Água de arroz, o novo ingrediente surpresa da indústria da beleza
No Japão, a prática de mergulhar o cabelo em água de arroz não é nova. Mas no Ocidente só agora começámos a perceber os inúmeros benefícios deste ritual.
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20 de setembro de 2021 às 08:28 Rita Silva Avelar
A água de arroz está a chamar a atenção pela sua capacidade de tornar o cabelo mais brilhante e forte, e é tão popular na rede social do TikTok que o hashtag #ricewater já conta com mais de 150 milhões de visualizações. Mas quais são as verdadeiras capacidades renovadoras deste ingrediente, usado no Japão há décadas como parte do ritual de Beleza?
O extrato de arroz é rico em aminoácidos, vitaminas B e E e minerais, o que ajuda a restaurar células danificadas e conferir permeabilidade, hidratação e elasticidade ao cabelo. Uma das marcas que está a tirar partido deste ingrediente é precisamente a japonesa
Shu Uemura, que lançou recentemente o Izumi Tomic, um spray fortalecedor infundido com água de arroz japonesa.
O arroz é colhido em Hyogo, no Japão, de forma sustentável, uma vez que é cutivado com o auxílio de patos: um sistema de cultivo japonês amigo do ambiente, alternativo aos de cultivo intensivo com químicos. Esta prática de cultivo chama-se "aigamo" e baseia-se na relação simbiótica para uma maior produtividade com impacto positivo no ambiente. Ainda na sustentabilidade, o frasco é feito de plástico 95% reciclado, e a cartonagem da embalagem é feita de papel reciclado. Enriquecido com ceramidas, este spray proporciona um cabelo instantaneamente 10 vezes mais forte, mais saudável, e mais sedoso e brilhante em 28 dias.Como defensora da Beleza holística, Shu Uemura alia a água de arroz a notas picantes e frescas como o limão e a bergamota, combinadas com ylang-ylang, íris e água de arroz doce. As notas de base harmonizam madeira de sândalo com pó de arroz e baunilha para ancorar uma fragrância forte e confortante.
O spray deve ser aplicado de forma uniforme no cabelo húmido desde a raíz até às pontas com uma massagem suave no couro cabeludo. Rápida e fácil de usar, esta textura leve e aquosa envolve o cabelo sem precisar de passar por água. A prova de que, por vezes, até o TikTok pode lançar tendências (e nem todas são más).