5 benefícios do (quase milagroso) óleo de jojoba
É uma cera líquida obtida através das sementes de uma planta nativa da América do Norte, que depois de trabalhada torna-se num dos produtos mais usados na indústria da cosmética.

Não lhe passa pela cabeça a quantidade de benefícios que um pequeno grão da planta jojoba pode trazer à sua vida. Um fruto que depois de colhido é transformado num óleo rico em vitaminas e pode ser usado tanto na pele como no cabelo. Citada pela revista Elle, a dermatologista Neera Nathan afirma que este óleo "pode ajudar nas erupções cutâneas como a acne, fungos e psoríase quando aplicado na pele". Mas então quais são os benefícios deste produto?
Controlar a oleosidade da pele

Por ser composto por ésteres de cera - uma mistura de vários compostos orgânicos ricos em gorduras - torna-se semelhante ao sebo que a própria pele produz, o que faz com que seja facilmente absorvido e tenha a capacidade de regular a produção de oleosidade. Por esta razão, já existem imensos produtos que incluem o óleo de jojoba nos seus ingredientes.
Ajudar a combater a acne
Dadas as suas propriedade anti-inflamatórias, este óleo torna-se benéfico para peles com tendência acneica. Ao mesmo tempo que vai ajudando a pele a respirar, acaba por retardar a inflamação ao dissolver a oleosidade da pele e obstruindo os poros, evitando a propagação da acne.

Hidratar profundamente a pele
Com complexos de ácidos gordos, este óleo torna-se um excelente hidratante para a pele. O que acontece é que os seus têm a capacidade de reter a água dentro da pele conseguindo desta forma formar uma camada protetora.


Mas a pele não é a única que pode sair favorecida com as propriedades deste produto. Utilizar óleo de jojoba na sua rotina de cabelo pode ser meio caminho andado para um crescimento longo e saudável.
Fortalecer o cabelo
São muitas as vitaminas que o óleo de jojoba tem na sua composição, entre elas, a vitamina E e a vitamina B que acabam por ajudar a fortalecer e a reduzir a quebra de cabelo. Acompanhado de uma rotina saudável e algum exercício, este óleo vai melhorar o crescimento do seu cabelo.

Hidratar o couro cabeludo e o cabelo
Tal como a pele, o nosso couro cabeludo e o cabelo também podem ser hidratados com este produto. Dada a semelhança com o sebo produzido naturalmente, o óleo de jojoba é facilmente absorvido hidratando e suavizando o cabelo. Ao contrário de outros produtos que deixam o cabelo oleoso, este pode e deve ser utilizado diretamente no couro cabeludo ajudando a combater a caspa.


E como é que pode ser usado este óleo tão rico em vitaminas e benefícios? Existem várias formas de o fazer, pode usá-lo diretamente na pele e no cabelo, procurar cremes que o tenham na sua composição ou então adicionar algumas gotas desta cera líquida aos produtos que usa regularmente.

Este produto é uma ótima substituição do champô seco
Cansadas de ficar com a sensação de produto extra no cabelo? E das partículas brancas? Tati Westbrook, youtuber e influencer de beleza, apresentou uma solução perfeita para este problema.
O que acontece quando usamos vários produtos cosméticos com SPF em simultâneo?
Georgeta Munteanu, formada em fisioterapia dermatofuncional e cosmetologia avançada, responde a esta e a outras dúvidas relacionadas com a proteção solar.
Este spray facial promete acabar com a acne
Será o ácido hipocloroso a revolução antibacteriana na rotina de beleza? O Tiktok diz que sim.