Atual

Um olhar francês na Porto Design Biennale

Curadores, investigadores e criadores, Caroline Naphegyi e Sam Baron propõem um diálogo transfronteiriço no programa francês da segunda edição da Porto Design Biennale, que decorre no Porto e em Matosinhos.

Foto: ©Victor Staaf / Porto Design Biennale
25 de março de 2021 Rita Silva Avelar

Virar o foco para a utilidade da prática do design, revelando a sua capacidade para questionar a realidade, desafiar a complexidade e propor conceitos e adaptações para um mundo mais próximo e justo: é esta a proposta curatorial da dupla Caroline Naphegyi e Sam Baron para a Porto Design Biennale 2021. Os criadores integram o programa do país convidado, França, uma parceria entre o Institut Français du Portugal e a Embaixada de França em Portugal.

Sob o tema Alter-Realidades: Desenhar o Presente, proposto por Alastair Fuad-Luke, curador da bienal, o programa pretende ser um espaço de diálogo aberto entre as comunidades artísticas portuguesas e francesas, os cidadãos de Porto e Matosinhos e todos os visitantes da Porto Design Biennale, que tem a sua segunda edição em junho e julho de 2021. "Conectar e estar conectado, partilhar e trocar, ouvir e comunicar serão os polos que ambos pretendem unir através do que acreditam ser a capacidade do design para criar uma linguagem inclusiva" lê-se, no comunicado de imprensa.

Caroline Naphegyi, fundadora da empresa Tomorrowland e da ONG Design for Change, e Sam Baron, designer para marcas como a Vista Alegre ou a Dior, têm vindo a criar pontes entre o design e outras disciplinas artísticas e académicas, de formas diferentes. Para a Porto Design Biennale, os artistas e curadores desenvolveram um programa "que aponta à ação e intervenção no território, que convocará, através de um processo inspirado no modelo do ‘cadáver esquisito’, pensadores, designers, arquitetos e críticos de design franceses e portugueses."

De acordo com Christian Tison, diretor do Institut français du Portugal, "a participação francesa na Porto Design Biennale está no centro da nossa estratégia de valorização deste setor em Portugal e de iniciar um diálogo entre os atores de ambos os países, no quadro de uma política de colaboração produtiva a longo prazo".

A Porto Design Biennale convida França para a sua segunda edição. A edição 2021 da Porto Design Biennale (PDB) é promovida pelos municípios de Porto e Matosinhos e organizada pela esad–idea (Escola Superior de Artes e Design), e ocupará as duas cidades entre 2 de junho e 25 de julho. O grande desafio desta edição é também o de convocar a sociedade, a academia, a indústria, as instituições e os agentes culturais para uma reflexão dinâmica sobre a construção de um futuro "glocalizado".

Saiba mais
Caroline Naphegyi, Sam Baron, Porto Design Biennale, Porto, Matosinhos, Arte, Design, França, Colaboração
Leia também
As Mais Lidas