Desigualdade salarial penalizada
Em Portugal, as mulheres continuam a ganhar menos 16,7% do que os homens, mas as empresas vão passar a ser penalizadas por isso.

Em Portugal, de acordo com os dados mais recentes disponíveis (2015), as mulheres ganham, em média, menos 16,7% do que os homens, o que corresponde a menos 61 dias de trabalho remunerado. Desde 2014, observou-se apenas uma tímida tendência na redução deste diferencial.
O assunto voltou a ser discutido esta semana, a propósito do Dia Nacional da Igualdade Salarial (1 de novembro), e esta quinta-feira deverá ser aprovada a nova lei que obriga as grandes empresas onde sejam detetadas desigualdades salariais a aplicar, em dois anos, um plano para justificar e corrigir essas diferenças.

A proposta de lei prevê a criação de instrumentos estatísticos para detetar diferenças salariais a nível nacional, por sector e por empresa. O Ministério do Trabalho passa a disponibilizar anualmente o barómetro e o balanço das diferenças remuneratórias entre mulheres e homens. A partir do diagnóstico, as empresas que apresentarem diferenças salariais serão notificadas pela Autoridade para as Condições do Trabalho para, no prazo de 180 dias, apresentarem um plano de avaliação e correção das diferenças remuneratórias detetadas entre categorias iguais. As empresas terão depois dois anos para aplicar um plano que justifique as diferenças e corrige eventuais discriminações.
A medida começa por ser aplicada às empresas com mais de 250 pessoas ao serviço. Passados dois anos, as novas regras serão alargadas às empresas com mais de uma centena de funcionários.

5 formas de educar as crianças para a igualdade
Estaremos nós a esquecer-nos da importância de educar, acima de tudo, para a igualdade?
Percentagem de mulheres portuguesas que amamentam em exclusivo até aos três meses sobe para 60%
Um maior número de especialistas em aleitamento materno e uma licença parental mais longa e partilhada estão entre as causas da subida.
Marcelo Rebelo de Sousa critica acórdão sexista
O Presidente da República visou que as leis que devem ser cumpridas são as de agora.
Parlamento Europeu aprova resolução contra o assédio sexual
Vítimas garantem que existe uma “cultura de silêncio” que as desencoraja de ir à polícia.
Medicamentos para o estômago podem causar cancro
Os investigadores pedem aos médicos que sejam cautelosos na prescrição destes fármacos.
Aparentemente, os gatos também sofrem de acne
Vírus, stress e a utilização de tigelas de plástico estão entre algumas das principais causas.
Aparentemente, os gatos também sofrem de acne
Vírus, stress e a utilização de tigelas de plástico estão entre algumas das principais causas.
Rainha de Inglaterra, Madonna e Administração Trump expostas em nova investigação sobre offshores
Mais de 120 operações de políticos e líderes mundiais foram reveladas numa investigação que promete novos desenvolvimentos nos próximos dias.
Jornalista da BBC demite-se em protesto pela igualdade salarial
A editora da BBC na China anunciou numa carta aberta as razões que a levaram a tomar esta decisão.
Estudante egípcia foi expulsa da universidade por abraçar o namorado
A jovem foi expulsa da Universidade Al-Azhar, no Cairo, Egito, depois de mostrar um ato de afeto para com o noivo, que a tinha acabado de pedir em casamento fora do campus universitário.