A Roger & Gallet mantém-se fiel a uma fórmula inventada há três séculos, e tem hoje 13 ingredientes de origem 98% natural.
Foto: Pexels11 de janeiro de 2023 às 16:42 Rita Silva Avelar
Há perfumes que perduram no tempo. Mas há poucos com a longevidade da água de colónia Jean Marie Farina, agora reeditada pela Roger & Gallet, que tem 300 anos. A história começa bem antes: em 1693, Giovanni Paolo Feminis criou a Aqua Mirabilis, um remédio que continha 18 plantas medicinais e que podia ser aplicado no corpo ou bebido, e que acaba por ser patenteado em 1727 pela Faculdade de Medicina de Colónia.
Depois de muito disputada, a fórmula acabaria por ser herdada em 1787 por Jean Marie Farina, destilador, que na famosa Saint-Honoré em Paris lançou uma eau de cologne inspirada na mesma, corria o ano de 1806. Sessenta anos depois, vai parar às mãos da Roger & Gallet, que a detém até hoje e a reedita agora numa reformulação refrescante, enigmática e histórica. Diz o mito urbano que Napoleão Bonaparte era tão fã desta essência que gastava 60 garrafas por mês (ao ponto de se ter desenvolvido um frasco que encaixasse facilmente na sua bota).
Foto: DR
À base de alecrim e neroli, a maturação da sua fórmula (um segredo bem guardado) dá-lhe um carisma extra, ao obter essências obtidas por destilação de ingredientes de origem vegetal, tudo isto produzido numa fábrica em Grasse e com 13 ingredientes, 98% de origem natural. O frasco é vermelho e dourado, e ostenta a assinatura de Jean Marie Farina. A água de colónia dá origem a uma linha inteira, composta por gel de banho, sabonete, e desodorizante (entre os €6,90 e os €38). Uma edição para usar, guardar, e repetir.
É quase centenária e continua a fascinar-nos pelas suas embalagens vintage, delicadas e colecionáveis, mas sobretudo pelas suas fórmulas imbatíveis. Da história às novidades, viagem pelos produtos que usamos e agora - e sempre.
Com mais de 150 anos de história, a marca francesa recebeu uma mudança de visual. Dos icónicos perfumes, aos produtos de banho e pasta de dentes, o que não se alterou foi o compromisso para com os clientes.