberdade, frescura) e Bissé (estilo, glamour e excelência). 

Como foi a chegada da marca aos Estados Unidos e à Neiman Marcus? 

Inicialmente, vendíamos no setor profissional em Espanha, mas nos anos 90 decidimos dar o salto para os Estados Unidos. 

Naquela altura, nos EUA, o cuidado com a pele era muito limitado; o foco estava no cabelo, nas unhas e na maquilhagem, e os spas dedicavam-se basicamente a esses serviços. Percebemos que, a nível profissional, o mercado norte-americano ainda não valorizava o cuidado da pele da mesma maneira que em Espanha, por isso, decidimos dirirgirmo-nos diretamente ao consumidor. A estratégia consistiu em posicionar a Natura Bissé como uma marca de qualidade excecional. 

A grande oportunidade surgiu com a cadeia Neiman Marcus, uma das mais luxuosas nos Estados Unidos. Começámos a trabalhar na loja Houston Galleria, e a manager da secção de cosmética ficou fascinada com os nossos produtos, o que facilitou a entrada no mercado. Para acompanhar o lançamento, fizemos uma mudança no packaging, passando de um design branco e dourado para um mais moderno, em branco e prateado, e selecionámos cuidadosamente cerca de 40 produtos do nosso vasto portfólio. 

Além disso, dado que nos Estados Unidos não existia a figura da esteticista especializada em tratamentos faciais, como em Espanha, insistimos na necessidade de ter uma cabine de estética exclusiva na secção de cosmética da Neiman Marcus. Isso permitiu-nos demonstrar ao vivo a eficácia dos produtos, especialmente o nosso ácido glicólico, que foi o primeiro produto de venda a retalho com esse ingrediente em concentrações seguras e eficazes. Graças a esta abordagem, conseguimos captar a atenção das clientes, que começaram a notar melhorias significativas na pele e a perguntar pelos nossos tratamentos. 

A Diamond Collection é a linha mais conhecida da marca e celebra este ano o seu 25º aniversário. O que a torna tão especial? 

É praticamente o símbolo da Natura Bissé. Embora já tivéssemos um portfólio muito amplo, no ano 2000 sentimos que faltava um produto capaz de oferecer um tratamento global rejuvenescedor e anti-idade num só passo. Queríamos algo que não só fornecesse nutrientes, mas que também desse energia à pele. Viemos do universo dos spas e sempre valorizámos a energia que as mãos da esteticista transmitem, essa capacidade de ativar a pele, favorecer a microcirculação e potenciar a penetração dos ingredientes. 

A chave da linha Diamond é fornecer essa energia, e conseguimo-lo incorporando Artemia salina, um microrganismo proveniente do plâncton marinho que ativa a função celular da pele, permitindo-lhe produzir colagénio e renovar-se de forma ótima. É uma linha muito completa e revolucionária, uma vez que, trabalha de forma integral na proteção do ADN e na manutenção da barreira cutânea. 

A Natura Bissé sempre foi conhecida pela qualidade dos seus produtos. Qual o produto ou linha que recomendaria a um cliente que procura cuidados cut premium? 

A Diamond Collection, sem dúvida. É o primeiro produto que recomendamos para que o cliente se apaixone pela marca. O meu pai costumava dizer: “Na Natura Bissé, não temos um grande orçamento publicitário, por isso o poder do produto nas mãos do cliente é a nossa melhor carta de apresentação”.  

Os produtos da marca estão à venda em Spa’s (tais como no The One Palácio da Anunciada, Penha Longa Resort, entre outros) e também em pontos de venda selecionados do país (tais como centros de estética/cabeleireiros, clínicas e perfumarias).
1 de 4 / Os produtos da marca estão à venda em Spa’s (tais como no The One Palácio da Anunciada, Penha Longa Resort, entre outros) e também em pontos de venda selecionados do país (tais como centros de estética/cabeleireiros, clínicas e perfumarias).
Diamond Extreme Cream – Light Texture
2 de 4 / Diamond Extreme Cream – Light Texture
Diamond Extreme Serum
3 de 4 / Diamond Extreme Serum
Diamond Extreme Eye
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A marca investiu bastante em estudos de neurociência. Pode explicar como influenciam a experiência do cliente? Que resultados significativos foram obtidos até agora? 

