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Arte brasileira chega a Londres pela mão da Granado
Ainda pode ver na capital britânica “Brasil! Brasil! O Nascimento do Modernismo”, a exposição que é uma celebração de uma das mais interessantes fases da cultura do país.
Foto: DR15 de abril de 2025 às 18:25 Máxima
São mais de 10 artistas que ajudam a contar a história do modernismo brasileiro, duas gerações que mudaram a Arte nacional e que nasceram algures entre os anos 1880 e 1920. Entrar nesta exposição, que ainda pode ver até 21 de abril na Royal Academy de Londres, é como dar um passeio pela Avenida Atlântica do Rio de Janeiro, toda ela cor e energia, o calor brasileiro a aquecer o frio de Londres por umas horas. Através de mais de 130 obras de nomes quase sempre familiares, entre eles Lasar Segall, Alfredo Volpi e Candido Portinari a viagem é de descoberta e algum choque – afinal, alguns destes trabalhos deixam em evidência os problemas de um Brasil a braços desde sempre com o racismo e a pobreza.
Destaque para o papel das mulheres neste movimento que vai muito além das Artes plásticas e que recebe em Brasil! Brasil! O Nascimento do Modernismo o devido elogio. Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, ambas representadas na mostra, eram amigas próximas e faziam parte do conhecido Grupo dos Cinco, que incluía ainda os escritores Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade e Mario de Andrade.
Nada faria mais sentido do que contar com o apoio da Granado numa exposição que se cruza tão bem com identidade nacional. Com uma história que ultrapassa os 155 anos, a marca, que chegou mesmo a ser a principal fornecedora de medicamentos da família real brasileira, foi fundada pelo português José António Coxito. Em 1994 passou a ser administrada pelo inglês Christopher Freeman e hoje tem como presidente a sua filha, Sissi Freeman. A ligação ao Brasil – e a Portugal –, onde tem várias lojas, felizmente manteve-se.
Com esta exposição, a Granado tem a oportunidade única de celebrar a cultura à qual os seus produtos estão intimamente ligados. Tanto em relação às fórmulas e abordagens à Beleza, como nas cores, até na Natureza do país. Hoje, a marca destaca-se, sobretudo pelas fragrâncias que, tal como acontece com a Arte, captam a essência do Brasil, numa espécie de exercício de memória coletiva à qual se continuam a acrescentar capítulos. Para além de apoiar a exposição, Londres descobriu, assim, alguns dos best-sellers da marca: o Bossa Eau de Toilette (75,00€), homenagem ao Rio de Janeiro que dança entre o sol da cidade e a brisa do mar. Um perfume floral com coco, fresco e confortável – e que também chega em versão sabonete. E ainda o Carioca Eau de Toilette (75,00€), primeiro perfume da Granado, lançado no Le Bon Marché, em Paris, um favorito no Brasil e na Europa, conhecido pela combinação equilibrada de aromas cítricos e florais.
A inauguração da exposição aconteceu no início de março e contou com nomes como Suzy Menkes, conhecida jornalista de Moda, a atriz Maria João Bastos e as influencers Sofia de Moser Leitão e Caetana Botelho Afonso.