Beleza / Tendências

Água de arroz, o novo ingrediente surpresa da indústria da beleza

No Japão, a prática de mergulhar o cabelo em água de arroz não é nova. Mas no Ocidente só agora começámos a perceber os inúmeros benefícios deste ritual.

A carregar o vídeo ...
20 de setembro de 2021 | Rita Silva Avelar

A água de arroz está a chamar a atenção pela sua capacidade de tornar o cabelo mais brilhante e forte, e é tão popular na rede social do TikTok que o hashtag #ricewater já conta com mais de 150 milhões de visualizações. Mas quais são as verdadeiras capacidades renovadoras deste ingrediente, usado no Japão há décadas como parte do ritual de Beleza? 

O extrato de arroz é rico em aminoácidos, vitaminas B e E e minerais, o que ajuda a restaurar células danificadas e conferir permeabilidade, hidratação e elasticidade ao cabelo. Uma das marcas que está a tirar partido deste ingrediente é precisamente a japonesa Shu Uemura, que lançou recentemente o Izumi Tomic, um spray fortalecedor infundido com água de arroz japonesa. 

Izumi tonic, spray fortalecedor capilar de última geração, shu uemura.
Izumi tonic, spray fortalecedor capilar de última geração, shu uemura.
Leia também

O arroz é colhido em Hyogo, no Japão, de forma sustentável, uma vez que é cutivado com o auxílio de patos: um sistema de cultivo japonês amigo do ambiente, alternativo aos de cultivo intensivo com químicos. Esta prática de cultivo chama-se "aigamo" e baseia-se na relação simbiótica para uma maior produtividade com impacto positivo no ambiente. Ainda na sustentabilidade, o frasco é feito de plástico 95% reciclado, e a cartonagem da embalagem é feita de papel reciclado. Enriquecido com ceramidas, este spray proporciona um cabelo instantaneamente 10 vezes mais forte, mais saudável, e mais sedoso e brilhante em 28 dias.

Como defensora da Beleza holística, Shu Uemura alia a água de arroz a notas picantes e frescas como o limão e a bergamota, combinadas com ylang-ylang, íris e água de arroz doce. As notas de base harmonizam madeira de sândalo com pó de arroz e baunilha para ancorar uma fragrância forte e confortante.

O spray deve ser aplicado de forma uniforme no cabelo húmido desde a raíz até às pontas com uma massagem suave no couro cabeludo. Rápida e fácil de usar, esta textura leve e aquosa envolve o cabelo sem precisar de passar por água. A prova de que, por vezes, até o TikTok pode lançar tendências (e nem todas são más).

Leia também
Leia também
Saiba mais TikTok, Japão, Beleza, Cabelo, Izumi tonic, Spray, Beleza, Água de Arroz, Shu Uemura
Mais Lidas
Atual Os 5 signos que adoram criar drama

Sabe aquela amiga que faz um escândalo por uma coisa mínima? E a outra que atrai sempre olhares indiscretos com o seu tom de voz? Descubra se alguma delas está entre estes signos.