Body sprays, o truque económico de quem percebe mesmo de beleza
Os body sprays - uma forma de termos os nossos perfumes preferidos a preços mais acessíveis - são coisa de adolescente? Voltamos a falar depois de experimentar alguns dos nossos favoritos.

Quando a plataforma brasileira Bonita de Pele publicou na sua página de Instagram o aclamado regresso dos body sprays assumiu que este produto de beleza tinha sido esquecido no passado. "Popular nos anos 2000, o body splash agora virou sensação entre a Gen Z e a Alfa no TikTok, sendo uma das maiores estrelas do skincare corporal", anunciavam, mas basta uma leitura rápida pelos comentários para se perceber que aparentemente a chama destas fragrâncias corporais tem-se mantido acesa e muito perfumada atravessando várias gerações. Sendo uma fã desde os tempos do liceu ou uma recém-chegada ao mundo dos body sprays graças ao algoritmo das suas redes sociais, saiba que o hype não é injustificado: descritas como mais leves, frescas e economicamente cheirosas do que uma eau de parfum habitual, estas fragrâncias podem parecer só ‘cute’ mas fazem frente na lista de preferências a alguns dos perfumes mais populares do mercado (a marca Sol de Janeiro vende 1 dos seus body mists a cada 7 segundos).
A principal diferença entre um spray corporal e um perfume é a sua fórmula ou o rácio de concentrado de óleo para água e álcool. Os body sprays contém uma quantidade menor de óleo de fragrância e mais álcool, enquanto os perfumes funcionam aos contrário. Perfeitos para o dia a dia, permitem criar diferentes experiências de aromas através de camadas, mesclando-se bem com cremes corporais e outros produtos com fragrâncias mais ativas. Têm menos longevidade (a maioria pode durar entre 4 a 5 horas), mas dão-nos a possibilidade de criarmos a qualidade mais apetecível de hoje: exclusividade. Os diferentes artigos dedicados ao seu majestoso regresso também atribuem este comeback a uma nova geração marcada pela experimentação. Enquanto um perfume pode significar um investimento e consequente compromisso com uma fragrância só, esta opção permite conseguir maior variedade para ir trocando de aroma, como quem muda de roupa ou estado de espírito.

As opções mantêm-se tão ligeiras quanto as fragrâncias adocicadas da nossa adolescência, mas os ‘grandes’ já se juntaram à festa, com marcas de luxo a converter algumas das suas mais reconhecidas fragrâncias a body sprays. E não só – muitos dos body mists atuais já incluem fórmulas ou ingredientes com ações extra, proporcionando hidratação e suavidade à pele e cabelo. Vejam o Nº1 de Chanel L’eau Rouge, uma água perfumada revitalizante que não só cheira maravilhosamente bem como refresca e ilumina a pele através da camélia vermelha.
Brazilian Crush Cheirosa 62 - Bruma Perfumada Corporal, €22,99, Sol de Janeiro


O seu creme para os glúteos é o sucesso contra a celulite, mas o que começou a saltar à vista das utilizadoras foi o seu aroma. Assim, a marca transformou a fragrância a pistácio e caramelo do seu hidratante numa linha de fragrâncias com cheiro a verão.
Miss Dior Silky Body Mist, €62,50, Dior.


Tão delicado quanto inesquecível, esta fusão floral-frutada é uma versão mais leve do eau de parfum original. Leve e não oleosa, promete preservar a hidratação da pele até 6 horas e deixá-la como seda após a primeira aplicação.
Brumes du Maroc Hair & Body Fragrance Mist, €35,99, Moroccan Oil


Se já estão familiarizados com os produtos de cabelo da marca saberão que os seus aromas de assinatura não iriam demorar muito até se tornarem numa fragrância por si só. Uma mistura exótica de âmbar picante e notas florais suaves, a fórmula contém óleo de argão e vitamina E para nutrir e hidratar, além de tecnologia absorvente de UV para ajudar a proteger e preservar o cabelo.
The Ritual of Sakura Hair and Body Mist, €19,90, Rituals


Com uma suave fragrância de flor de laranjeira e extrato de leite de arroz, conhecido por imprimir luminosidade e suavidade, esta bruma para pele e cabelo é relaxamento à distância de uma borrifadela. A fórmula não contém álcool, o que a torna ideal para pele sensível. Pode ser utilizado também em têxteis.
Tobacco Vanille Body Spray, €89,99, Tom Ford


É Tom Ford, é mesmo preciso justificar? Descrito pelo designer como um Gentleman’s Club inglês - opulento, quente e icónico – as especiarias misturadas com a baunilha e flor de tabaco deixam uma impressão poderosa.
Nº1 Chanel L’Eau Rouge, €120, Chanel

Enriquecida com extrato de camélia vermelha, ativo impulsionador da vitalidade celular, e água de camélia, L'Eau Rouge perfuma, refresca e proporciona uma sensação de energia, luminosidade e pele hidratada.Tudo isto com a elegância irresistível da marca francesa, que se estende da embalagem perfeita para decorar as nossas prateleiras ao aroma que assenta como uma luva na nossa pele. O seu perfume define o tom logo nas primeiras notas com citrinos e frutos vermelhos antes de se desenvolver num coração rosa-jasmim, a assinatura emblemática dos Perfumes da Maison.
