Atual

Paula Rego recebe em Londres a Medalha de Mérito Cultural

A reconhecida pintora portuguesa foi distinguida com a Medalha de Mérito Cultural pela ministra da Cultura, Graça Fonseca.

Foto: Nick Willing
17 de julho de 2019 Marta Vieira
A condecoração do Governo português é uma homenagem à artista e um reconhecimento do seu trabalho ao longo das últimas décadas. O prémio referido é atribuído a personalidades que, de alguma forma, tenham feito uma extraordinária contribuição para a cultura e as artes nacionais.

Graça Fonseca, ministra da Cultura, entregou o prémio no estúdio da artista, em Londres. A cerimónia privada contou com a presença de Caroline e Nick Willing, os filhos da pintora, da assistente, Lila Nunes e ainda do embaixador de Portugal no Reino Unido, Manuel Lobo Antunes. "É um gesto simbólico, com tudo o que isso significa, mas faltava este reconhecimento com a Medalha de Mérito Cultural do Governo do seu país, do Governo de Portugal, e que era importante que fosse feito", declarou Graça Fonseca.

Para além da condecoração, a ministra visitou ainda exposição dedicada a Paula Rego no museu MK Gallery, em Milton Keynes, Londres, a retrospetiva Paula Rego: Obediência e Desafio. No total são mais de 80 trabalhos entre desenhos, gravuras e pinturas em grandes telas, desde 1960 até 2011. A mostra está aberta ao público até 22 de Setembro, segundo depois para Edimburgo e Dublin, e conta também com obras inéditas de coleções particulares e presentes da artista para os seus amigos. Posteriormente, a exposição estará em digressão na Escócia (Edimburgo) e na Irlanda (Dublin).

Nascida em Portugal em 1935 é uma das mais influentes artistas contemporâneas da Europa. Estudou pintura na Slade School of Fine Art, em Londres, e divide o tempo entre o Reino Unido e Portugal. Em 2009 abriu o museu Casa das Historias Paula Rego, em Cascais, dedicado à sua obra. O seu trabalho faz parte de algumas das mais prestigiadas coleções de arte pública do mundo.

Abortion Series, 1998
1 de 6 Abortion Series, 1998
The Maids, 1987
2 de 6 The Maids, 1987
Salazar Vomiting the Homeland, 1960
3 de 6 Salazar Vomiting the Homeland, 1960
Disgust, 2001
4 de 6 Disgust, 2001
Dancing Ostriches from Fantasia, 1995
5 de 6 Dancing Ostriches from Fantasia, 1995
Centaur, 1964
6 de 6 Centaur, 1964
Saiba mais
Paula Rego, Londres, Exposições
Leia também

Artistas mulheres em destaque no Gulbenkian

O museu propõe um novo percurso temático na exposição permanente da sua Coleção Moderna, evidenciando mais de 100 obras femininas, pondo em destaque quase um século de história da arte em Portugal.

Paula Rego, a derradeira storyteller

O Museu Picasso de Málaga apresenta Paula Rego, retrospetiva que celebra a extraordinária vida e obra da pintora portuguesa de 87 anos que revolucionou a forma como a mulher é representada na arte.

As Mais Lidas