Atual

Anna Burns vence Man Booker Prize 2018 com ‘Milkman’

O prestigiado prémio de literatura foi atribuído ao terceiro romance da escritora da Irlanda do Norte, e conta a história de uma rapariga de 18 anos vítima de assédio sexual.

17 de outubro de 2018 | Aline Fernandez

A 50.ª edição do prémio Man Booker Prize, um dos mais importantes prémios de literatura do mundo, foi atribuída pela primeira vez na história a um autor da Irlanda do Norte. O livro Milkman, da escritora de Belfast Anna Burns, foi o vencedor, com uma obra que se centra na história de uma mulher de 18 anos assediada por um homem poderoso.

"Nenhum de nós leu uma coisa assim antes. A voz incrivelmente distintiva de Anna Burns desafia a forma de pensar tradicional e ganha forma numa prosa surpreendente e imersiva. É uma história de brutalidade, de intromissão sexual e de resiliência tecida com um humor mordaz", argumentou em comunicado o jurado e escritor Kwame Anthony Appiah.

Aos 56 anos, Burns tornou-se a 17.ª mulher a vencer o prémio desde a sua criação, em 1969, e recebe agora £50.000 (aproximadamente €57.000) pela obra. No Bones (2002) e Little Constructions (2007) são os outros dois romances publicados por Anna.

O ano passado o prémio foi atribuído a Lincoln no Bardo, o primeiro romance do norte-americano George Saunders, que trata da morte de um dos filhos de Abraham Lincoln. Na semana a seguir ao anúncio do prémio, a organização do Man Booker Prize registou um aumento de 1.227% nas vendas do livro. Espera-se um número parecido com Milkman.

Anna Burns tornou-se a 17.ª mulher a vencer o prémio desde a sua criação, em 1969
Foto: Frank Augstein - WPA Pool/Getty Images
1 de 4 Anna Burns tornou-se a 17.ª mulher a vencer o prémio desde a sua criação, em 1969
Camila, duquesa da Cornualha, entrega o prémio à vencedora da 50.ª edição do Man Booker Prize
Foto: Frank Augstein - WPA Pool/Getty Images
2 de 4 Camila, duquesa da Cornualha, entrega o prémio à vencedora da 50.ª edição do Man Booker Prize
O prestigiado prémio de literatura foi atribuído ao terceiro romance da escritora da Irlanda do Norte Anna Burns
Foto: Daniel Leal-Olivas/AFP/Getty Images
3 de 4 O prestigiado prémio de literatura foi atribuído ao terceiro romance da escritora da Irlanda do Norte Anna Burns
‘Milkman’ é o livro vencedor do Man Booker Prize 2018 e conta a história de uma rapariga de 18 anos vítima de assédio sexual
4 de 4 ‘Milkman’ é o livro vencedor do Man Booker Prize 2018 e conta a história de uma rapariga de 18 anos vítima de assédio sexual
Saiba mais Milkman, livro, vencedor, Man Booker Prize, 2018, Anna Burns, literatura, romance, escritora, Irlanda do Norte, rapariga, assédio sexual, 50.ª edição, Belfast, Kwame Anthony Appiah, No Bones, Little Constructions, Lincoln no Bardo, George Saunders
Relacionadas

Man Booker Prize 2018

É um dos mais importantes prémios literários, cumprindo este ano a sua 50.º edição. Saiba quem são os nomeados deste ano.

A raiva no feminino

Considerada uma importante voz do feminismo contemporâneo, Rebecca Traister lança um livro sobre a forma tendenciosa como a sociedade analisa as emoções em função do género.

Mais Lidas