Atual

Príncipe André, Bill Clinton, Kevin Spacey. O polémico círculo de amigos de Ghislaine Maxwell

Suspeita de ter sido cúmplice de Jeffrey Epstein nos crimes de tráfico sexual de menores, a socialite tem sido associada a outras figuras mais célebres.

09 de julho de 2020 | Rita Silva Avelar

A detenção de Ghislaine Maxwell é um dos últimos desenvolvimentos do caso Jeffrey Epstein, o bilionário e empresário americano que (alegadamente) se suicidou há quase um ano na prisão, depois de ter sido preso por acusações de tráfico sexual de menores. Os detalhes do verdadeiro envolvimento de Ghislaine no caso Epstein foram, mais recentemente, revelados pelo documentário Jeffrey Epstein: Filthy Rich, da Netflix. Nele, comtam-se episódios em que a socialite se envolveu diretamente no esquema de abuso de raparigas menores, e revelam-se particularidades da sua vida pessoal.

Detida pelo FBI no passado dia 2 de julho em Bradford, Ghislaine Maxwell deve apresentar-se a 14 de julho diante de um juiz federal de Nova Iorque. E se o seu silêncio se quebrar, ela pode mesmo denunciar o envolvimento de outras personalidades que também surgem no mesmo documentário como tendo sido próximos de Epstein. São nomes tão poderosos como Harvey Weinstein, o Príncipe André, Donald Trump, Bill Clinton, Elon Musk ou Kevin Spacey. Segundo o Daily Mail, Ghislaine Maxwell tem cópias de tudo aquilo que Jeffrey Epstein tinha, logo, poderá denunciar qualquer um dos envolvidos.

Todos eles aparecem ao lado de Jeffrey Epstein e Ghislaine Maxwell em fotografias nas redes sociais. Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos, convidou inclusive Ghislaine Maxwell para o casamento de sua filha, Chelsea, e o documentário afirma que ele também passou várias temporadas na ilha particular do bilionário.

Donald Trump é outro dos nomes que surgem relacionados com Epstein e Maxwell. O Presidente dos EUA e Melania surgem em várias fotografias junto ao bilionário e à socialite. Quando Jeffrey Epstein foi preso em julho de 2019, o atual presidente dos Estados Unidos disse: "Eu não era fã de Jeffrey Epstein. Ele não era alguém que eu respeitasse". Donald Trump garantiu, nessa altura, ter cortado as relações com o bilionário americano.

Fotografias recentes mostram Harvey Weinstein, Jeffrey Epstein e Ghislaine Maxwell na celebração do 18º aniversário da filha mais velha do Príncipe André, a Princesa Beatrice, em 2006. Na altura, Epstein já tinha um mandado por acusações ligadas à prostituição de menores. Recentemente, também veio a público uma fotografia de Ghislaine com o ator Kevin Spacey na sala do trono do Palácio de Buckingham, em 2002. Teriam sido convidados pelo príncipe André a ir a esta sala, durante uma visita privada organizada para Bill Clinton, revelou o The Telegraph.

Numa outra ocasião, o ator e Bill Clinton viajaram juntos no jato particular de Jeffrey Epstein (o "Lolita Express"), em 2002, para ir à África do Sul numa "viagem humanitária". O círculo de amigos famosos de Ghislaine Maxwell e Jeffrey Epstein não fica por aqui: Elon Musk foi fotografado com a socialite numa festa organizada pela Vanity Fair em 2014, segundo mostra uma fotografia revelada no Twitter. Num outro tweet, Musk revela não conhecer Ghislaine Maxwell.

1 de 2
Donald Trump, Melania Trump, Michael Bolton e Ghislaine Maxwell no clube Mar-a-Lago club, Palm Beach, Florida, em 2000.
2 de 2 Donald Trump, Melania Trump, Michael Bolton e Ghislaine Maxwell no clube Mar-a-Lago club, Palm Beach, Florida, em 2000.
Saiba mais Harvey Weinstein, Ghislaine Maxwell, Filthy Rich, Netflix, Donald Trump, Kevin Spacey, Elon Musk, Bill Clinton, Donald Trump, Celebridades
Relacionadas

Os maiores escândalos da história da realeza

Do mais recente exílio de Juan Carlos, que pode por em causa a monarquia à polémica sexual em torno do príncipe Andrew sobre o envolvimento com o caso Epstein, eis os escândalos que abalaram as monarquias europeias.

Mais Lidas
Realeza As amantes da vida de Juan Carlos

Num momento de especulação sobre o seu paradeiro, e após informar a casa real espanhola do seu afastamento, voltam a surgir as histórias da vida de um rei que nunca gostou de ser discreto.