Iniciámos o nosso investimento em neurociência em 2016 porque, desde 2012, percebemos que alcançar a verdadeira excelência nos protocolos de cabine exigia dados objetivos e não apenas opiniões subjectivas. Foi assim que, em parceria com a Starlab – um centro de referência em Barcelona e Boston –, começámos a medir as ondas cerebrais dos clientes em cada fase do tratamento, desde a acomodação e alinhamento corporal até à limpeza, tónico e esfoliação. Esse trabalho revelou, por exemplo, que a esfoliação com ácido glicólico gera picos de desconforto; ao complementar essa fase com uma massagem suave nos braços ou uma toalha quente nos pés, tornámos o processo muito mais tolerável, comprovando a melhoria pelas variações registadas nas ondas cerebrais. 

Alguns anos mais tarde, em 2018-2019, fomos ainda mais longe com o desenvolvimento do The Mindful Touch, um filme mindfull de oito minutos, apresentado em realidade virtual e concebido para que o cliente consiga desligar-se das preocupações externas logo que entra na cabine. Desta forma, asseguramos que, ao iniciar o tratamento principal, a pessoa está verdadeiramente presente e relaxada. 

Quando chegou a pandemia, decidimos testar de forma rigorosa o impacto real dos nossos protocolos numa amostra de 33 voluntários, mantendo o protocolo standard da Natura?Bissé. Contámos novamente com a Starlab para medir 20 frequências cerebrais, ritmo cardíaco e pressão arterial, e estabelecemos uma nova colaboração com a Universidade de Múrcia, que faz parte da EUniWell – European University for WellBeing. Recolhemos amostras de saliva para avaliar os biomarcadores cortisol, alfamilase e oxitocina, medições estas completadas por um questionário de bemestar e autoestima desenvolvido pela psiquiatra Marian Rojas? Estapé. 

Os resultados foram apresentados no congresso da IFSCC (International Federation of Societies of Cosmetic Chemists) em Barcelona, em 2023, e revelaram uma melhoria média de 67?por cento no bemestar global dos participantes, com reduções significativas de indicadores de stress e aumento de oxitocina, autoestima e sensação de empowerment. Numa apresentação feita em Madrid às nossas esteticistas, a Dra. Marian Rojas Estapé disse-lhes: "Vocês não têm noção da importância do vosso trabalho, pois são capazes de recarregar as baterias das vossas clientes”. Ela até brincou, dizendo: "Em vez de irem à psiquiatra, que venham à cabine de estética!" E nós respondemos: "Sim, é isso mesmo, venham à cabine de estética!" 

Quais as principais inovações que a marca está a desenvolver ou planeia lançar num futuro próximo? 

Na Natura Bissé, continuamos a apostar na inovação e temos vários projetos em andamento. Desde 2012, com o lançamento da Diamond Life Infusion, que estamos a trabalhar questão da longevidade através da estimulação de células estaminais epidérmicas, a proteção dos telómeros e a regeneração celular contra o stress oxidativo. Hoje, continuamos a melhorar este conceito com novos ativos que se adaptam aos ritmos circadianos da pele, ajudando a protegê-la de dia e a repará-la durante a noite, além de favorecer processos como a autofagia para eliminar células danificadas. 

Estamos também a renovar a linha Essential Shock, uma das primeiras da Natura Bissé, para oferecer um tratamento específico que apoie a pele nas etapas prévias, durante e após a menopausa, incorporando ingredientes que otimizam a nutrição e regeneração cutâneas. 

