Porque é que mulheres e homens estão a pintar os lábios contra o machismo
A hashtag #VermelhoemBelem explodiu no Twitter nas últimas 24 horas, tudo depois de um comentário de André Ventura sobre Marisa Matias utilizar batom vermelho.

Quem esteve fora da rede social Twitter na última noite pode ter estranhado ver #VermelhoemBelem nas tendências de Portugal esta manhã. Mulheres e homens, em fotografias ou vídeos, mostram-se da mesma forma: de lábios vermelhos.

#vermelhoembelem pic.twitter.com/tZsvgNT0Mf
"Parece que ainda aí um machista de extrema-direita incomodado com batom vermelho", "Machistas não passarão", "Parece que um certo candidato não consegue lidar com batom vermelho", "Ultimamente nem uso batom por causa da máscara, mas a luta é todos os dias contra os machistas, fachos e o patriarcado", são alguns dos já milhares de tweets publicados.

Parece que um certo candidato não consegue lidar com batom vermelho #VermelhoemBelem pic.twitter.com/Fak2dwMFnN
Comentário gera onda de indignação
O motivo para o Twitter estar de vermelho foi um comentário do líder do Chega e candidato presidencial André Ventura sobre a imagem da candidata do Bloco de Esquerda Marisa Matias. Num discurso em Portalegre em que distribuiu ataques aos seus adversários políticos, o deputado disse que Matias "não está tão bem em termos de imagem", já que "pinta os lábios como se fosse uma coisa de brincar".

Só que a comentário em jeito de troça à imagem da candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda não agradou aos utilizadores do Twitter, que acusam o candidato de machismo e misoginia. Em poucas horas, centenas de pessoas usaram um batom vermelho ou um filtro do Instagram para expor, mais do que o apoio à eurodeputada, o apelo à luta contra o machismo.
Ouvi dizer que o batom vermelho incomoda a extrema direita!

Mas vai bem batom #VermelhoemBelem
Força @mmatias_ pic.twitter.com/DXumHsOkF2
Até a candidata Ana Gomes foi desafiada a mostrar a sua solidariedade e a entrar no movimento. Esta manhã, o resultado chegou: a deputada partilhou um vídeo a pintar os lábios de vermelho numa viagem de carro. Na legenda estava nada mais além de #VermelhoemBelem.

#VermelhoemBelem pic.twitter.com/8vIItGTWnj

E se Portugal tivesse uma Presidente da República?
Maria de Lourdes Pintasilgo candidatou-se em 1986, depois disso tivemos de esperar 30 anos, até 2016, para voltarmos a ter mulheres candidatas à Presidência da República. Nessa altura as candidatas foram Marisa Matias e Maria de Belém. Cinco anos depois, duas mulheres voltam a estar na corrida: Marisa Matias, de novo, e Ana Gomes, pela primeira vez. Falámos com uma socióloga e uma investigadora sobre este momento na política portuguesa.