Atual

O que acontece à fortuna de 500 milhões da rainha?

Sim, o que será feito da coleção de arte, joias, e propriedades imobiliárias que incluem a Casa Sandringham e o Castelo Balmoral?

Foto: Getty Images
09 de setembro de 2022 Rita Silva Avelar
Após o anúncio da morte da rainha, muitas são as perguntas deixadas para trás: Carlos sucede de imediato? Quando se realiza o funeral? Quais são os protocolos reais quanto ao luto das nações? O que acontece à sua fortuna é uma das mais pertinentes e que, provavelmente, mais levanta curiosidade. Sua Majestade deixa para trás mais de 500 milhões de dólares (cerca de 500 000 000 de euros) em bens pessoais adquiridos ao longo dos seus 70 anos no trono, que o príncipe Carlos herdará quando for coroado rei.

Embora isto possa parecer simples, a fortuna da rainha - e o que lhe acontece agora - é um tema complexo. Parte do que é considerada sua propriedade pertence efetivamente à chamada Firma Real, o império de 28 mil milhões de dólares a que membros da família real britânica como o rei Jorge VI e o príncipe Filipe se referiam como "o negócio da família".

A monarquia detém quase 28 mil milhões de dólares (cerca de 27 631 380 000,00 euros) em bens imobiliários em 2021, que não podem ser vendidos, segundo a Forbes, discriminado em "pequenas" fortunas como: o património da Coroa; o Palácio de Buckingham; o Palácio de Kensington; o Ducado da Cornualha ou o Ducado de Lancaster, entre outros.

E depois há o património pessoal da rainha. De acordo com o site americano Fortune, a rainha acumulou mais de 500 milhões de dólares em bens pessoais, em grande parte devido aos seus investimentos, coleção de arte, joias, e propriedades imobiliárias, que incluem a Casa Sandringham e o Castelo Balmoral, de acordo com o Business Insider. Depois da sua morte, a maior parte dos seus bens pessoais será transmitida ao príncipe Carlos quando ele tomar o trono.

Sua Majestade também herdou quase 70 milhões de dólares da rainha Mãe quando esta morreu em 2002, incluindo investimentos em pinturas, uma coleção de selos, porcelana fina, joias, cavalos, e até uma valiosa coleção de ovos Faberge. As pinturas da coleção incluem obras de Monet, Nash, e Carl Fabergé. Sobre estes  bens, foi levantada uma cláusula legal que isentou a rainha do pagamento do imposto sucessório sobre os bens deixados pela sua mãe, o que se aplicará também ao príncipe Carlos.
Saiba mais
Mundo, Discussão, Atualidade, Fortuna, Rainha
Leia também
As Mais Lidas