Além disso, estamos a desenvolver inovações focadas em fortalecer a barreira cutânea e o sistema imunitário da pele, fundamentais para contrariar as agressões ambientais. Estas atualizações refletem o nosso compromisso em mantermo-nos na vanguarda, combinando ciência, tecnologia e tradição para continuar a oferecer produtos que transformem realmente a experiência do cuidado facial. 

A sustentabilidade tem sido uma questão crescente na indústria cosmética. Como é que a Natura Bissé a aborda nas suas operações, desde a produção à utilização de ingredientes? 

Para nós, a sustentabilidade é um processo em evolução. Há anos, não era uma prioridade, mas hoje contamos com um departamento especializado que revê cada área: desde a produção até à contabilidade. Adotámos medidas como o uso de reatores de tecnologia avançada para otimizar o consumo energético, a reutilização do cartão de fornecedores para as embalagens e a utilização da água da chuva nas nossas instalações. No âmbito da formulação, trabalhamos para reduzir e unificar ingredientes, optando por componentes multifuncionais e de origem local sempre que possível. Isto traduz-se em produtos inovadores e operações que estão alinhadas com os objetivos de sustentabilidade estabelecidos para 2030. 

Quais são os maiores desafios que a indústria cosmética de luxo enfrenta hoje e como é que a Natura Bissé se está a posicionar para continuar a ser uma marca líder? 

O panorama atual está saturado de marcas, muitas delas surgidas de pequenos empreendimentos, o que torna a competição um desafio enorme. A chave, para nós, está na diferenciação através da inovação e da investigação, sem seguir cegamente modas passageiras. Apostamos na longevidade e no cuidado integral da pele, apoiados por avanços em nutricosmética e tecnologia. Além disso, estamos a utilizar inteligência artificial para mapear tendências e otimizar as nossas fórmulas, mantendo sempre a essência e a qualidade que nos caracteriza.  

Porquê Portugal neste momento? Porquê 2025? 

Portugal é um mercado em crescimento e muito importante para nós. A consolidação da marca tem sido favorecida pelo elevado valor que os consumidores portugueses atribuem à qualidade e ao cuidado da pele. Além disso, trabalhamos de forma estreita com perfumarias e hotéis no país. Apostar em Portugal responde a uma estratégia de crescimento gradual e à convicção de que este mercado valoriza a excelência em produtos da Natura Bissé, o que nos permite expandir com solidez. 

As marcas de cosmética de luxo cativam o público mais jovem? 

O conceito de luxo evoluiu e, embora os produtos de luxo possam parecer direcionados a um público mais maduro, acreditamos firmemente na educação desde cedo. Não é apropriado que uma jovem de 18 anos use produtos como os da linha Diamond; no entanto, contamos com linhas específicas, como a de vitamina C ou a gama Oxigen, que oferecem opções a preços mais acessíveis. Essas linhas são ideais para que as jovens comecem a estabelecer rotinas de cuidado facial, entendendo a importância de cuidar da pele e adaptando os produtos às necessidades de cada etapa da vida. 

Fale-nos um pouco da Fundação Ricardo Fisas. 

Desde o começo que a Natura Bissé tem um forte compromisso social. Os meus pais sempre quiseram retribuir à sociedade e, com o tempo, formalizámos essa ação através da Fundação Ricardo Fisas Natura Bissé, criada em 2010. Desenvolvemos programas de ação social direcionados a pessoas em situações de vulnerabilidade e, especialmente, a mulheres que lidam com o cancro. Através do Programa de Estética Oncológica, já capacitámos mais de 1500 esteticistas e realizámos mais de 15000 tratamentos gratuitos em hospitais, em colaboração com a Associação Espanhola Contra o Cancro, ajudando as pacientes a sentirem-se melhor durante momentos difíceis.  

Além disso, temos um programa de apoio educativo para crianças com TDA, dislexia e outros distúrbios – o Projeto Diferença – que trabalha diretamente com professores e escolas para detetar e fornecer as ferramentas necessárias atempadamente. Este trabalho social é parte integrante do nosso ADN e reflete o nosso compromisso com o bem-estar geral da comunidade. 

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