Atual

Trump nomeado para Nobel da Paz? As opiniões dividem-se

Trump foi nomeado para ganhar o Prémio Nobel da Paz, pela segunda vez e por um membro do parlamento norueguês.

Donald Trump
Donald Trump
10 de setembro de 2020 | Inês Esteves

Christian Tybring-Gjedde foi quem nomeou o presidente norte-americano para o prémio Nobel da Paz de 2021, e justificou a sua iniciativa com o papel que Trump teve no acordo de paz entre os Emirados Árabes Unidos e Israel.

O político norueguês de extrema-direita disse à Fox News: "pelo seu mérito, eu acho que ele fez mais ao tentar criar paz entre nações do que a maioria dos outros nomeados ao prémio", acrescentando ainda  não ser "grande apoiante de Trump", mas que "A comissão devia ter em conta os factos e julgá-lo tendo em conta os mesmos, e não pela maneira como ele se comporta - às vezes."

É a segunda vez que Trump é nomeado para ganhar este prémio, e da primeira vez foi também nomeado pela mesma pessoa. Em 2018, Christian Tybring-Gjedde nomeou-o, juntamente com outro legislador norueguês, pelos seus esforços para reconciliar a Coreia do Norte e Coreia do Sul.

Como referido anteriormente, a razão para a mais recente nomeação de Trump assenta no acordo de paz entre os Emirados Árabes Unidos e Israel de normalizar totalmente as relações entre os dois. O acordo vai ser assinado na Casa Branca, em Washington, dia 15 de setembro. 

O processo de consideração dos candidatos e atribuição dos Prémios Nobel da Paz é feito na Noruega, e os restantes prémios Nobel são atribuídos na Suécia. No entanto, só se saberá quem ganha o prémio daqui a pouco mais de um ano. Até lá, a nomeação de Trump para Prémio Nobel da Paz tem gerado - e continuará a gerar - uma discussão nas redes sociais e nos media.

Saiba mais Emirados Árabes Unidos, Israel, Trump, política, prémio, nobel da paz, Estados Unidos da América
Relacionadas

Quem é a mulher que pode derrubar Trump?

Joe Biden acaba de anunciar a mulher que será o seu braço direito na corrida às eleições americanas, e que poderá sê-lo por quatro ou oito anos, caso ganhe as eleições americanas. Quem é Kamala Harris?

Mais Lidas
Celebridades O outro lado de Joana Aguiar

Atriz, estudante de gestão e modelo, Joana Aguiar dá cartas na televisão e no cinema portugueses. Por aqui, mostra um lado mais camaleónico que tanto aprecia na profissão, e uma atitude edgy que não se disfarça: ou se tem, ou não se tem.

Celebridades Joias ao ar! Os roubos mais extraordinários das últimas décadas

Isto não é um assalto, mas é um texto sobre os roubos de joias mais mediáticos das últimas décadas. Ficamos por aqui, pois, caso contrário, teríamos de publicar um outro número só acerca do assunto. O tema desperta curiosidade porque junta pedras preciosas, realeza, celebridades, museus, marcas de prestígio, polícias e ladrões. E, por vezes, as notícias da realidade confundem-se com histórias de ficção.